Dois clubes turcos desistem do campeonato após sismo. Há dois portugueses afetados

O Hatayspor, de Christian Atsu, Rúben Ribeiro e Zé Luís, e o Malatyaspor retiraram-se da primeira e segunda divisões, respetivamente, na sequência do sismo que abalou a Turquia.

O Hatayspor retirou-se da principal competição de futebol da Turquia, após o devastador terramoto que afetou a sua principal equipa, anunciou esta sexta-feira a União de Clubes da Turquia.

“O Hatayspor enviou uma carta a avisar que não jogará os jogos restantes da temporada”, anunciou do presidente da associação de clubes, Ali Koc, em conferência de imprensa, ao lado do líder da Federação Turca de Futebol, Mehmet Buyukeksi.

O atacante internacional ganês Christian Atsu, que jogou no FC Porto e Rio Ave, ainda está desaparecido, apesar de o clube erradamente ter noticiado que tinha sido socorrido dos escombros, bem como o diretor desportivo, Taner Savut.

Além de Atsu, o Hatayspor tem no seu plantel o português Rúben Ribeiro, antigo jogador do Sporting, e o luso-cabo-verdiano Zé Luís, que passou pelo FC Porto.

O Malatyaspor também comunicou, este sábado, a decisão de retirar-se do campeonato turco.

“Como se sabe, Malatya, como muitas outras cidades, foi afetada pelo terramoto de magnitude 7,7 em Kahramanmaraş. Diante desse desastre que afetou profundamente nossa cidade e nosso país, a vida em nossa cidade está paralisada”, lê-se na nota oficial do clube da segunda divisão turca.

“Ao mesmo tempo, o nosso guarda-redes Ahmet Eyüp Türkaslan morreu neste terramoto. Enquanto a nossa dor ainda está fresca e estamos ocupados a curar as nossas feridas, não estamos pensando em jogar futebol. Nesse caso, não há ambiente adequado para jogar futebol em nossa cidade”, acrescentou.

“Isto não é altura para futebol, há milhares de pessoas sob os escombros, famílias de luto e a enterrarem os entes queridos. Depois de uma reunião da direção, tomámos a decisão de desistirmos do campeonato”, disse Ahmet Yaman, presidente do clube, a uma agência noticiosa turca.

Para além do Hatayspor, que já oficializou a sua retirada, também o Gaziantep FK pondera não terminar a principal liga turca, e tem até segunda-feira para anunciar a sua decisão. No Gaziantep joga Lazar Markovic, antigo jogador do SL Benfica.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.