Dois cargueiros gigantes colidem no Canal do Suez

Dois navios porta-contentores colidiram esta segunda-feira no Canal do Suez, uma das principais rotas comercias marítimas do mundo.

O acidente, que aconteceu ao largo de Port Said, no norte do Egipto, envolveu o cargueiro alemão M/V Colombo Express, um dos maiores porta-contentores do mundo, e o  M/VMaersk Tanjong, com bandeira de Singapura, que sofreu um rombo de 20 metros.

Segundo a Autoridade do Canal de Suez, responsável pela gestão da via, citada pelo WSJ, o acidente terá ficado a dever-se a problemas técnicos num dos navios, que terá perdido controle do leme.

Não há vítimas a lamentar, tendo-se registado apenas a perda de três contentores do Colombo Express, que caíram à água, e um atraso de três horas no trânsito da via.

O canal do Suez é um canal artificial que liga o Mar Vermelho, no extremo oriente, ao Mar Mediterrâneo, com  fulcral importância no comércio mundial por evitar que as embarcações tenham que circundar todo o continente africano na viagem entre a Europa e o Oriente. A viagem fica 7.000 km mais curta.

Construído ao longo de 10 anos em território egípcio por um consórcio internacional, a Compagnie Universelle du Canal Maritime de Suez, o canal tem 193 km de comprimente e 8m de profundidade, sem comportas. Foi inaugurado em 1869.

É actualmente propriedade da Autoridade do Canal de Suez, entidade egípcia que assegura a sua gestão e manutenção. Ao abrigo de tratados internacionais, o canal pode ser usado “em tempo de guerra como em tempo de paz, por qualquer veículo de comércio ou de guerra, sem distinção de bandeira”.

No princípio de agosto, o presidente egípcio, Abdelfatah al Sisi, apresentou o projecto de construir um novo canal, paralelo ao do Suez, sob da supervisão do Exército e financiado por investidores locais.

O novo canal terá uma longitude estimada de 72 quilómetros, e custará 6,5 mil milhões de euros, dos quais cerca de 3,1 mil milhões serão para trabalhos de escavação, que deverão envolver um total de 25 empresas.

Wikimedia

Porta para o Mediterrâneo: Localização estratégica do canal do Suez, entre África e Ásia

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …