Dois cargueiros gigantes colidem no Canal do Suez

Dois navios porta-contentores colidiram esta segunda-feira no Canal do Suez, uma das principais rotas comercias marítimas do mundo.

O acidente, que aconteceu ao largo de Port Said, no norte do Egipto, envolveu o cargueiro alemão M/V Colombo Express, um dos maiores porta-contentores do mundo, e o  M/VMaersk Tanjong, com bandeira de Singapura, que sofreu um rombo de 20 metros.

Segundo a Autoridade do Canal de Suez, responsável pela gestão da via, citada pelo WSJ, o acidente terá ficado a dever-se a problemas técnicos num dos navios, que terá perdido controle do leme.

Não há vítimas a lamentar, tendo-se registado apenas a perda de três contentores do Colombo Express, que caíram à água, e um atraso de três horas no trânsito da via.

O canal do Suez é um canal artificial que liga o Mar Vermelho, no extremo oriente, ao Mar Mediterrâneo, com  fulcral importância no comércio mundial por evitar que as embarcações tenham que circundar todo o continente africano na viagem entre a Europa e o Oriente. A viagem fica 7.000 km mais curta.

Construído ao longo de 10 anos em território egípcio por um consórcio internacional, a Compagnie Universelle du Canal Maritime de Suez, o canal tem 193 km de comprimente e 8m de profundidade, sem comportas. Foi inaugurado em 1869.

É actualmente propriedade da Autoridade do Canal de Suez, entidade egípcia que assegura a sua gestão e manutenção. Ao abrigo de tratados internacionais, o canal pode ser usado “em tempo de guerra como em tempo de paz, por qualquer veículo de comércio ou de guerra, sem distinção de bandeira”.

No princípio de agosto, o presidente egípcio, Abdelfatah al Sisi, apresentou o projecto de construir um novo canal, paralelo ao do Suez, sob da supervisão do Exército e financiado por investidores locais.

O novo canal terá uma longitude estimada de 72 quilómetros, e custará 6,5 mil milhões de euros, dos quais cerca de 3,1 mil milhões serão para trabalhos de escavação, que deverão envolver um total de 25 empresas.

Canal do Suez

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …