Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Stephanie Lecocq / EPA

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos.

Com a saída de Mário Centeno da pasta das Finanças praticamente acertada, começa a procura de um novo líder. Depois de inicialmente se falar de Pedro Siza Vieira, o atual ministro da Economia veio já descartar essa hipótese. O próprio primeiro-ministro já deu a entender que Siza Vieira vai assumir “a direção da elaboração do Programa de Recuperação” após Costa e Silva lançar as bases.

Assim, de acordo com o Expresso, há dois nomes fortes apontados à sucessão de Mário Centeno. Um deles é Nelson de Souza, o atual ministro do Planeamento, e João Leão, secretário de Estado do Orçamento. A decisão deverá ser tomada por António Costa em julho, mas ainda não foram dadas certezas de qual é o candidato preferencial.

Um governante ouvido pelo semanário admitiu que o sucesso de Centeno não se desliga do seu secretário de Estado, apontando João Leão como favorito. “Tem uma gaveta muito funda”, atirou.

Por outro lado, o chefe do Governo já conhece bem Nelson de Souza, que foi um dos que transitou da Câmara Municipal de Lisboa, onde foi assessor de Costa e tinha a direção das Finanças. Há ainda o facto de que tem sido chamado com mais frequência para reuniões de coordenação em que se debatem soluções técnicas e financeiras para outros ministérios.

Fonte do Governo ouvida pelo Expresso confessou que “nunca como hoje seria importante ter nas Finanças alguém que saiba compatibilizar os fundos nacionais com os comunitários“. No entanto, como contrapartida, a sua nomeação obrigaria a mais uma mexida no Governo.

Mais de 50% dos portugueses querem que Mário Centeno continue como ministro de Estado e das Finanças, segundo uma nova sondagem.

O estudo da Eurosondagem, para o semanário Sol e o Porto Canal, indica que 55,5% dos entrevistados acham que Centeno “deve continuar como ministro” do executivo liderado por António Costa, contra 25,2% que apoiam a sua ida para governador do Banco de Portugal e 19,3% que têm dúvidas, não sabem ou não quiseram responder.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este gajo que desapareça quanto antes. Tem esganado o investimento natural do país. E o montante global de impostos diz bem o que é este traste.

    • Outro…………És daqueles que gritavam pela elevada carga fiscal e agora andam todos a pedir subsídios a fundo perdido. Gente muito pequena.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …