Dois bons guarda-redes: um problema em quatro equipas de topo

(dr) Diogo Pinto / FPF

O guarda-redes Anthony Lopes

Quando a baliza pode ser entregue a dois bons guardiões, no mesmo plantel, o clima pode não ser o melhor. Quatro casos destes adivinham-se em França, na nova temporada, com Anthony Lopes entre os dilemas.

Rui Patrício já foi o protagonista de uma das transferências mais comentadas neste verão, quando deixou o Wolverhampton para se juntar ao compatriota José Mourinho em Roma. Chega para ser o titular óbvio da equipa italiana? É provável.

Na época passada, Paulo Fonseca viu três guarda-redes ocuparem a baliza romana: o mais utilizado foi Pau López, seguido por Antonio Mirante e por Daniel Fuzato. Mas entretanto Pau López foi emprestado ao Marselha. Daniel Fuzato (emprestado ao Gil Vicente até janeiro, mas nunca jogou pelo clube de Barcelos) acabou a época passada como titular e foi também titular no primeiro jogo desta pré-temporada (vitória por 10-0 contra o Montecatini), mas Patrício deverá ser o número 1 em Roma. Os jovens italianos Pietro Boer e Matteo Cardinali são os outros guarda-redes no plantel de Mourinho.

Pau López vai fazer parte do plantel do Marselha, onde já estava – e está – Steve Mandanda, experiente francês que já está em Marselha desde 2007 (só saiu durante um ano, para o Crystal Palace). Mandanda foi sempre o guarda-redes titular nessas 13 temporadas e, só na última época, jogou 44 vezes.

O jornal L’Équipe destaca que ter dois claros candidatos à titularidade, na posição de guarda-redes, pode criar problemas. Conflitos silenciosos entre os dois, problemas para o treinador e dentro do próprio plantel. E pode criar falta de motivação e descontentamento para o guarda-redes que fica no banco, que provavelmente vai querer mudar de clube na primeira oportunidade que tiver.

Há esse risco no Marselha mas também há esse risco no Paris Saint-Germain, no Lyon e no Mónaco.

O eterno candidato PSG tem contado com Keylor Navas como guarda-redes titular, nas duas últimas campanhas. Mas agora o guarda-redes da seleção da Costa Rica vai ter a concorrência séria do guarda-redes da seleção de Itália, e campeão europeu, Gianluigi Donnarumma, ex-AC Milan, que desde os 16 anos se habituou a ser titular.

Em Lyon surge um internacional português no dilema: Anthony Lopes, que é titular há oito anos. No entanto, está para chegar André Onana, do Ajax. Onana está suspenso devido a um teste antidoping positivo mas poderá jogar a partir de novembro. Desde 2016 que o guarda-redes da seleção dos Camarões é titular no Ajax.

Por fim, o Mónaco. Benjamin Lecomte foi o dono da baliza no último campeonato mas o reforço Alexander Nübel não quer ficar no banco de suplentes. O alemão saiu do Bayern Munique precisamente por ser suplente de Manuel Neuer, mas antes era o titular do Schalke 04.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.