Acabou a batalha legal entre um fotógrafo e um macaco

David Slater

Selfie de Naruto, o macaco-de-crista da Indonésia, tirada com a câmara do fotógrafo David Slater.

A batalha legal sobre quem detinha os direitos autorais sobre as selfies de um macaco acabou, finalmente, ao cabo de dois anos de disputa. E tudo terminou com um acordo pacífico que dá razão ao humano da história.

Este acordo foi alcançado entre o fotógrafo David Slater, o dono da câmara com que o macaco tirou as fotografias, e a PETA, associação de defesa dos animais, antes de um tribunal federal dos EUA decidir um recurso no âmbito do processo.

A disputa arrastou-se durante cerca de dois anos, com a PETA, em representação do macaco, a reclamar para ele os direitos autorais das selfies tiradas com a câmara de Slater, em 2011, durante uma viagem deste à Indonésia.

No fim de contas, Slater acedeu a doar 25% de quaisquer lucros futuros obtidos com as fotografias para instituições de solidariedade dedicadas à protecção dos macacos-de-crista da Indonésia.

Naruto, o macaco deste caso, pertence a esta espécie de macacos-de-crista que é endémica da Indonésia e que corre risco de extinção.

O desfecho do caso é considerado uma vitória para o fotógrafo, mesmo que este tivesse quase a certeza de que ganharia o processo em tribunal, uma vez que as leis dos EUA determinam que os animais não podem deter direitos autorais.

Num comunicado conjunto citado pela PETA, a associação e Slater destacam que este processo judicial levantou esse “assunto de interesse para expandir os direitos legais para animais não humanos”, destacando que ambas as partes “apoiam” esse objectivo e que “vão continuar o respectivo trabalho para atingir essa meta”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Disputa entre PETA e o dono da câmara. O macaco só quer estar em paz no seu mundo e continuar feliz como parece. Anda tudo atrás do mesmo…€. A raça humana perverteu o propósito da natureza.

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …