Acabou a batalha legal entre um fotógrafo e um macaco

David Slater

Selfie de Naruto, o macaco-de-crista da Indonésia, tirada com a câmara do fotógrafo David Slater.

A batalha legal sobre quem detinha os direitos autorais sobre as selfies de um macaco acabou, finalmente, ao cabo de dois anos de disputa. E tudo terminou com um acordo pacífico que dá razão ao humano da história.

Este acordo foi alcançado entre o fotógrafo David Slater, o dono da câmara com que o macaco tirou as fotografias, e a PETA, associação de defesa dos animais, antes de um tribunal federal dos EUA decidir um recurso no âmbito do processo.

A disputa arrastou-se durante cerca de dois anos, com a PETA, em representação do macaco, a reclamar para ele os direitos autorais das selfies tiradas com a câmara de Slater, em 2011, durante uma viagem deste à Indonésia.

No fim de contas, Slater acedeu a doar 25% de quaisquer lucros futuros obtidos com as fotografias para instituições de solidariedade dedicadas à protecção dos macacos-de-crista da Indonésia.

Naruto, o macaco deste caso, pertence a esta espécie de macacos-de-crista que é endémica da Indonésia e que corre risco de extinção.

O desfecho do caso é considerado uma vitória para o fotógrafo, mesmo que este tivesse quase a certeza de que ganharia o processo em tribunal, uma vez que as leis dos EUA determinam que os animais não podem deter direitos autorais.

Num comunicado conjunto citado pela PETA, a associação e Slater destacam que este processo judicial levantou esse “assunto de interesse para expandir os direitos legais para animais não humanos”, destacando que ambas as partes “apoiam” esse objectivo e que “vão continuar o respectivo trabalho para atingir essa meta”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Disputa entre PETA e o dono da câmara. O macaco só quer estar em paz no seu mundo e continuar feliz como parece. Anda tudo atrás do mesmo…€. A raça humana perverteu o propósito da natureza.

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 04 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …