As pessoas estão a ficar doentes com salada do McDonald’s

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald’s, nos Estados Unidos.

Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald’s pode não ser uma boa ideia. Um surto do protozoário Cyclospora cayetanensis, um parasita microscópico, já infetou mais de 100 pessoas desde maio em Iowa e Illinois, nos Estados Unidos, e vários casos estão ligados a saladas da gigante de fast food.

Em Illinois, foram registados cerca de 90 casos desde meados de maio, com um quartos das vítimas a relatar que comeram saladas do McDonald’s pouco antes de adoecerem. Em Iowa acredita-se que, pelo menos, 15 pessoas tenham comido essas saladas antes de desenvolver uma infeção por ciclosporíase, desde o final de junho até ao início de julho.

“As pessoas que comeram estas saladas desde meados de junho e apresentaram sintomas de diarreia e fadiga devem procurar um médico para garantir um diagnóstico preciso e um tratamento adequado”, aconselhou Patricia Quinlisk do Departamento de Saúde Pública de Iowa.

O Cyclospora cayetanensis é um protozoário unicelular que se encontra exclusivamente em humanos. Foi identificada na década de 1970 mas só nos anos 90 é que os médicos perceberam que o Cyclospora podia ser uma fonte de doenças transmitidas através de alimentos.

O Cyclospora cayetanensis oenetra no corpo humano através do consumo de comida ou água contaminada, causando problemas intestinais. Os sintomas podem fazer-se sentir uma semana depois do consumo, sendo os mais comuns diarreia forte, perda de apetite, perda de peso, cólicas, náuseas, gases e fadiga. No entanto, importa salientar que nem todas as pessoas infetadas adoecem.

De acordo com o Gizmodo, este parasita espalha-se através de oocistos (um estágio inicial da vida de alguns parasitas) presentes nas fezes. No entanto, ao contrário de outro tipo de parasitas, estes oocistos precisam de uma semana ou duas no ambiente externo para amadurecer antes de se tornarem infecciosos.

Num comunicado, emitido na passada sexta-feira, a cadeia de fast food disse estar a trabalhar com as autoridades nos estados afetados, adiantando que irá suprimir a venda destas saladas em todos os restaurantes nos quais os casos foram descobertos, pelo menos até encontrarem um novo fornecedor da mistura de alface.

Espera-se que esta mudança afete mais de 3.000 restaurantes em 14 estados norte-americanos. Além de Iowa e Illinois, os restantes estados são Indiana, Ohio, North Dakota, South Dakota, Michigan, Minnesota, Montana, Nebraska, Wisconsin, Wyoming, Kentucky, e West Virginia.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não que interesse verdadeiramente pois já ninguém quer saber de factos, Cyclospora cayetanensis não é uma bactéria mas sim um parasita. E sim, existe uma diferença.

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …