Doentes com pulseira branca, azul ou verde não são atendidos nas urgências hospitalares

Durante a pandemia, os doentes sem gravidade não vão ser atendidos nas urgências hospitalares. Os casos triados com pulseira branca, azul ou verde estão a ser transferidos para o centro de saúde.

A decisão, imposta pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo transferir os casos triados com as cores branca, azul ou verde para os centros de saúde e, assim, libertar as urgências hospitalares. O reencaminhamento tem de ser autorizado pelo doente e já está a ser feito em várias unidades. No entanto, os médicos de família garantem não ter capacidade de resposta.

O utente tem de aceitar, de forma expressa, esta referenciação para os cuidados de saúde primários. Caso haja recusa, mantém todos os seus direitos no âmbito da concretização do episódio de urgência hospitalar”, informa o gabinete da ministra Marta Temido, citado pelo Expresso.

“Todos os doentes são triados na urgência geral e, de acordo com o motivo da vinda, podem ou não ser endereçados aos cuidados primários. Se se trata de trauma, doentes crónicos seguidos no hospital ou situações similares, são observados e tratados na urgência, por carecerem de exames complementares e especialidades hospitalares”, explicou ainda a administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Apesar de parecer uma medida positiva, a verdade é que os médicos de família não concordam com a mesma.

A triagem não é para decidir quem entra no hospital, é para saber quem entra primeiro. Portanto, não faz sentido que as urgências hospitalares recusem atender os casos ‘azuis’ e ‘verdes’. Neste momento, não há outra capacidade de resposta”, contou o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira.

Esta semana, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) emitiu um comunicado contra esta medida, afirmado que a referenciação exigida “é irresponsável, por ­criar expectativas de atividades e procedimentos que implicam o aumento da atual sobrecarga” sobre os profissionais.

“Fazemos as consultas da nossa lista, a consulta aberta, consultas para recuperar a atividade parada durante o confinamento, teleconsultas e a orientação e tratamento de mais de 90% dos casos suspeitos ou confirmados de covid-19. Só em contactos telefónicos são perto de 40 a 50 todos os dias. E agora ainda teremos de ver os casos com pulseira azul ou verde”, criticou Rosa de Fátima Ribeiro, da comissão executiva da FNAM.

“O que está a acontecer é mais uma sequência de medidas avulsas. Não se muda a realidade por decreto”, rematou o presidente da FNAM, Noel Carrilho.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …