Doente de covid-19 esperou 14 horas por vaga nos Cuidados Intensivos

Alejandro Garcia / EPA

A Ordem dos Enfermeiros Norte exige ao ministério das Saúde “informação transparente” sobre o número de camas disponíveis em cuidados intensivos para covid-19, denunciando que um doente do Hospital de Penafiel esperou 14 horas para ser admitido em Viseu. 

Em declarações à agência Lusa, o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, João Paulo Carvalho, afirma ter recebido a informação de que um doente “esteve entre as 3 e as 9 na urgência do hospital de Penafiel a aguardar vaga em intensivos”, tendo depois sido transferido para Viseu, onde “chegou às 16:00”.

“Isto é gravíssimo e faz-nos questionar a capacidade actual de cuidados intensivos a Norte. Porque é que o doente foi para Viseu, fora da região? Já não há vagas na região?”, questiona João Paulo Carvalho.

“Em causa está o cuidado a doentes críticos, doentes altamente complexos que precisam de equipas altamente diferenciadas. O risco é de morte“, acrescenta o responsável da Ordem dos Enfermeiros, notando que é preciso “fazer uma gestão muito cuidada desta situação”.

A secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros quer esclarecimentos sobre quantas camas de cuidados intensivos existem, falando em “contradição de números”.

“É muito estranho que num dia a senhora ministra dê um número, ainda que fazendo projecções, e hoje esse número já seja outro de acordo com o senhor secretário de Estado”, aponta ainda João Paulo Carvalho, considerando que “esta questão dos números está a baralhar muito e gera confusão na gestão da pandemia”.

“Esta é uma questão que tem de ser clara e transparente”, frisa o mesmo responsável, notando que “falta coordenação entre hospitais”, mas que esse problema será “gerado por orientações confusas do Ministério”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou no passado 26 de Outubro que os internamentos por covid-19 nos hospitais, em enfermaria e unidades de cuidados intensivos (UCI), deveriam ultrapassar os três mil na semana seguinte.

Segundo as projecções do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgadas pela ministra, a partir de 4 de Novembro estimava-se que estivessem internados em enfermaria 2.634 doentes e 444 em UCI.

Já na quarta-feira, na conferência de imprensa dedicada ao ponto de situação sobre a pandemia do novo coronavírus, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou que das 373 camas em UCI para doentes covid-19, 325 já estavam ocupadas.

Fonte da Administração Regional de Saúde refere à Lusa que “a dotação de camas na região Norte em UCI é de 405 camas, das quais “195 estão destinadas a covid-19”.

Até às 24 horas de quarta-feira “estavam ocupadas 176”, de acordo com aquela entidade, o que significa que ainda há 19 camas disponíveis.

Marta Temido visita esta sexta-feira a região do Vale do Sousa, onde vai reunir com o Conselho de Administração do Hospital Padre Américo.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E algumas pessoas ainda acham que têm a liberdade de fazerem o que bem entendem como seja não confinar, não usar máscara, pondo em causa as determinações do governo! Mas esquecem-se que a liberdade deles acaba quando começa a dos outros!! Pelo andar da carruagem, alguns destes desobedientes, se adoecerem gravemente, passarão à frente, de outros que seguiram as regras, na corrida por uma cama no SNS, por serem mais novos!! Será justo??

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …