Doente de covid-19 esperou 14 horas por vaga nos Cuidados Intensivos

Alejandro Garcia / EPA

A Ordem dos Enfermeiros Norte exige ao ministério das Saúde “informação transparente” sobre o número de camas disponíveis em cuidados intensivos para covid-19, denunciando que um doente do Hospital de Penafiel esperou 14 horas para ser admitido em Viseu. 

Em declarações à agência Lusa, o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, João Paulo Carvalho, afirma ter recebido a informação de que um doente “esteve entre as 3 e as 9 na urgência do hospital de Penafiel a aguardar vaga em intensivos”, tendo depois sido transferido para Viseu, onde “chegou às 16:00”.

“Isto é gravíssimo e faz-nos questionar a capacidade actual de cuidados intensivos a Norte. Porque é que o doente foi para Viseu, fora da região? Já não há vagas na região?”, questiona João Paulo Carvalho.



“Em causa está o cuidado a doentes críticos, doentes altamente complexos que precisam de equipas altamente diferenciadas. O risco é de morte“, acrescenta o responsável da Ordem dos Enfermeiros, notando que é preciso “fazer uma gestão muito cuidada desta situação”.

A secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros quer esclarecimentos sobre quantas camas de cuidados intensivos existem, falando em “contradição de números”.

“É muito estranho que num dia a senhora ministra dê um número, ainda que fazendo projecções, e hoje esse número já seja outro de acordo com o senhor secretário de Estado”, aponta ainda João Paulo Carvalho, considerando que “esta questão dos números está a baralhar muito e gera confusão na gestão da pandemia”.

“Esta é uma questão que tem de ser clara e transparente”, frisa o mesmo responsável, notando que “falta coordenação entre hospitais”, mas que esse problema será “gerado por orientações confusas do Ministério”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou no passado 26 de Outubro que os internamentos por covid-19 nos hospitais, em enfermaria e unidades de cuidados intensivos (UCI), deveriam ultrapassar os três mil na semana seguinte.

Segundo as projecções do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgadas pela ministra, a partir de 4 de Novembro estimava-se que estivessem internados em enfermaria 2.634 doentes e 444 em UCI.

Já na quarta-feira, na conferência de imprensa dedicada ao ponto de situação sobre a pandemia do novo coronavírus, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou que das 373 camas em UCI para doentes covid-19, 325 já estavam ocupadas.

Fonte da Administração Regional de Saúde refere à Lusa que “a dotação de camas na região Norte em UCI é de 405 camas, das quais “195 estão destinadas a covid-19”.

Até às 24 horas de quarta-feira “estavam ocupadas 176”, de acordo com aquela entidade, o que significa que ainda há 19 camas disponíveis.

Marta Temido visita esta sexta-feira a região do Vale do Sousa, onde vai reunir com o Conselho de Administração do Hospital Padre Américo.

  ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E algumas pessoas ainda acham que têm a liberdade de fazerem o que bem entendem como seja não confinar, não usar máscara, pondo em causa as determinações do governo! Mas esquecem-se que a liberdade deles acaba quando começa a dos outros!! Pelo andar da carruagem, alguns destes desobedientes, se adoecerem gravemente, passarão à frente, de outros que seguiram as regras, na corrida por uma cama no SNS, por serem mais novos!! Será justo??

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …