Os insetos que “beijam” as pessoas durante a noite não são tão inofensivos quanto parecem. Estes sugadores se sangue, chamados triatomíneos, estão a espalhar a doença parasitária de Chagas pelo mundo inteiro.
A doença de Chagas, que não tem tratamento, causa sérias complicações cardíacas ou intestinais em cerca de 30% dos doentes. Estas complicações podem, inclusivamente, levar à insuficiência cardíaca e, até, morte súbita.
Como a maior parte dos pacientes não mostram qualquer indício de infeção, os cientistas descreveram a doença de Chagas como um “assassino silencioso“.
Comum na América Central e do Sul, esta doença parasitária está agora a espalhar-se pelo mundo, tornando-se comum nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália e Japão, segundo uma declaração da American Heart Association (AHA) e da Sociedade Interamericana de Cardiologia.
A doença, que está agora a ser espalhada pelos triatomíneos, insetos que mordem as pessoas durante a noite, merece especial atenção da comunidade médica, que deve tornar-se mais consciente da existência desta doença de modo a reconhecê-la, tratá-la e controlá-la.
Durante a noite, certas espécies de insetos triatomíneos rastejam em pessoas, cães e outros mamíferos para se alimentarem e, normalmente, mordem o rosto das suas “vítimas”, especialmente perto dos olhos ou da boca. Das mais de 100 espécies de triatomíneos, cerca de 12 são considerados importantes transmissores de Trypanosoma cruzi, o parasita causador da doença de Chagas.
Depois de se alimentarem, estes parasitas defecam, e as suas fezes podem conter o parasita. O perigo encontra-se aí mesmo e na possibilidade de as fezes ficarem sob a ferida da mordida ou nas membranas mucosas do olho ou da boca, aumentando a possibilidade de as pessoas ficarem infetadas.
Apesar de alguns infetados ficarem com as pálpebras inchadas, a verdade é que a maioria das pessoas não apresenta qualquer sinal de infeção.
Segundo o ScienceAlert, numa fase inicial, algumas pessoas experimentam sintomas bastante comuns como febre, fadiga, dores no corpo e erupções cutâneas. Os médicos conseguem diagnosticar esta doença através de análises ao sangue e tratá-la com medicamentos antiparasitários.
No entanto, se não forem devidamente tratados, os doentes podem desenvolver a forma crónica da doença, que pode levar a maiores complicações no futuro, incluindo acidente vascular cerebral (AVC) ou insuficiência cardíaca.
Nos Estados Unidos há, pelo menos, 11 espécies de triatomíneos. A doença de Chagas está a espalhar-se cada vez mais graças à migração, que fez com que outras formas de transmissão se tornassem mais comuns. A doença pode também ser transmitida através de transfusões de sangue ou doações de órgãos.
Os autores alertam que estes tipos de transmissão “são um problema global e podem ocorrer onde quer que os indivíduos infetados residam”.
ZAP // ScienceAlert
Sei que há em Portugal uma infestação de insetos chupadores de sangue nas camas mas não me recordo do nome deles. São estes insetos que causam a doença das Chagas?
São os chamados “bed bugs”, em português “percevejos de cama”. Não faço ideia se estes também provocam a doença de Chagas, sou ignorante nesse aspeto… Mas vou tratar de saber.
Obrigada é isso mesmo, não sei porque esqueci o nome, espero que não seja o alemão a atacar, kkkkk
SIM E O NOME CORRENTE É INSECTO BARBEIRO !!
Sabe ?, convém que diga como obteve esse conhecimento.
Vivo em Portugal e não sei isso.
De qualquer maneira julgo que está falando, dum parasita chamado ‘percevejo’.
Ele ‘vive’ em colchões velhos e em geral em ambientes não limpos, tal como as pulgas.
Sim, são os percevejos. Parece que há uma infestação em hotéis e no turismo de habitação. Hoje em dia, estas pragas também viajam nas malas e de avião.
MF: Procure por um artigo que diz “Doença de Chagas pode afectar 1000 em Portugal”. Pelos vistos, esse percevejo não existe em Portugal, mas existem emigrantes latino americanos que são portadores da doença…