/

Documentos diplomáticos confidenciais mostram descrença da UE em Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

A confiança da União Europeia (UE) no primeiro-ministro britânico Boris Johnson parece ter acabado, num momento em que nova ronda de negociações começa em Londres para definir os termos do Brexit, revelaram documentos diplomáticos confidenciais entretanto revelados.

Segundo noticiou esta terça-feira o Expresso, citando o Guardian, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, avisou que o Reino Unido deve cumprir o protocolo relativo à Irlanda do Norte, respeitando o direito internacional.

“Confio no Governo britânico para aplicar o acordo de saída, uma obrigação ao abrigo da lei internacional e pré-requisito para qualquer parceria futura”, escreveu no Twitter. “O protocolo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte é essencial para proteger a paz e a estabilidade na ilha, bem como a integridade do mercado único”, acrescentou.

Contudo, documentos confidenciais enviados a executivos europeus, a que o Guardian teve acesso, revelaram total descrédito nas negociações com o Governo britânico. “Jonhson é suspeito de hesitar em encontrar um compromisso sobre as questões-chave pendentes”, apontaram os documentos, e “esses pontos não serão fáceis de resolver com um simples telefonema entre outros líderes”.

A Comissão Europeia “teme que a ministra do Interior britânica, Priti Patel, tente contornar Bruxelas e abra negociações paralelas sobre segurança interna, após convidar ministros dos cinco maiores estados-membros da UE para uma reunião em Londres, a 22 de setembro”, referia-se nos documentos.

Nesses ficheiros sublinha-se que “funcionários da Comissão Europeia pediram aos países que evitem aceitar qualquer proposta britânica que seja então feita”, revelando que o executivo comunitário “receia que Downing Street [sede do Governo do Reino Unido] esteja por detrás de um manancial de artigos anti-UE na imprensa britânica, citando reportagens que acusam Bruxelas de intransigência antes da última ronda negocial”.

Johnson já indicou que “o acordo do Brexit nunca fez sentido”, considerando-o “contraditório” e “ambíguo”.

O negociador-chefe da UE, Michel Barnier, chega a Londres na manhã desta terça-feira para se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.