Documentos vazados revelam detalhes do comboio “fantasma” de Putin

3

EPA/Ramil Sitdikov / Sputnik

Vladimir Putin

Putin está a recorrer mais ao comboio como meio de transporte para evitar ser localizado. Os documentos revelam detalhes sobre o interior luxuoso do comboio do Presidente russo.

Uma fuga de documentos do Kremlin revela os segredos do vagão 021-78630, que é usado exclusivamente por Putin. Os documentos foram obtidos pelo Dossier Center, um grupo de investigação russo sediado em Londres, e partilhados com a CNN.

Já se sabia que Putin usa um comboio frequentemente e até o próprio Kremlin já divulgou imagens de reuniões a bordo. Mas os conteúdos dos cerca de 20 vagões eram completamente desconhecidos até agora.

O Dossier Center avança que os documentos vazados vieram de alguém da Zircon Service, uma empresa russa encarregada pela operadora ferroviária estatal de equipar os vagões destinados ao escritório do Presidente russo.

Entre as partes do comboio detalhadas está o vagão número 021-78630, que incluiu um ginásio luxuoso e um spa projetados para Putin. O vagão foi completado em 2018 e as fotos mostram ainda que o ginásio estava equipado com pesos da marca italiana Technogym, que foram depois substituídos por outras máquinas produzidas nos EUA.

Uma porta separa o ginásio do spa, que está equipado com uma mesa de massagens e vários aparelhos de beleza caros, incluindo uma máquina de ondas de rádio usada para melhorar a elasticidade da pele. As divisões estão ainda equipadas para impossibilitar o uso de aparelhos de escuta.

De acordo com um engenheiro e ex-capitão dos Serviços de Segurança Federais da Rússia, Gleb Karakulov, Putin tem recorrido mais às viagens de comboio para não poder ser localizado.

“Um avião, mal descole, entra imediatamente no radar de voo. O comboio é usado para esconder estes movimentos“, afirma.

Karakulov relata que começou a trabalhar no comboio em 2014, com a instalação de equipamentos de comunicação. Estes dispositivos começaram a ser muito mais usados na segunda metade de 2021, quando a Rússia se estava a preparar para entrar na Ucrânia.

O engenheiro adianta ainda que, desde o início da guerra, o comboio de Putin tem passado uma quantidade de tempo considerável estacionado perto de Valdai, uma região remota entre Moscovo e São Petersburgo onde o Presidente russo tem uma mansão.

Mas os esforços do chefe de Estado para passar despercebido não têm sido 100% bem-sucedidos. “Há um comboio fantasma nas linhas no nosso país. Não está nos horários ou nos sistemas dos caminhos-de-ferro russos”, notou um observador de comboios, acompanhado de uma imagem daquele que parece ser o comboio de Putin, no site rutrain.com.

Abbas Gallyamov, que escreveu discursos para Putin durante anos, afirma que o Presidente russo está a recorrer mais ao comboio por se sentir “cada vez mais fisicamente inseguro”.

Esta “paranóia” está a levar a que Putin se afaste cada vez mais. “Ele está a perder a guerra, está a perder na política, está a perder popularidade. Está a fazer mais e mais inimigos e a cometer mais e mais crimes. Ele sente que está rodeado de inimigos e psicologicamente quer sentir-se protegido contra todas estas coisas”, refere.

“Ele está a viajar muito pouco. Não sabe o que se passa no pais. As pessoas na administração dele preocupam-se com isto”, remata Gallyamov.

Adriana Peixoto, ZAP //

3 Comments

  1. Como o povo Alemão , após as duas grandes guerras que provocou , ainda hoje suporta o estigma do Nazismo , mesmo moderado que seja ; O Povo Russo irá sofrer as mesmas consequências , devido aos atos desta asquerosa personagem Psicopata . Nenhum Ditador tem un bon Fim !

  2. Não desejo a morte a um ser humano. Agora quando extravasa todos os limites da compreensão, assim como foi outros ditadores, que prejudicaram de forma grave e atentatória o bem estar de todos os povos, julgo que não haverá outro caminho senão a sua extinção.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.