Falta de medicamentos e comida. Documento do Governo prevê caos em Brexit sem acordo

Um Brexit sem acordo poderá revelar-se desastroso para o Reino Unido. A conclusão chega de um documento do Governo britânico, que prevê um caos generalizado caso não se chegue a acordo com a União Europeia.

Muito se tem falado recentemente sobre a possibilidade de um “hard Brexit”, ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo. Contudo, como se também tem especulado, isto pode revelar-se particularmente desastroso para o país. Agora, essa informação é corroborada por um documento oficial do Governo, que prevê sérias consequências.

O documento foi disponibilizado esta quarta-feira, após uma moção aprovada no Parlamento ter exigido a divulgação da operação “Yellowhammer”, que descreve o plano de contingência preparado para um cenário de Brexit sem acordo.

Escassez de alimentos, dificuldades no abastecimento de combustíveis e atrasos no fornecimento de medicamentos são algumas dos problemas que poderão advir de uma saída da União Europeia sem acordo e que são mencionadas no documento. Além disso, segundo realça o Expresso, também são previstas manifestações e contra-manifestações por todo o território britânico, que poderão agravar as tensões junto à fronteira com a Irlanda.

“Quando o Reino Unido deixar de ser um membro da União Europeia (UE), em outubro de 2019, todos os direitos e acordos recíprocos com a UE acabam. O Reino Unido reverte totalmente para um estatuto de país de terceiro mundo“, lê-se no documento.

Este cenário quase apocalíptico, descrito no documento de cinco páginas, poderá ser intensificado ainda mais por um abrandamento do fluxo de mercadorias. Logo no primeiro dia após um “hard Brexit”, poderá ser reduzido para “40% em relação ao volume atual” e as quebras poderão durar seis meses.

Além da escassez de alguns tipos de alimentos, estes também poderão ficar significativamente mais caros. O que também poderá encarecer é a eletricidade, ainda que não estejam previstos cortes no fornecimento.

As maleitas pode ainda alargar-se até ao território ultramarino britânico de Gibraltar, afetando a economia do país com interrupções no fornecimento de mercadorias, alimentos e medicamentos.

No futuro, poderão vir a ser divulgadas mais informações em relação à operação “Yellowhammer”, já que mensagens de WhatsApp e emails que estejam relacionados com o tema também serão analisadas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não sou um fã dos “nossos” aliados, pois até a história em comum nos mostra o quanto eles nos traem se acharem que lhes é benéfico.
    Lamento se muitos que não estão de acordo com o Brexit venham a sofrer, e em especial os nossos emigrantes. mas confesso que um pouco de sofrimento a quem optou pela saída até lhes faria bem…penso eu de que…

  2. Uma historia sem fim que não vai dar em nada !.. Um segundo referendo para confirmar a vontade de um Brexit ou a sua revogação é o único passo para por fim a esta situação, para o bem de todos e em particular para a população da U.K !

RESPONDER

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …