Falta de medicamentos e comida. Documento do Governo prevê caos em Brexit sem acordo

Um Brexit sem acordo poderá revelar-se desastroso para o Reino Unido. A conclusão chega de um documento do Governo britânico, que prevê um caos generalizado caso não se chegue a acordo com a União Europeia.

Muito se tem falado recentemente sobre a possibilidade de um “hard Brexit”, ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo. Contudo, como se também tem especulado, isto pode revelar-se particularmente desastroso para o país. Agora, essa informação é corroborada por um documento oficial do Governo, que prevê sérias consequências.

O documento foi disponibilizado esta quarta-feira, após uma moção aprovada no Parlamento ter exigido a divulgação da operação “Yellowhammer”, que descreve o plano de contingência preparado para um cenário de Brexit sem acordo.

Escassez de alimentos, dificuldades no abastecimento de combustíveis e atrasos no fornecimento de medicamentos são algumas dos problemas que poderão advir de uma saída da União Europeia sem acordo e que são mencionadas no documento. Além disso, segundo realça o Expresso, também são previstas manifestações e contra-manifestações por todo o território britânico, que poderão agravar as tensões junto à fronteira com a Irlanda.

“Quando o Reino Unido deixar de ser um membro da União Europeia (UE), em outubro de 2019, todos os direitos e acordos recíprocos com a UE acabam. O Reino Unido reverte totalmente para um estatuto de país de terceiro mundo“, lê-se no documento.

Este cenário quase apocalíptico, descrito no documento de cinco páginas, poderá ser intensificado ainda mais por um abrandamento do fluxo de mercadorias. Logo no primeiro dia após um “hard Brexit”, poderá ser reduzido para “40% em relação ao volume atual” e as quebras poderão durar seis meses.

Além da escassez de alguns tipos de alimentos, estes também poderão ficar significativamente mais caros. O que também poderá encarecer é a eletricidade, ainda que não estejam previstos cortes no fornecimento.

As maleitas pode ainda alargar-se até ao território ultramarino britânico de Gibraltar, afetando a economia do país com interrupções no fornecimento de mercadorias, alimentos e medicamentos.

No futuro, poderão vir a ser divulgadas mais informações em relação à operação “Yellowhammer”, já que mensagens de WhatsApp e emails que estejam relacionados com o tema também serão analisadas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não sou um fã dos “nossos” aliados, pois até a história em comum nos mostra o quanto eles nos traem se acharem que lhes é benéfico.
    Lamento se muitos que não estão de acordo com o Brexit venham a sofrer, e em especial os nossos emigrantes. mas confesso que um pouco de sofrimento a quem optou pela saída até lhes faria bem…penso eu de que…

  2. Uma historia sem fim que não vai dar em nada !.. Um segundo referendo para confirmar a vontade de um Brexit ou a sua revogação é o único passo para por fim a esta situação, para o bem de todos e em particular para a população da U.K !

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …