Anónimo entrou numa embaixada e doou 30 milhões às vítimas do sismo na Turquia

Erdem Sahin / EPA

Um paquistanês residente nos Estados Unidos (EUA) doou anonimamente 30 milhões de dólares às vítimas do terramoto que matou milhares de pessoas na Turquia e na Síria e devastou as infraestruturas dos dois países.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, escreveu no sábado no Twitter que estava “profundamente emocionado com o exemplo” dado por um compatriota anónimo, que entrou na embaixada turca em Washington, nos Estados Unidos, e fez a doação em benefício das vítimas do terramoto.

“Estes são atos de filantropia tão gloriosos que permitem à humanidade triunfar sobre as probabilidades aparentemente intransponíveis”, disse, citado pelo Guardian.

O editor-chefe do Election Post, Mustafa Tanyeri, escreveu também no Twitter que o embaixador da Turquia em Washington, Murat Mercan, tinha confirmado a contribuição para a campanha de ajuda ao terramoto lançada nos EUA.

A doação chegou depois de o programa alimentar das Nações Unidas ter indicado que precisava de 77 milhões de dólares (cerca de 72 milhões de euros) para fornecer rações a 590 mil deslocados na Turquia e 284 mil na Síria.

Mais de 33 mil pessoas morreram devido ao sismo de 7.8 de magnitude que atingiu partes da Turquia e da Síria. Esse número vai certamente aumentar à medida que as expetativas das equipas de salvamento em encontrar sobreviventes se vão desvanecendo a cada dia que passa.

A área da Síria afetada pelo terramoto foi uma parte a noroeste, onde muitas pessoas já tinham sido deslocadas devido à uma guerra civil. Esta região é detida por rebeldes, pelo que recebeu pouca ajuda quando comparada com outras zonas afetadas, mesmo com os EUA a aliviar temporariamente as suas sanções ao país.

Para complicar a situação, há apenas uma única passagem na fronteira entre a Turquia e a Síria aberta à ajuda da ONU.

Apesar do elevado número de mortos, há notícias que trazem alguma esperança. Uma dessas histórias é a do sírio Malik Milandi, de 54 anos, que sobreviveu 156 horas nos escombros antes de uma equipa de socorristas chineses e bombeiros turcos o salvarem.

Um bebé, um pai com e a filha de cinco anos, e uma outra menina de 10 anos foram resgatada no sul da Turquia quase uma semana após o terramoto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.