Doação de casal chinês a Universidade de Yale desencadeia debate na Internet

DR beijingrelocation.com

Zhang Xin e Pan Shiyi lideram o império imobiliário SOHO China

Zhang Xin e Pan Shiyi lideram o império imobiliário SOHO China

A doação de 10 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros) feita por um casal de milionários chineses à prestigiada universidade norte-americana Yale reavivou o debate entre os internautas chineses que argumentam que o dinheiro seria mais útil se ficasse no país.

Pan Shiyi e a sua mulher Zhang Xin, que lideram o império imobiliário SOHO China, anunciaram na quarta-feira a sua generosa doação à Universidade de Yale.

Não foi a primeira vez: o mesmo casal já tinha doado, em julho, 15 milhões de dólares (12 milhões de euros) à Universidade de Harvard e comprometeu-se a gastar 100 milhões de dólares (79 milhões de euros) para permitir que estudantes chineses desfavorecidos entrem nas mais prestigiadas universidades do mundo.

“O potencial de cada um é como um tesouro escondido que a educação permite revelar: as bolsas SOHO China pretendem oferecer as melhores oportunidades educativas aos estudantes mais promissores da China continental”, explicou Pan Shiyi em comunicado.

O anúncio da doação foi acolhido por um mar de críticas e comentários na Internet, reavivando o debate sobre as oportunidades que estas doações de milionários chineses criam, ao serem dadas a universidades norte-americanas já em boa situação financeira.

“Vão a correr dar o seu dinheiro a estrangeiros, mas quem é que se preocupa com os estudantes chineses pobres nas regiões montanhosas e isoladas?”, referiu um utilizador do microblogue Weibo.

“Será que Pan não quer apenas comprar um bilhete de entrada que permita ao seu filho integrar mais tarde uma universidade de elite no estrangeiro?”, interrogou-se outro internauta, recuperando uma crítica feita por muitos durante o verão.

Outros, no entanto, defenderam o casal. “Os mesmos comentadores patrióticos que acusam Pan de lapidar o dinheiro do povo chinês, não dão nenhum contributo positivo à sociedade”, observou uma pessoa.

Pan Shiyi não é apenas dono de uma das maiores fortunas da China, mas também um ‘blogger’ famoso, com o seu Weibo a atrair mais de 17 milhões de seguidores.

Mais de um quarto dos estudantes estrangeiros nos Estados Unidos é oriundo da China, de acordo com o Instituto Internacional de Educação, uma organização independente.

Apesar de os seus estudos serem maioritariamente suportados pelas famílias, as bolsas SOHO China destinam-se a permitir que os alunos mais desfavorecidos possam também partir para o estrangeiro, e em particular para Yale, “sem terem de suportar o fardo financeiro”, explicou Zhang Xin em comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …