Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

Roland-Garros / Twitter

Novak Djokovic vence o Roland Garros.

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo ‘major’ da temporada, que terminou hoje em Paris.

O número um mundial, de 34 anos, bateu o jovem helénico, de 22 anos, quinto colocado na hierarquia ATP e a disputar a sua primeira final de um torneio do Grand Slam, em cinco sets, com os parciais de 6-7 (6-8), 2-6, 6-3, 6-2 e 6-4, em quatro horas e 11 minutos.

Novak Djokovic, que havia superado nas meias-finais o espanhol e 13 vezes campeão na terra batida parisiense, Rafael Nadal, conquistou, assim, a sua segunda Taça dos Mosqueteiros, após a vitória em 2016, e o 19.º título do Grand Slam, ficando à distância mínima dos 20 do esquerdino de Manacor e do suíço Roger Federer.

“Foi um trabalho de equipa, estou muito orgulhoso, contente, não quero parar por aqui, quero voltar a vencer cá, pelo menos, mais uma ou duas vezes”, confessou Djokovic, depois de receber das mãos de Bjorn Borg a Taça dos Mosqueteiros.

Além de recordar a dura batalha que travou com Nadal, Novak Djokovic não poupou elogios a Stefanos Tsitsipas.

“Não sou tão jovem como o Stefanos e tenho de procurar diariamente novas motivações. Percebo o que estás a passar, mas são destes encontros que mais aprendemos. Sairás mais forte desta com a ajuda da tua equipa”, defendeu, antevendo muitas vitórias de Tsitsipas no futuro.

Já o tenista helénico, quinto colocado no ranking ATP, reconheceu que ficaria “contente por vencer metade do que Djokovic já ganhou” ao longo da carreira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China usa drones e bananas para levar elefantes de volta para casa

Na China, uma manada de elefantes selvagens afastou-se do seu habitat há mais de um ano. Nos últimos meses, uma equipa especial está a tentar fazê-los regressar a casa. Primeiro, pede-se à população que fique em …

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …