Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa sugerir construir um dispositivo vestível de AR – até hoje.

De acordo com o The Verge, uma fonte relativamente fiável de fuga de informação sobre gadgets, o WalkingCat, publicou dois vídeos de conceito que mostram algumas das coisas que um par de “óculos Samsung Lite” poderia fazer.

Entre as várias funções, seria possível projetar uma tela virtual gigante onde se pode jogar jogos, relaxar num cinema particular, ter um monitor de computador virtual gigante, acionar um “modo de óculos de sol” com escurecimento automático ou agir como uma tela de visualização em primeira pessoa instantânea para o drone DJI, completo com telemetria.

O segundo vídeo mostra um conceito semelhante dos “Óculos Samsung RA”, embora desta vez permita que o utilizador “veja” objetos digitais 3D aparecerem no mundo real, algo muito familiar para quem já viu o marketing HoloLens da Microsoft.

Por outro lado, lembra o The Verge, a realidade ainda está muito longe do que se vê nestes vídeos concetuais. As combinações de guias de onda, lasers, projetores e microespelhos de hoje geralmente oferecem um campo de visão bem pequeno com óculos RA transparentes como estes. Se se estiver ao lado de um monitor de computador virtual, só se poderá ver parte dele por vez. O resto estará fora do campo de visão.

Os vídeos mostram ainda que a Samsung imagina um conceito em que o utilizado usará um smartwatch para navegar pelas interfaces. A curto prazo, isso pode ser mais realista do que tentar tocar em coisas que realmente não existem ou fazer gestos no ar com as mãos.

Além disso, o controlo de smartwatch é um paradigma que outras empresas que trabalham com auriculares RA estão a considerar. A Apple, por exemplo, tem um smartwatch e um headset RA em desenvolvimento. A divisão de hardware do Facebook que está a construir óculos RA também está supostamente a trabalhar num smartwatch.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …