/

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa sugerir construir um dispositivo vestível de AR – até hoje.

De acordo com o The Verge, uma fonte relativamente fiável de fuga de informação sobre gadgets, o WalkingCat, publicou dois vídeos de conceito que mostram algumas das coisas que um par de “óculos Samsung Lite” poderia fazer.

Entre as várias funções, seria possível projetar uma tela virtual gigante onde se pode jogar jogos, relaxar num cinema particular, ter um monitor de computador virtual gigante, acionar um “modo de óculos de sol” com escurecimento automático ou agir como uma tela de visualização em primeira pessoa instantânea para o drone DJI, completo com telemetria.

O segundo vídeo mostra um conceito semelhante dos “Óculos Samsung RA”, embora desta vez permita que o utilizador “veja” objetos digitais 3D aparecerem no mundo real, algo muito familiar para quem já viu o marketing HoloLens da Microsoft.

Por outro lado, lembra o The Verge, a realidade ainda está muito longe do que se vê nestes vídeos concetuais. As combinações de guias de onda, lasers, projetores e microespelhos de hoje geralmente oferecem um campo de visão bem pequeno com óculos RA transparentes como estes. Se se estiver ao lado de um monitor de computador virtual, só se poderá ver parte dele por vez. O resto estará fora do campo de visão.

Os vídeos mostram ainda que a Samsung imagina um conceito em que o utilizado usará um smartwatch para navegar pelas interfaces. A curto prazo, isso pode ser mais realista do que tentar tocar em coisas que realmente não existem ou fazer gestos no ar com as mãos.

Além disso, o controlo de smartwatch é um paradigma que outras empresas que trabalham com auriculares RA estão a considerar. A Apple, por exemplo, tem um smartwatch e um headset RA em desenvolvimento. A divisão de hardware do Facebook que está a construir óculos RA também está supostamente a trabalhar num smartwatch.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.