/

Dívida pública acima de 251 mil milhões de euros volta a bater recordes

partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa, com o ministro das Finanças, Mário Centeno

A dívida pública bruta voltou a fixar novo recorde em outubro, em 251,1 mil milhões de euros, revelou o Banco de Portugal nesta segunda-feira.

“Em outubro de 2018, a dívida pública situou-se em 251,1 mil milhões de euros, aumentando 2,1 mil milhões de euros relativamente ao final de setembro. Para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida em 1,9 mil milhões de euros”, pode ler-se na nota divulgada pelo Banco de Portugal.

Ainda assim, nota o Observador, mesmo a dívida líquida de depósitos subiu em 800 milhões em relação ao mês anterior, para um total de 224,5 mil milhões de euros.

“Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 1,3 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 0,8 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 224,5 mil milhões de euros”.

De acordo com o diário, este é um novo máximo histórico para a dívida total do Estado português, em termos nominais, que deverá inverter-se quando o Tesouro reembolsar antecipadamente o que resta do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), que comporta, no momento, os juros mais caros para o Estado (incluindo mais caros do que no mercado de dívida).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.