Dívida pública diminuiu 4.000 milhões de euros

Eric Chan / Wikimedia

O Euro em frente ao edifício do BCE - Banco Central Europeu em Frankfurt

O Euro em frente ao edifício do BCE – Banco Central Europeu

A dívida das administrações públicas na perspectiva de Maastrich, a que interessa para Bruxelas, desceu 3.975 milhões de euros em outubro face ao mês anterior, fixando-se em 225.175 milhões de euros, segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal.

O valor representa a diferença entre a dívida consolidada das administrações públicas, que diminuiu dos 232.596 milhões de euros registados em outubro para 229.505 milhões de euros em setembro, e os créditos comerciais, que aumentaram para 4.330 milhões de euros em outubro (3.445 milhões de euros no mês precedente).

Apesar do alívio, o valor da dívida pública ainda é superior em quase dez mil milhões de euros ao montante que se observava em outubro de 2013.

Na dívida de Maastricht são incluídas todas as entidades classificadas, para fins estatísticos, no sector institucional das administrações públicas, enquanto a dívida directa do Estado inclui apenas a dívida emitida pelo Estado.

Excluindo os depósitos da administração pública, a dívida na óptica de Maastricht subiu de 207.396 milhões de euros em setembro para 208.194 milhões de euros em outubro.

Estes números já incorporam as alterações contabilísticas decorrentes da mudança de Sistema Europeu de Contas para SEC2010 que todos os países da União Europeia tiveram de adoptar até setembro deste ano e que, no caso de Portugal, gerou uma revisão em alta do valor do PIB e uma revisão em baixa do rácio da dívida sobre o produto.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só comparar …

    Dívida pública diminuiu 4.000 milhões de euros em 2014 com Passos Coelho.

    Dívida pública aumentou 9,5 mil milhões de euros em 2016 com António Costa !

    Mas esta gente anda toda distraída ?!?
    Está tudo à espera de novo resgate ?!?

RESPONDER

PS adia negociações com partidos de esquerda

Os socialistas vão adiar todas as reuniões com os partidos sobre as medidas para o Orçamento do Estado. O encontro com o BE estava marcado para amanhã e foi cancelado. O mesmo acontecerá com o …

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …