Dívida pública diminuiu 4.000 milhões de euros

Eric Chan / Wikimedia

O Euro em frente ao edifício do BCE - Banco Central Europeu em Frankfurt

O Euro em frente ao edifício do BCE – Banco Central Europeu

A dívida das administrações públicas na perspectiva de Maastrich, a que interessa para Bruxelas, desceu 3.975 milhões de euros em outubro face ao mês anterior, fixando-se em 225.175 milhões de euros, segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal.

O valor representa a diferença entre a dívida consolidada das administrações públicas, que diminuiu dos 232.596 milhões de euros registados em outubro para 229.505 milhões de euros em setembro, e os créditos comerciais, que aumentaram para 4.330 milhões de euros em outubro (3.445 milhões de euros no mês precedente).

Apesar do alívio, o valor da dívida pública ainda é superior em quase dez mil milhões de euros ao montante que se observava em outubro de 2013.

Na dívida de Maastricht são incluídas todas as entidades classificadas, para fins estatísticos, no sector institucional das administrações públicas, enquanto a dívida directa do Estado inclui apenas a dívida emitida pelo Estado.

Excluindo os depósitos da administração pública, a dívida na óptica de Maastricht subiu de 207.396 milhões de euros em setembro para 208.194 milhões de euros em outubro.

Estes números já incorporam as alterações contabilísticas decorrentes da mudança de Sistema Europeu de Contas para SEC2010 que todos os países da União Europeia tiveram de adoptar até setembro deste ano e que, no caso de Portugal, gerou uma revisão em alta do valor do PIB e uma revisão em baixa do rácio da dívida sobre o produto.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só comparar …

    Dívida pública diminuiu 4.000 milhões de euros em 2014 com Passos Coelho.

    Dívida pública aumentou 9,5 mil milhões de euros em 2016 com António Costa !

    Mas esta gente anda toda distraída ?!?
    Está tudo à espera de novo resgate ?!?

RESPONDER

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …