Dívida pública cresceu o dobro da economia entre Janeiro e Maio

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

A dívida pública portuguesa continua a crescer sem travão e nos cinco primeiros meses do ano cresceu 2,8%, o que representa o dobro do crescimento da economia neste mesmo período.

Os dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), citados pelo Correio da Manhã, mostram a tendência de endividamento do Estado, nos últimos anos, e apontam que em Maio passado a dívida pública de Portugal se situava nos 232,8 mil milhões de euros.

Trata-se de um aumento de 2,8% só nos primeiros cinco meses do ano, o que representa o dobro do crescimento da economia durante o mesmo período.

Estamos a falar de um aumento de 6,2 mil milhões de euros, refere o Correio da Manhã.

“A despesa com juros e outros encargos líquidos da dívida directa do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3%, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4%)”, nota ainda o CM, numa citação de um alerta da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

O jornal sustenta que no período de 2005 a 2012, a dívida do Estado cresceu, em média, 10% ao ano, enquanto a economia registou um crescimento quase nulo. Nos últimos três anos, o endividamento foi de 4,7% ao ano.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Povo burro vai-me fazer pagar mais um resgate, pelo menos metam o Sócrates lá mais um bocadinho, a culpa é da conjuntura mundial, do Brexit, do aquecimento global e do Pokemon, a mim só me apetece mandar a todos mais o pokemon para o poc%#$

    Curti em especial a segunda noticia da almofada financeira que vai ser usada para equilibrar a dívida, quem é que deixou mesmo essa almofada? quem foi? fomos nós com tanto sacrificio e com o governo do PSD, mais 2 ou 3 anos e estamos outra vez enrascados a pedir novo resgate e a queicharmo-nos dos juros

  2. Bem, se a divida pública nos anos anteriores cresceu, em média, 10% ao ano, e se agora em 5 meses cresceu apenas 2.8% significa que já estamos a melhorar, mas precisamos melhorar ainda mais…este crescimento tem a ver, muito provavelmente ao BANIF e às dividas da EDP que, como já vai sendo costume, é o Zé a pagar…isso sim, é que devia mudar…

  3. Obrigado usurpadores e geringonceiros!
    .
    Depois do Europeu 2016 precisávamos de voltar rapidamente ao terror que tem sido as nossas vidas desde que decidiram fazer deste país um antro de democratas.

  4. O iceberg que afundou o titanic foi detetado uns minutos antes. A bancarrota e afundanço deste país foi detetado com mais antecedência por todas as entidades estrangeiras e por todos os economistas com 2 dedos de testa. Não há desculpa para este governo. Os únicos que continuam a acreditar em contos de fadas são António Costa, SemTino e a extrema esquerda.
    Há aumento de dívida pública e diminuição de exportações, do investimento e do crescimento económico.
    Costa não tem nada para mostrar à UE, de modo a evitar sanções, cortes dos fundos estruturais, todos os ratings em Lixo, e taxas de juro em crescida exponencial. É a Tempestade Perfeita !

  5. Então boas noticias, nos outros anos aproximadamente 10% ( desde 2005) e este 6,4%. O articulista devia explicar, porque não o faz?

  6. … no período de 2005 a 2012, a dívida do Estado cresceu, em média, 10% ao ano,”
    “… Nos últimos três anos, o endividamento foi de 4,7% ao ano.”
    “… dívida directa do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3%, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4%)”…”
    a GERINGONÇA está a começar a desengonçar e não há demagogia que a safe.

  7. Quem não calculava isto?, se uma família gasta mais do que recebe o que acontece?, se um país esbanja sem ganhar dá nisto, falta de dinheiro, acho estranho um economista aceitar um cargo de ministro das finanças e permitir um esbanjar de dinheiro que é obra, será que é competente ou acomodou-se?, e os outros partidos que se juntaram ao partido esbanjador, perderam o pio?. tanto apoiavam o povo?, mostram agora que apenas apoiam o povo publico, pois permitiram um esbanjar até dizer chega para o povo privado pagar, claro que para mim não é surpresa, mas será certamente para muitos que acreditam em heróis e milagres.

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …