Dívida pública cresceu o dobro da economia entre Janeiro e Maio

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

A dívida pública portuguesa continua a crescer sem travão e nos cinco primeiros meses do ano cresceu 2,8%, o que representa o dobro do crescimento da economia neste mesmo período.

Os dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), citados pelo Correio da Manhã, mostram a tendência de endividamento do Estado, nos últimos anos, e apontam que em Maio passado a dívida pública de Portugal se situava nos 232,8 mil milhões de euros.

Trata-se de um aumento de 2,8% só nos primeiros cinco meses do ano, o que representa o dobro do crescimento da economia durante o mesmo período.

Estamos a falar de um aumento de 6,2 mil milhões de euros, refere o Correio da Manhã.

“A despesa com juros e outros encargos líquidos da dívida directa do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3%, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4%)”, nota ainda o CM, numa citação de um alerta da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

O jornal sustenta que no período de 2005 a 2012, a dívida do Estado cresceu, em média, 10% ao ano, enquanto a economia registou um crescimento quase nulo. Nos últimos três anos, o endividamento foi de 4,7% ao ano.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Povo burro vai-me fazer pagar mais um resgate, pelo menos metam o Sócrates lá mais um bocadinho, a culpa é da conjuntura mundial, do Brexit, do aquecimento global e do Pokemon, a mim só me apetece mandar a todos mais o pokemon para o poc%#$

    Curti em especial a segunda noticia da almofada financeira que vai ser usada para equilibrar a dívida, quem é que deixou mesmo essa almofada? quem foi? fomos nós com tanto sacrificio e com o governo do PSD, mais 2 ou 3 anos e estamos outra vez enrascados a pedir novo resgate e a queicharmo-nos dos juros

  2. Bem, se a divida pública nos anos anteriores cresceu, em média, 10% ao ano, e se agora em 5 meses cresceu apenas 2.8% significa que já estamos a melhorar, mas precisamos melhorar ainda mais…este crescimento tem a ver, muito provavelmente ao BANIF e às dividas da EDP que, como já vai sendo costume, é o Zé a pagar…isso sim, é que devia mudar…

  3. Obrigado usurpadores e geringonceiros!
    .
    Depois do Europeu 2016 precisávamos de voltar rapidamente ao terror que tem sido as nossas vidas desde que decidiram fazer deste país um antro de democratas.

  4. O iceberg que afundou o titanic foi detetado uns minutos antes. A bancarrota e afundanço deste país foi detetado com mais antecedência por todas as entidades estrangeiras e por todos os economistas com 2 dedos de testa. Não há desculpa para este governo. Os únicos que continuam a acreditar em contos de fadas são António Costa, SemTino e a extrema esquerda.
    Há aumento de dívida pública e diminuição de exportações, do investimento e do crescimento económico.
    Costa não tem nada para mostrar à UE, de modo a evitar sanções, cortes dos fundos estruturais, todos os ratings em Lixo, e taxas de juro em crescida exponencial. É a Tempestade Perfeita !

  5. Então boas noticias, nos outros anos aproximadamente 10% ( desde 2005) e este 6,4%. O articulista devia explicar, porque não o faz?

  6. … no período de 2005 a 2012, a dívida do Estado cresceu, em média, 10% ao ano,”
    “… Nos últimos três anos, o endividamento foi de 4,7% ao ano.”
    “… dívida directa do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3%, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4%)”…”
    a GERINGONÇA está a começar a desengonçar e não há demagogia que a safe.

  7. Quem não calculava isto?, se uma família gasta mais do que recebe o que acontece?, se um país esbanja sem ganhar dá nisto, falta de dinheiro, acho estranho um economista aceitar um cargo de ministro das finanças e permitir um esbanjar de dinheiro que é obra, será que é competente ou acomodou-se?, e os outros partidos que se juntaram ao partido esbanjador, perderam o pio?. tanto apoiavam o povo?, mostram agora que apenas apoiam o povo publico, pois permitiram um esbanjar até dizer chega para o povo privado pagar, claro que para mim não é surpresa, mas será certamente para muitos que acreditam em heróis e milagres.

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …