Dívida pública cresceu o dobro da economia entre Janeiro e Maio

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

A dívida pública portuguesa continua a crescer sem travão e nos cinco primeiros meses do ano cresceu 2,8%, o que representa o dobro do crescimento da economia neste mesmo período.

Os dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), citados pelo Correio da Manhã, mostram a tendência de endividamento do Estado, nos últimos anos, e apontam que em Maio passado a dívida pública de Portugal se situava nos 232,8 mil milhões de euros.

Trata-se de um aumento de 2,8% só nos primeiros cinco meses do ano, o que representa o dobro do crescimento da economia durante o mesmo período.

Estamos a falar de um aumento de 6,2 mil milhões de euros, refere o Correio da Manhã.

“A despesa com juros e outros encargos líquidos da dívida directa do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3%, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4%)”, nota ainda o CM, numa citação de um alerta da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

O jornal sustenta que no período de 2005 a 2012, a dívida do Estado cresceu, em média, 10% ao ano, enquanto a economia registou um crescimento quase nulo. Nos últimos três anos, o endividamento foi de 4,7% ao ano.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Povo burro vai-me fazer pagar mais um resgate, pelo menos metam o Sócrates lá mais um bocadinho, a culpa é da conjuntura mundial, do Brexit, do aquecimento global e do Pokemon, a mim só me apetece mandar a todos mais o pokemon para o poc%#$

    Curti em especial a segunda noticia da almofada financeira que vai ser usada para equilibrar a dívida, quem é que deixou mesmo essa almofada? quem foi? fomos nós com tanto sacrificio e com o governo do PSD, mais 2 ou 3 anos e estamos outra vez enrascados a pedir novo resgate e a queicharmo-nos dos juros

  2. Bem, se a divida pública nos anos anteriores cresceu, em média, 10% ao ano, e se agora em 5 meses cresceu apenas 2.8% significa que já estamos a melhorar, mas precisamos melhorar ainda mais…este crescimento tem a ver, muito provavelmente ao BANIF e às dividas da EDP que, como já vai sendo costume, é o Zé a pagar…isso sim, é que devia mudar…

  3. Obrigado usurpadores e geringonceiros!
    .
    Depois do Europeu 2016 precisávamos de voltar rapidamente ao terror que tem sido as nossas vidas desde que decidiram fazer deste país um antro de democratas.

  4. O iceberg que afundou o titanic foi detetado uns minutos antes. A bancarrota e afundanço deste país foi detetado com mais antecedência por todas as entidades estrangeiras e por todos os economistas com 2 dedos de testa. Não há desculpa para este governo. Os únicos que continuam a acreditar em contos de fadas são António Costa, SemTino e a extrema esquerda.
    Há aumento de dívida pública e diminuição de exportações, do investimento e do crescimento económico.
    Costa não tem nada para mostrar à UE, de modo a evitar sanções, cortes dos fundos estruturais, todos os ratings em Lixo, e taxas de juro em crescida exponencial. É a Tempestade Perfeita !

  5. Então boas noticias, nos outros anos aproximadamente 10% ( desde 2005) e este 6,4%. O articulista devia explicar, porque não o faz?

  6. … no período de 2005 a 2012, a dívida do Estado cresceu, em média, 10% ao ano,”
    “… Nos últimos três anos, o endividamento foi de 4,7% ao ano.”
    “… dívida directa do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3%, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4%)”…”
    a GERINGONÇA está a começar a desengonçar e não há demagogia que a safe.

  7. Quem não calculava isto?, se uma família gasta mais do que recebe o que acontece?, se um país esbanja sem ganhar dá nisto, falta de dinheiro, acho estranho um economista aceitar um cargo de ministro das finanças e permitir um esbanjar de dinheiro que é obra, será que é competente ou acomodou-se?, e os outros partidos que se juntaram ao partido esbanjador, perderam o pio?. tanto apoiavam o povo?, mostram agora que apenas apoiam o povo publico, pois permitiram um esbanjar até dizer chega para o povo privado pagar, claro que para mim não é surpresa, mas será certamente para muitos que acreditam em heróis e milagres.

RESPONDER

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD quer passar debates quinzenais para mensais (e debate temático com ministros)

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …