Dívida de 46,7 milhões fecha emblemático café Golden Gate no Funchal

As portas fechadas, desde segunda-feira, de um dos mais emblemáticos cafés do Funchal, o Golden Gate, devido a dívidas na ordem dos 46,7 milhões de euros, estão a causar surpresa a quem circula naquela zona da cidade.

As portas fechadas, desde segunda-feira, de um dos mais emblemáticos cafés do Funchal, o Golden Gate, devido a dívidas na ordem dos 46,7 milhões de euros, estão a causar surpresa a quem circula naquela zona da cidade.

Para Cristiano Ferreira, funcionário público que diariamente passa naquele local, o cenário com que se confrontou na manhã de segunda-feira foi “um verdadeiro murro no estômago”, recordando que aquele café, conhecido como Esquina do Mundo, marca a vivência de várias gerações de madeirense e estrangeiros.

“O Funchal e a Madeira ficam mais pobres. Esperemos que haja uma solução e alguém retome este belo estabelecimento comercial”, acrescenta, considerando que “o Golden está para o Funchal como o Majestic e a Versailles estão para o Porto e Lisboa“.

A situação também não é indiferente para Madalena Vieira, uma funchalense interessada pelo património regional, que recorda ter ali passado muitos momentos na sua juventude e declara que o encerramento deste espaço com 173 anos de história “cria um vazio”.

“Além do aspeto social, porque são as pessoas que ficam sem os seus postos de trabalho, há também o ponto de vista do património. Não é à toa que foi referenciado por escritores nacionais e internacionais, como Alan Lethbridge”, o qual, em 1924, escreveu que a esplanada com cadeiras manufaturadas do então Hotel Golden Gate era conhecida tanto Xangai como em S. Francisco.

Madalena Vieira diz que o “Funchal perdeu um ponto emblemático”, vincando ter a esperança de que o encerramento do Golden “seja por pouco tempo”.

Ao longo da avenida Arriaga, à sombra dos plátanos, algumas pessoas sentadas nos bancos também têm os olhos postos nas portas fechadas do café e a situação do Golden é tema de muitas conversas.

É o caso de Manuel Marques, reformado, que junto de dois amigos admite ter ficado “um pedacinho triste” quando viu os trabalhadores do café, na segunda-feira de manhã, à frente da porta do estabelecimento agora encerrado.

“É uma tristeza para o Funchal aquilo estar fechado”, adianta, salientando que aquela esplanada “era a esquina da cidade“.

“O Funchal ficou a perder, logo à entrada da cidade”, reforça, sublinhando ter, contudo, a “esperança de que abra em breve”.

No burburinho da cidade vão-se ouvindo comentários anónimos, críticas e expressões de revolta.

“É pena”, diz baixinho um reformado, enquanto outro transeunte cola mesmo a cara ao vidro da porta do café, tentando descobrir o que se passa no interior daquele estabelecimento que data de 1841 e que funcionou no domingo pela última vez.

A perplexidade é manifestada, também, por crianças, que estranham a falta das mesas e cadeiras de vime na explana, agora amontoadas no interior do edifício.

O emblemático Golden Gate, estabelecimento onde trabalhavam cerca de 30 pessoas, espera agora que se resolva o problema, criado pela insolvência da empresa Santolido.

A Esquina do Mundo, à espera que um outro empresário que consiga reabrir as suas portas.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …