Escrever num computador sem teclado? Dispositivo de alta tecnologia deteta os gestos das nossas mãos

Escrever num computador sem a ajuda de um teclado, jogar um videojogo sem comando ou conduzir um carro sem volante. Estes são alguns dos objetivos do novo dispositivo desenvolvido por engenheiros da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Os sistemas de visão computacional atualmente disponíveis, como luvas equipadas com sensores que detetam os gestos das mãos de uma pessoa, exigem que a mão tenha de estar sempre visível e levantam questões de privacidade, principalmente de o rosto do utilizador aparecer no vídeo.

Além disso, as luvas eletrónicas podem ser pesadas, frágeis e não são nada práticas. Para colmatar este problema, engenheiros da Universidade da Califórnia, em Berkeley, desenvolveram uma tecnologia alternativa que oferece algumas vantagens importantes.

Segundo o New Atlas, a equipa desenvolveu uma braçadeira de película fina equipada com chip de computador que envolve o antebraço do utilizador.

A pessoa realiza vários gestos com as mãos, um de cada vez, e, à medida que os executa, os sensores elétricos da banda detetam sinais nervosos em 64 pontos do braço. Os dados são usados ​​para treinar um algoritmo baseado em Inteligência Artificial (IA) personalizado, que aprende os padrões de sinal que acompanham os gestos.

Quando a pessoa faz um gesto, ou pensa em fazê-lo, o sistema consegue determinar qual o gesto em causa, combinando o padrão de sinal nervoso com aquele que já foi aprendido.

A tecnologia reconhece 21 gestos diferentes, incluindo um punho, um polegar para cima, uma mão espalmada ou a contar números. O estudo, liderado por Jan Rabaey, foi publicado no dia 21 de dezembro na Nature Electronics.

O algoritmo atualiza automaticamente o que foi ensinado, para que possa compensar novas variáveis, como suor no braço ou uma posição incomum. Além disso, todo o processamento ocorre dentro do chip, de modo a que nenhum dado do utilizador seja transmitido para a nuvem.

Os engenheiros esperam que esta tecnologia possa ser utilizada em aplicações como controlo de gestos de dispositivos eletrónicos, realidade virtual ou até em mãos protéticas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …