/

Discurso de Trump motivou a invasão ao Capitólio, admite ex-secretário da Defesa

1

William Pratt / Wikimedia

Antigo secretário interino de Defesa da administração de Trump, Christopher Miller

Christopher Miller, antigo secretário interino de Defesa da administração de Donald Trump, acredita que discurso do ex-Presidente terá motivado a invasão ao Capitólio.

O ex-secretário de Defesa Christopher Miller acredita que o discurso do ex-Presidente Donald Trump, na manhã do dia 6 de janeiro, incitou os manifestantes que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos.

“A questão é se alguém teria marchado até ao Capitólio e invadido o Capitólio sem o discurso do Presidente. Eu acho que é praticamente definitivo que isso não teria acontecido“, disse Miller à Vice no Showtime. “A questão é se ele sabia que estava a enfurecer a multidão. Isso eu não sei.”

De acordo com a CNN, Miller disse acreditar que o discurso de Trump no início desse dia teve um impacto de “causa e efeito” sobre aqueles que o ouviram e depois invadiram o Capitólio. Questionado sobre se acha que Trump é o responsável pelo tumulto, respondeu apenas: “Não sei, mas parece causa e efeito, sim.”

As declarações de Miller foram feitas durante uma entrevista exclusiva à Vice no Showtime, que será transmitida no próximo domingo, dia 14 de março. Para já, foi lançado um pequeno teaser da entrevista.

Depois de ouvir Donald Trump discursar, a multidão desceu até ao edifício do Capitólio para impedir a certificação da vitória de Joe Biden, o atual Presidente dos Estados Unidos. Na sequência do ataque à sede do Congresso norte-americano morreram cinco pessoas.

Donald Trump foi alvo de um processo de destituição por causa do ataque, mas acabou por ser absolvido pelo Senado da acusação de “incitamento à insurreição”.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.