Diretor-geral da DGAV demite-se após incêndio em canis de Santo Tirso

Tiago Petinga / Lusa

Cerca de uma centena de manifestantes juntaram-se numa vigília “Pelas Vítimas do Massacre de Santo Tirso”.

O diretor-geral da Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, demitiu-se após o incêndio nos canis de Santo Tirso e as críticas do primeiro-ministro António Costa.

O diretor-geral da Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, demitiu-se, segundo avança esta terça-feira a TSF. A rádio garante que a informação já foi confirmada pelo Governo e a demissão foi aceite pelo Ministério da Agricultura.

Num email enviado aos colegas a comunicar a decisão, Fernando Bernardo deixa um agradecimento a todos os trabalhadores pela sua “dedicação, exigência e rigor”, enviando os seus votos para que “o futuro possa trazer tudo o que não foi possível alcançar nos últimos quatro anos”.

Fernando Bernardo pediu a demissão no mesmo dia em que recebeu duras críticas do primeiro-ministro António Costa durante o debate sobre o Estado da Nação. O chefe do Governo português classificou como “absolutamente intolerável” o incidente em Santo Tirso que levou à morte de dezenas de animais.

“Eu não estava cá mas vi aquilo que foi de facto o que disse, e bem, o massacre chocante dos animais em Santo Tirso”, disse António Costa.

“Não tenho dúvidas que temos que repensar [a orgânica do Estado] porque obviamente a DGAV não está feita para cuidar de animais de estimação e manifestamente não tem revelado capacidade ou competência de se ajustar à nova realidade legislativa que temos”, acrescentou.

O incêndio nos dois canis vitimou 69 cães e quatro gatos. Em contrapartida, conseguiu-se salvar pelo menos 190 animais com vida.

O Ministério da Agricultura, tutelado por Maria Céu Antunes, já veio esclarecer que os dois abrigos afetados pelas chamas “não têm qualquer registo” na DGAV.

O ministro da Administração Interna, por sua vez, determinou a abertura de um inquérito à atuação da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Proteção Civil no incêndio. Também a Procuradoria-Geral da República anunciou a abertura de um inquérito do Ministério Público ao caso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …