Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

Manuel de Almeida / Lusa

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do que o primeiro-ministro.

O salário bruto do diretor da Polícia Judiciária, atualmente Luís Neves, é de 5.951 euros, um valor que a partir de janeiro do próximo ano deverá passar para 6.374 euros, o que equivale a uma subida de 423 euros. O salário base do chefe do Governo é de 5.436,61 euros, valor a que se juntam 2.174,65 euros de despesas de representação, segundo contas feitas pelo Público em abril.

De acordo com o diário, o valor líquido auferido pelo diretor da PJ será substancialmente inferior, uma vez que em remunerações desta ordem de valores a retenção na fonte chega aos 37%, a que se somam os descontos para o sistema de pensões.

Em resposta ao Público, o Ministério da Justiça esclareceu que “o diploma que aprovou a estrutura organizacional da PJ passou a incluir não só a matéria de nomeação do pessoal dirigente, mas também o seu estatuto remuneratório, evitando-se a dispersão normativa que existe, com as dificuldades que isso implica”.

“Este diploma mantém o regime remuneratório do diretor nacional, equiparando-o, para este efeito, a juiz desembargador com mais de 5 anos [de serviço], nos termos da legislação atual, assim como mantém o desenvolvimento remuneratório do restante pessoal dirigente de acordo com o índice salarial previsto”, acrescenta.

Mas o diretor da PJ não é o único, já que o diploma que cria três carreiras especiais no organismo prevê igualmente que os trabalhadores daquela instituição recuperem 70% do tempo de serviço que esteve congelado entre 2009 e 2019.

Esta recuperação vai permitir a muitos funcionários progredir na carreira, conseguindo desta forma subir os salários. O decreto-lei foi aprovado em Conselho de Ministros no final de julho e promulgado este mês pelo Presidente da República, devendo ser publicado em breve.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Formação, contratação de novos inspectores, veículos e equipamento de investigação mais moderno?
    Nãaaa!…
    Vamos estourar a massa toda em salários milionários! Assim, já não chateiam muito a gente.
    Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara…
    E o parvinho lá vai por a cruz no dia 6…
    Ya!

RESPONDER

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …