Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

Manuel de Almeida / Lusa

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do que o primeiro-ministro.

O salário bruto do diretor da Polícia Judiciária, atualmente Luís Neves, é de 5.951 euros, um valor que a partir de janeiro do próximo ano deverá passar para 6.374 euros, o que equivale a uma subida de 423 euros. O salário base do chefe do Governo é de 5.436,61 euros, valor a que se juntam 2.174,65 euros de despesas de representação, segundo contas feitas pelo Público em abril.

De acordo com o diário, o valor líquido auferido pelo diretor da PJ será substancialmente inferior, uma vez que em remunerações desta ordem de valores a retenção na fonte chega aos 37%, a que se somam os descontos para o sistema de pensões.

Em resposta ao Público, o Ministério da Justiça esclareceu que “o diploma que aprovou a estrutura organizacional da PJ passou a incluir não só a matéria de nomeação do pessoal dirigente, mas também o seu estatuto remuneratório, evitando-se a dispersão normativa que existe, com as dificuldades que isso implica”.

“Este diploma mantém o regime remuneratório do diretor nacional, equiparando-o, para este efeito, a juiz desembargador com mais de 5 anos [de serviço], nos termos da legislação atual, assim como mantém o desenvolvimento remuneratório do restante pessoal dirigente de acordo com o índice salarial previsto”, acrescenta.

Mas o diretor da PJ não é o único, já que o diploma que cria três carreiras especiais no organismo prevê igualmente que os trabalhadores daquela instituição recuperem 70% do tempo de serviço que esteve congelado entre 2009 e 2019.

Esta recuperação vai permitir a muitos funcionários progredir na carreira, conseguindo desta forma subir os salários. O decreto-lei foi aprovado em Conselho de Ministros no final de julho e promulgado este mês pelo Presidente da República, devendo ser publicado em breve.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Formação, contratação de novos inspectores, veículos e equipamento de investigação mais moderno?
    Nãaaa!…
    Vamos estourar a massa toda em salários milionários! Assim, já não chateiam muito a gente.
    Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara…
    E o parvinho lá vai por a cruz no dia 6…
    Ya!

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …