Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

Manuel de Almeida / Lusa

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do que o primeiro-ministro.

O salário bruto do diretor da Polícia Judiciária, atualmente Luís Neves, é de 5.951 euros, um valor que a partir de janeiro do próximo ano deverá passar para 6.374 euros, o que equivale a uma subida de 423 euros. O salário base do chefe do Governo é de 5.436,61 euros, valor a que se juntam 2.174,65 euros de despesas de representação, segundo contas feitas pelo Público em abril.

De acordo com o diário, o valor líquido auferido pelo diretor da PJ será substancialmente inferior, uma vez que em remunerações desta ordem de valores a retenção na fonte chega aos 37%, a que se somam os descontos para o sistema de pensões.

Em resposta ao Público, o Ministério da Justiça esclareceu que “o diploma que aprovou a estrutura organizacional da PJ passou a incluir não só a matéria de nomeação do pessoal dirigente, mas também o seu estatuto remuneratório, evitando-se a dispersão normativa que existe, com as dificuldades que isso implica”.

“Este diploma mantém o regime remuneratório do diretor nacional, equiparando-o, para este efeito, a juiz desembargador com mais de 5 anos [de serviço], nos termos da legislação atual, assim como mantém o desenvolvimento remuneratório do restante pessoal dirigente de acordo com o índice salarial previsto”, acrescenta.

Mas o diretor da PJ não é o único, já que o diploma que cria três carreiras especiais no organismo prevê igualmente que os trabalhadores daquela instituição recuperem 70% do tempo de serviço que esteve congelado entre 2009 e 2019.

Esta recuperação vai permitir a muitos funcionários progredir na carreira, conseguindo desta forma subir os salários. O decreto-lei foi aprovado em Conselho de Ministros no final de julho e promulgado este mês pelo Presidente da República, devendo ser publicado em breve.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Formação, contratação de novos inspectores, veículos e equipamento de investigação mais moderno?
    Nãaaa!…
    Vamos estourar a massa toda em salários milionários! Assim, já não chateiam muito a gente.
    Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara…
    E o parvinho lá vai por a cruz no dia 6…
    Ya!

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …