Diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un na Coreia do Norte

(dv) KCNA / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O ainda diretor da CIA, Mike Pompeo, nomeado para ser o próximo secretário de Estado dos Estados Unidos, viajou no final de março para a Coreia do Norte com o objetivo de se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, com quem o presidente Donald Trump deve encontrar-se nas próximas semanas.

A viagem aconteceu no final do mês passado, coincidindo com a Semana Santa, e teve como objetivo definir posições sobre as condições do encontro entre os dois líderes, e adiantar negociações sobre o programa de armas nucleares de Pyongyang, de acordo com duas fontes citadas pelo jornal “The Washington Post”.

Mike Pompeo foi designado como novo secretário de Estados dos EUA, depois de o próprio Donald Trump ter anunciado no dia 3 de março a sua nomeação através do Twitter, onde comunicou ao seu antecessor, Rex Tillerson, a sua demissão.

Esta manobra da Casa Branca fez muitos especialistas temer pelo possível encontro entre os lideres dos EUA e Coreia do Norte, já que Pompeo é conhecido por ter uma personalidade muito mais bélica que Tillerson.

No entanto, durante a sua audiência de confirmação perante o Senado, o ainda diretor da Agência Central de Inteligência, CIA, mostrou-se muito mais comedido do que habitualmente, quando inquirido sobre a relação com a Coreia do Norte.

Nunca defendi a mudança de regime na Coreia do Norte. Não estou a defender a mudança de regime”, disse Pompeo quando questionado acerca do assunto pelo senador democrata por Maryland, Ben Cardin.

A revelação do “Washington Post” acontece poucas horas depois de o próprio presidente Donald Trump ter revelado que já tinha acontecido uma reunião de alto nível entre os dois países.

Começámos a dialogar com a Coreia do Norte diretamente, a níveis extremamente elevados”, afirmou Trump na presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de visita oficial aos EUA.

Segundo apontaram hoje autoridades americanas, Trump e Kim planeiam realizar a primeira reunião na história dos EUA e a Coreia do Norte em maio ou junho, e cinco lugares estão a ser avaliados, embora não tenham revelado quais.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …

Bloco Central (e direita) adiam discussão de iniciativas sobre a covid-19

Esta quarta-feira, ficou decidido que o Parlamento só irá discutir e votar esta quinta-feira os três diplomas do Governo no âmbito do combate ao novo coronavírus, ficando assim adiadas todas as propostas dos outros partidos, …

Parlamento aprova renovação do estado de emergência. IL votou contra

O decreto do Presidente da República que prolonga o estado de emergência até ao final do dia 17 de abril foi aprovado, esta quinta-feira, no Parlamento. De acordo com a rádio TSF, a renovação do estado …

Mesmo à porta fechada, PSG-Dortmund foi foco de contágio de coronavírus em Paris

O encontro da Liga dos Campeões entre PSG e Dortmund foi jogado à porta fechada, mas milhares de adeptos reuniram-se à porta do estádio. Este foi um grande foco de contágio de coronavírus em Paris. O …