Diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un na Coreia do Norte

(dv) KCNA / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O ainda diretor da CIA, Mike Pompeo, nomeado para ser o próximo secretário de Estado dos Estados Unidos, viajou no final de março para a Coreia do Norte com o objetivo de se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, com quem o presidente Donald Trump deve encontrar-se nas próximas semanas.

A viagem aconteceu no final do mês passado, coincidindo com a Semana Santa, e teve como objetivo definir posições sobre as condições do encontro entre os dois líderes, e adiantar negociações sobre o programa de armas nucleares de Pyongyang, de acordo com duas fontes citadas pelo jornal “The Washington Post”.

Mike Pompeo foi designado como novo secretário de Estados dos EUA, depois de o próprio Donald Trump ter anunciado no dia 3 de março a sua nomeação através do Twitter, onde comunicou ao seu antecessor, Rex Tillerson, a sua demissão.

Esta manobra da Casa Branca fez muitos especialistas temer pelo possível encontro entre os lideres dos EUA e Coreia do Norte, já que Pompeo é conhecido por ter uma personalidade muito mais bélica que Tillerson.

No entanto, durante a sua audiência de confirmação perante o Senado, o ainda diretor da Agência Central de Inteligência, CIA, mostrou-se muito mais comedido do que habitualmente, quando inquirido sobre a relação com a Coreia do Norte.

Nunca defendi a mudança de regime na Coreia do Norte. Não estou a defender a mudança de regime”, disse Pompeo quando questionado acerca do assunto pelo senador democrata por Maryland, Ben Cardin.

A revelação do “Washington Post” acontece poucas horas depois de o próprio presidente Donald Trump ter revelado que já tinha acontecido uma reunião de alto nível entre os dois países.

Começámos a dialogar com a Coreia do Norte diretamente, a níveis extremamente elevados”, afirmou Trump na presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de visita oficial aos EUA.

Segundo apontaram hoje autoridades americanas, Trump e Kim planeiam realizar a primeira reunião na história dos EUA e a Coreia do Norte em maio ou junho, e cinco lugares estão a ser avaliados, embora não tenham revelado quais.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …