/

Director nacional da PJ defende “recompensa garantida” para Rui Pinto

3

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a “verdade material” no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por isso, que ele “tem que ter uma recompensa garantida” ao estilo da delação premiada.

As declarações deste responsável surgem numa entrevista ao Diário de Notícias (DN), onde Luís Neves relata que o hacker Rui Pinto já ajudou a PJ a desencriptar todos os discos rígidos que lhe foram apreendidos.

“O Rui Pinto foi acusado e pronunciado com parte substancial daquilo que a PJ conseguiu descodificar e abrir nos equipamentos que lhe apreendeu na Hungria e naquilo que já eram suspeitas anteriores”, começa por notar Luís Neves, frisando que a descodificação de alguns dos discos rígidos “poderia nunca ser possível” sem a colaboração do hacker.

Luís Neves destaca a mudança de comportamento de Rui Pinto ao longo do processo, frisando que a sua decisão de colaborar com as autoridades permitiu à PJ e ao Ministério Público (MP) ter “acesso a determinado tipo de informação”.

Assim, Luís Neves apela a que se deixe o “cinismo” e a “hipocrisia” de lado e defende a aplicação, em Portugal, de um regime semelhante à delação premiada que existe no Brasil.

“A única pessoa que colaborou com a Justiça, na descoberta da verdade material, pode vir a ser a única que é condenada“, destaca Luís Neves referindo-se a Rui Pinto e concluindo que “isso é terrível”.

“Se essa pessoa se dispõe a colaborar, tem que ter uma recompensa garantida“, acrescenta, frisando que “não pode dar tudo, colocar-se até em risco de vida porque o crime organizado, no âmbito da corrupção, também mata, também pressiona, também coage, também se passam questões a nível familiar que, muitas vezes, as pessoas não sabem cá fora”, sem receber nada em troca.

Sobre Rui Pinto, o director nacional da PJ diz que é “um jovem culto, com preocupações de defesa do colectivo” e “preocupado com questões de igualdade, justiça social“.

“O que eu espero para o Rui Pinto, como qualquer arguido, e para todos aqueles que ao longo da minha vida profissional foram detidos por minha determinação, é que possa regressar a uma vida normal e não reincidir em práticas criminosas”, conclui Luís Neves.

ZAP //

3 Comments

  1. Pessoalmente, embora não o conheça cara a cara, tenho grande simpatia por Rui Pinto, a quem endereço um abraço e desejo muita coragem. Que é uma pessoa com capacidades acima da média, está fora de questão. O que me parece é que é ainda demasiado novo para o grau de sofisticação e dificuldade que as suas ditas intrusões informáticas revelam. Será que ele não é, sem o saber, um testa-de-ferro de uma organização muito maior e que a culpa dele porventura será mínima?

  2. Complementarmente de acordo com o senhor Director da P.J. e mais deviam recrutá-lo para trabalhar com os investigadores, nos EUA a CIA fez isso com um hacker só em Portugal em vez de o recrutarem condenam-o o que me leva a pensar quem tem medo do Rui Pinto? Só quem tem rabo de palha e ai há muitos tanto políticos como colarinhos brancos.

  3. Para mim, não só é um ser acima da média, como revela a consciência, de estar-mos perante uma sociedade podre, sem valores,onde meia dúzia de espertos, sempre apoiados pelo poder instalado,e que ajudam a manter essa podridão, como está bem à vista. Em vez de se debruçarem, como fizeram outros países, na investigação de toda a rede criminosa, que ele trás à luz do dia, pelo contrário,procuram condena-lo. Isto revela bem onde estamos metidos e com quem. Sinto, certamente como ele,a podridão desta sociedade, e no seu caso, é a forma que ele encontra de desmascarar esta mesma podridão, indo directamente à fonte, e é exactamente isso que o poder hipócrita instalado não quer, porque está a mando dessas redes que nos escravizam a todos, directa ou indirectamente. Quem me dera, poder juntar-me a ele para ajudar a destruir a podridão que está ante nossos olhos, mas que, a ignorância da maioria, teima em não querer ver, mas depois se lamenta da miséria que passa. Acho que ainda é pouco. Força e coragem Rui Pinto, porque a energia actual, te irá proteger. Tem fé, porque tudo acabará bem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.