Director nacional da PJ defende “recompensa garantida” para Rui Pinto

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a “verdade material” no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por isso, que ele “tem que ter uma recompensa garantida” ao estilo da delação premiada.

As declarações deste responsável surgem numa entrevista ao Diário de Notícias (DN), onde Luís Neves relata que o hacker Rui Pinto já ajudou a PJ a desencriptar todos os discos rígidos que lhe foram apreendidos.

“O Rui Pinto foi acusado e pronunciado com parte substancial daquilo que a PJ conseguiu descodificar e abrir nos equipamentos que lhe apreendeu na Hungria e naquilo que já eram suspeitas anteriores”, começa por notar Luís Neves, frisando que a descodificação de alguns dos discos rígidos “poderia nunca ser possível” sem a colaboração do hacker.

Luís Neves destaca a mudança de comportamento de Rui Pinto ao longo do processo, frisando que a sua decisão de colaborar com as autoridades permitiu à PJ e ao Ministério Público (MP) ter “acesso a determinado tipo de informação”.

Assim, Luís Neves apela a que se deixe o “cinismo” e a “hipocrisia” de lado e defende a aplicação, em Portugal, de um regime semelhante à delação premiada que existe no Brasil.

“A única pessoa que colaborou com a Justiça, na descoberta da verdade material, pode vir a ser a única que é condenada“, destaca Luís Neves referindo-se a Rui Pinto e concluindo que “isso é terrível”.

“Se essa pessoa se dispõe a colaborar, tem que ter uma recompensa garantida“, acrescenta, frisando que “não pode dar tudo, colocar-se até em risco de vida porque o crime organizado, no âmbito da corrupção, também mata, também pressiona, também coage, também se passam questões a nível familiar que, muitas vezes, as pessoas não sabem cá fora”, sem receber nada em troca.

Sobre Rui Pinto, o director nacional da PJ diz que é “um jovem culto, com preocupações de defesa do colectivo” e “preocupado com questões de igualdade, justiça social“.

“O que eu espero para o Rui Pinto, como qualquer arguido, e para todos aqueles que ao longo da minha vida profissional foram detidos por minha determinação, é que possa regressar a uma vida normal e não reincidir em práticas criminosas”, conclui Luís Neves.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pessoalmente, embora não o conheça cara a cara, tenho grande simpatia por Rui Pinto, a quem endereço um abraço e desejo muita coragem. Que é uma pessoa com capacidades acima da média, está fora de questão. O que me parece é que é ainda demasiado novo para o grau de sofisticação e dificuldade que as suas ditas intrusões informáticas revelam. Será que ele não é, sem o saber, um testa-de-ferro de uma organização muito maior e que a culpa dele porventura será mínima?

  2. Complementarmente de acordo com o senhor Director da P.J. e mais deviam recrutá-lo para trabalhar com os investigadores, nos EUA a CIA fez isso com um hacker só em Portugal em vez de o recrutarem condenam-o o que me leva a pensar quem tem medo do Rui Pinto? Só quem tem rabo de palha e ai há muitos tanto políticos como colarinhos brancos.

  3. Para mim, não só é um ser acima da média, como revela a consciência, de estar-mos perante uma sociedade podre, sem valores,onde meia dúzia de espertos, sempre apoiados pelo poder instalado,e que ajudam a manter essa podridão, como está bem à vista. Em vez de se debruçarem, como fizeram outros países, na investigação de toda a rede criminosa, que ele trás à luz do dia, pelo contrário,procuram condena-lo. Isto revela bem onde estamos metidos e com quem. Sinto, certamente como ele,a podridão desta sociedade, e no seu caso, é a forma que ele encontra de desmascarar esta mesma podridão, indo directamente à fonte, e é exactamente isso que o poder hipócrita instalado não quer, porque está a mando dessas redes que nos escravizam a todos, directa ou indirectamente. Quem me dera, poder juntar-me a ele para ajudar a destruir a podridão que está ante nossos olhos, mas que, a ignorância da maioria, teima em não querer ver, mas depois se lamenta da miséria que passa. Acho que ainda é pouco. Força e coragem Rui Pinto, porque a energia actual, te irá proteger. Tem fé, porque tudo acabará bem.

RESPONDER

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …

Desconfinamento recua em alguns concelhos e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão, “provavelmente”, precisar de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …