/

Director da Segurança Social de Braga afastado

Rui Barreira / Facebook

O ex-director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira

O ex-director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira

O director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira, foi afastado do cargo, na sequência de um processo de inquérito que lhe tinha sido instaurado, informou o Instituto da Segurança Social (ISS).

Em nota enviada à agência Lusa, o ISS refere que, na sequência do processo, o Conselho Directivo daquele organismo deliberou a aplicação de sanção disciplinar a Rui Barreira.

“Por força do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública, a aplicação da pena disciplinar tem como consequência legal a imediata cessação da comissão de serviço“, acrescenta a nota.

Barreira é militante do CDS e estava à frente da Segurança Social de Braga desde 2011.

Em Março de 2016, fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse à Lusa que o Conselho Directivo do ISS deliberara abrir um processo de inquérito a Rui Barreira, com base em factos relatados pelo grupo parlamentar do PCP.

Na altura, o grupo parlamentar do PCP questionou o ministro Vieira da Silva sobre a actuação de Rui Barreira, alegando que teve conhecimento de que aquele dirigente vinha participando “em iniciativas de cariz partidário, inseridas nas suas actividades autárquicas, junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” e alertando que aquilo poderia fazer com que fosse “confundido nos seus papéis“.

Sublinhando que “as mesmas IPSS eram, invariavelmente, beneficiadas por apoios da Segurança Social”, o grupo parlamentar do PCP queria saber quantos pedidos de acordos de cooperação tinham sido solicitados pelas IPSS do concelho de Guimarães ao Centro Distrital de Braga do Instituto de Segurança Social, bem como quantos pedidos tinham sido rejeitados e quais os critérios que sustentaram tal rejeição.

Também na mesma altura, um grupo de trabalhadores do Centro Distrital de Braga da Segurança Social enviou ao Governo um relatório dando conta de uma clima de “assédio moral” e “bullying profissional” naquele organismo, desde que Rui Barreira assumira a respectiva direcção.

Na sua página no Facebook, Rui Barreira publicou um “post” dizendo que hoje terminou “um ciclo” da sua vida. A Lusa tentou ouvir Rui Barreira, mas sem sucesso.

“Um ciclo onde dei o melhor que sei e pude e onde contei com profissionais de grande craveira, a todos os níveis. Quanto ao resto, em tempo oportuno os meus amigos saberão toda a verdade”, acrescenta o “post”.

Numa entrevista a uma revista de Braga, em 2013, Rui Barreira tinha dito que não ficaria “nem mais um dia” na função quando o Governo fosse liderado pelo PS.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.