Director da PJ em guerra com Carlos Alexandre por “favor” a informador

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

O director da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, vai fazer queixa do juiz Carlos Alexandre, acusando-o de violar os seus deveres de correcção. Em causa estão declarações do “super-juiz” por causa de uma “cunha” da PJ para a legalização da namorada de um informador.

O jornal Público apurou, junto de fonte próxima de Almeida Rodrigues, que o director nacional da PJ vai acusar Carlos Alexandre, junto do Conselho Superior da Magistratura, de violação dos deveres de correção, imparcialidade e reserva.

Em causa estão declarações feitas pelo “super-juiz” durante um interrogatório da “Operação Aquiles” ao inspector da PJ Ricardo Macedo que, juntamente com o ex-inspector já reformado Dias Santos, é suspeito de ter recebido dinheiro de traficantes de droga em troca de informação privilegiada.

Durante esse interrogatório, Macedo terá contado a Carlos Alexandre que um informador da PJ, que seria traficante de droga e que estaria ligado a grupos terroristas, terá solicitado a legalização da namorada, uma brasileira de 23 anos, em troca da colaboração com a polícia portuguesa.

Perante esta revelação, Carlos Alexandre terá dito que a situação seria “escalpelizada até onde fosse preciso”, cita o Público.

O jornal nota ainda que o pedido de legalização da namorada do informador da PJ foi feito em 2012, com a assinatura do próprio Almeida Rodrigues e com destino ao então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Jarmela Palos, que é um dos arguidos do caso de corrupção do processo dos Vistos Gold.

“O Dr. Almeida Rodrigues a assinar um pedido para que uma brasileira ficasse como cidadã nacional por compensação de ter sido prestado um bom serviço à polícia? Não me revejo em nada disso e vou reponderar essa parte gaga“, terá notado ainda o juiz, conforme declarações divulgadas pelo jornal Sol.

Ora, o director nacional da PJ não gostou do que ouviu. “O juiz não sabe o que está a dizer. Desconhece a lei e faz comentários completamente desajustados“, refere citado pelo Público.

Almeida Rodrigues realça ainda que está em causa um procedimento legal que permite atribuir a autorização de residência, a título excepcional, a cidadãos cuja permanência em Portugal seja considerada do interesse nacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …