Director da PJ em guerra com Carlos Alexandre por “favor” a informador

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

O director da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, vai fazer queixa do juiz Carlos Alexandre, acusando-o de violar os seus deveres de correcção. Em causa estão declarações do “super-juiz” por causa de uma “cunha” da PJ para a legalização da namorada de um informador.

O jornal Público apurou, junto de fonte próxima de Almeida Rodrigues, que o director nacional da PJ vai acusar Carlos Alexandre, junto do Conselho Superior da Magistratura, de violação dos deveres de correção, imparcialidade e reserva.

Em causa estão declarações feitas pelo “super-juiz” durante um interrogatório da “Operação Aquiles” ao inspector da PJ Ricardo Macedo que, juntamente com o ex-inspector já reformado Dias Santos, é suspeito de ter recebido dinheiro de traficantes de droga em troca de informação privilegiada.

Durante esse interrogatório, Macedo terá contado a Carlos Alexandre que um informador da PJ, que seria traficante de droga e que estaria ligado a grupos terroristas, terá solicitado a legalização da namorada, uma brasileira de 23 anos, em troca da colaboração com a polícia portuguesa.

Perante esta revelação, Carlos Alexandre terá dito que a situação seria “escalpelizada até onde fosse preciso”, cita o Público.

O jornal nota ainda que o pedido de legalização da namorada do informador da PJ foi feito em 2012, com a assinatura do próprio Almeida Rodrigues e com destino ao então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Jarmela Palos, que é um dos arguidos do caso de corrupção do processo dos Vistos Gold.

“O Dr. Almeida Rodrigues a assinar um pedido para que uma brasileira ficasse como cidadã nacional por compensação de ter sido prestado um bom serviço à polícia? Não me revejo em nada disso e vou reponderar essa parte gaga“, terá notado ainda o juiz, conforme declarações divulgadas pelo jornal Sol.

Ora, o director nacional da PJ não gostou do que ouviu. “O juiz não sabe o que está a dizer. Desconhece a lei e faz comentários completamente desajustados“, refere citado pelo Público.

Almeida Rodrigues realça ainda que está em causa um procedimento legal que permite atribuir a autorização de residência, a título excepcional, a cidadãos cuja permanência em Portugal seja considerada do interesse nacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …