Director da PJ em guerra com Carlos Alexandre por “favor” a informador

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

O director da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, vai fazer queixa do juiz Carlos Alexandre, acusando-o de violar os seus deveres de correcção. Em causa estão declarações do “super-juiz” por causa de uma “cunha” da PJ para a legalização da namorada de um informador.

O jornal Público apurou, junto de fonte próxima de Almeida Rodrigues, que o director nacional da PJ vai acusar Carlos Alexandre, junto do Conselho Superior da Magistratura, de violação dos deveres de correção, imparcialidade e reserva.

Em causa estão declarações feitas pelo “super-juiz” durante um interrogatório da “Operação Aquiles” ao inspector da PJ Ricardo Macedo que, juntamente com o ex-inspector já reformado Dias Santos, é suspeito de ter recebido dinheiro de traficantes de droga em troca de informação privilegiada.

Durante esse interrogatório, Macedo terá contado a Carlos Alexandre que um informador da PJ, que seria traficante de droga e que estaria ligado a grupos terroristas, terá solicitado a legalização da namorada, uma brasileira de 23 anos, em troca da colaboração com a polícia portuguesa.

Perante esta revelação, Carlos Alexandre terá dito que a situação seria “escalpelizada até onde fosse preciso”, cita o Público.

O jornal nota ainda que o pedido de legalização da namorada do informador da PJ foi feito em 2012, com a assinatura do próprio Almeida Rodrigues e com destino ao então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Jarmela Palos, que é um dos arguidos do caso de corrupção do processo dos Vistos Gold.

“O Dr. Almeida Rodrigues a assinar um pedido para que uma brasileira ficasse como cidadã nacional por compensação de ter sido prestado um bom serviço à polícia? Não me revejo em nada disso e vou reponderar essa parte gaga“, terá notado ainda o juiz, conforme declarações divulgadas pelo jornal Sol.

Ora, o director nacional da PJ não gostou do que ouviu. “O juiz não sabe o que está a dizer. Desconhece a lei e faz comentários completamente desajustados“, refere citado pelo Público.

Almeida Rodrigues realça ainda que está em causa um procedimento legal que permite atribuir a autorização de residência, a título excepcional, a cidadãos cuja permanência em Portugal seja considerada do interesse nacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte importou milhões de dólares em bens de luxo apesar da proibição da ONU

A Coreia do Norte não pode importar bens de luxo. Mas um relatório da C4ADS - organização sem fins lucrativos que analisa conflitos e transações mundiais - concluiu que o país importou pelo menos 191 …

Texto base do inquérito à CGD aprovado. Indícios de gestão danosa ficam de fora

O Parlamento aprovou esta quarta-feira por unanimidade o projeto base do relatório da II comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e atos de gestão, noticia o jornal Eco. Tal como …

Alemanha aprova multas até 2.500 euros para pais que não vacinem filhos contra sarampo

A decisão aprovada, esta quarta-feira, estabelece que as multas poderão chegar aos 2.500 euros e também determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito às creches. O conselho de ministros da Alemanha aprovou, esta quarta-feira, multas …

Demissão no PS Guarda após chumbo da lista liderada pela candidata de Costa

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, anunciou que vai demitir-se do cargo depois de a lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho, que foi apontada por António Costa, …

EDP não quer construir barragem do Fridão porque "é um péssimo negócio", diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética reiterou esta terça-feira que o Governo não vai devolver dinheiro à EDP, que estava destinado à construção da barragem de Fridão, referindo que foi a empresa a desistir …

Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos. A Lei das Beatas, que prevê multas …

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …

Açores considerados "hope spot" para a conservação dos oceanos

O arquipélago dos Açores foi classificado como "hope spot" (local de esperança) de proteção dos oceanos pela Mission Blue Foundation Sylvia Earle Alliance, um reconhecimento que pretende fazer da conservação da região uma prioridade. O reconhecimento …

Aprovado projeto contra sacos e cuvetes de plástico para pão, fruta e legumes

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei dos Verdes para proibir a distribuição de sacos de plástico ultraleves e cuvetes de plástico para pão, frutas e legumes no comércio. O projeto …