Direção do Aliança com mandato para negociar coligação com Nós, Cidadãos

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, durante a sessão de abertura do 1.º Congresso do Aliança

O Senado do partido Aliança deu hoje mandato à Direção Política Nacional para iniciar negociações de coligação com o partido Nós, Cidadãos!, numa reunião que também aprovou Santana Lopes como cabeça-de-lista por Lisboa.

Reunido este sábado na Figueira da Foz, o senado do partido deu parecer favorável para que a direção, liderada pelo antigo primeiro-ministro Santana Lopes, inicie “o processo de negociação de uma coligação pré-eleitoral” com o partido Nós, Cidadãos! e com outras forças políticas convidadas, disse o vice-presidente do Aliança, Bruno Ferreira Costa, que falava à agência Lusa no final da reunião.

Durante a semana, o partido Nós, Cidadãos! tinha lançado o desafio ao Aliança para uma coligação pré-eleitoral “ao centro”. Segundo Bruno Ferreira Costa, há abertura por parte do partido “para uma coligação pré-eleitoral para as legislativas com as forças democráticas do centro e centro-direita, para fazer face à frente de esquerda”.

O vice-presidente do Aliança salientou que há, no entanto, partidos com os quais esta força política não estará disponível para formalizar uma coligação, como é o caso do novo movimento Chega, partido de André Ventura que ainda não está oficializado como força política.

Na reunião do Senado, foi também dado parecer positivo a alguns dos cabeças de lista às legislativas, informou Bruno Ferreira Costa. Pedro Santana Lopes, líder do partido, será o cabeça-de-lista por Lisboa, Bruno Ferreira Costa pelo círculo eleitoral do Porto e o antigo deputado do PSD Luís Cirilo por Braga.

Foram ainda aprovados os nomes de Carlos Medeiros por Setúbal, Joaquim Sousa pela Madeira, Jorge Medeiros pelos Açores, Ana Camilo por Castelo Branco, Ana Rosado Fonseca por Évora, Odília Lopes por Faro, Rui Sousa por Santarém, Maria João Gaspar por Vila Real e Pedro Escada por Viseu.

Segundo o vice-presidente do Aliança, nesta fase, ainda não foram apresentados os cabeças-de-lista de todos os círculos eleitorais.

Durante o dia, que contou também com uma reunião da Direção Política Nacional da parte da manhã, o Senado aprovou também “as traves mestras da linha programática do partido”, que terá o combate à pobreza e à exclusão social como “uma causa transversal” na redação do programa eleitoral, referiu.

O combate à corrupção, a requalificação do Serviço Nacional de Saúde, o crescimento económico e a coesão social e territorial são outras das “traves mestras” definidas pelo Aliança, disse.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulgou proibição de deputados na direção de clubes

Na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou um conjunto de alterações ao Estatuto dos Deputados. Um das medidas aumenta as incompatibilidades dos membros do Parlamento e que foi aprovado por uma das chamadas "maiorias negativas". Os …

Messi renovou, mas...

...o Barcelona vai ter problemas para anunciar oficialmente a prolongação do seu contrato. A LaLiga não vai abrir exceções, no que diz respeito às contas dos clubes. As últimas semanas têm apontado para a renovação de …

Estado vai passar a ser o único acionista da TAP

O Estado português vai passar a ser o único acionista da TAP, depois de uma operação para limpar os prejuízos. O Estado vai passar a ser o único acionista da TAP, depois de uma operação para …

A dieta vegetariana pode estar associada a altos níveis de depressão

Um novo estudo revela que a dieta vegetariana pode estar associada a níveis mais altos de depressão. A pesquisa envolveu quase 50 mil pessoas. A pesquisa foi realizada com base em estudos existentes que ligam o …

Atleta bielorrussa já saiu de Tóquio e chega esta quarta-feira a Viena

A atleta bielorrussa viaja para Viena, num voo que partiu de Tóquio, esta quarta-feira, em vez de se deslocar para Varsóvia como estava previsto inicialmente, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco. Portadora de um visto …

Quase 70% dos portugueses já têm uma dose. Vacina faz internamentos caírem até nove vezes

Um total de 57% da população residente em Portugal tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) na terça-feira. Ao todo, até domingo, 5,85 milhões de …

Polícia morre esfaqueado em ataque junto ao Pentágono. Atirador abatido pelas autoridades

O Pentágono foi esta terça-feira encerrado após se terem ouvido vários tiros disparados perto de uma plataforma da estação de metropolitano que serve o edifício. O suspeito de ter disparado vários tiros junto foi abatido …

Um dos camaleões mais raros do mundo, que se pensava extinto, foi encontrado no Malawi

Cientistas redescobriram, no Malawi, um dos camaleões mais raros do mundo, que se pensava extinto desde os anos 90 devido à intensa desflorestação do seu habitat. De acordo com o site Live Science, investigadores descobriram uma …

Crianças com cancro, diabetes ou obesidade entre as prioritárias para a vacinação

As crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente contra a covid-19, segundo a Direção-Geral da …

Descoberta nova partícula exótica de longa duração

Físicos do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) anunciaram a descoberta de mais uma partícula, um novo membro da crescente família dos tetraquarks. O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) apresentou uma nova descoberta na European Physical Society …