Diplomatas europeus visitam ativista luso-angolano em greve de fome

dr redeangola.info

O músico luso-angolano, 33 anos, é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Plymouth, Inglaterra, e em Economia e Gestão pela Universidade de Montpellier I, em França.

O músico luso-angolano, 33 anos, é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Plymouth, Inglaterra, e em Economia e Gestão pela Universidade de Montpellier I, em França.

Representantes de cinco embaixadas europeias em Luanda, incluindo Portugal, visitaram este sábado o ‘rapper’ e ativista angolano Luaty Beirão, detido desde junho e em greve de fome há 27 dias, disse à Lusa fonte da família.

A visita aconteceu durante a manhã, na clínica privada onde o jovem está internado desde quinta-feira – transferido de uma cadeia de Luanda por precaução -, e visou confirmar o seu estado de saúde e ouvir “de viva voz” os motivos do protesto de Luaty Beirão, um dos 15 detidos sob acusação de preparação de uma rebelião e de um atentado contra o Presidente angolano.

Ainda segundo a família, a delegação era composta por elementos das representações diplomáticas de Espanha, Portugal, Reino Unido e Suécia, além da própria embaixada da União Europeia em Luanda.

Luaty Beirão, que assina com os heterónimos musicais “Brigadeiro Mata Frakuzx” ou, mais recentemente, “Ikonoklasta”, foi transferido na quinta-feira do hospital-prisão de São Paulo, também na capital, onde estava desde 09 de outubro, para uma clínica privada de Luanda.

“Neste momento passa bem, preferiu-se mandá-lo para uma unidade mais diferenciada, por uma questão de precaução”, disse à Lusa Manuel Freire, chefe nacional do departamento de saúde dos Serviços Prisionais angolanos, garantindo que o seu estado de saúde “continua estável”.

A família confirma que não houve qualquer evolução relevante no seu estado de saúde nas últimas horas, permanecendo “estável”, apesar da “gravidade”.

“Dizem-nos que neste momento não há sinal de alarme”, disse a mesma fonte.

Na clínica, Luaty Beirão é vigiado por elementos dos Serviços Prisionais no interior e exterior do quarto. Antes, desde 20 de junho, permanecia detido num dos estabelecimentos prisionais de Luanda, tal como os restantes 14 elementos visados na operação de junho das autoridades angolanas.

Como a Lusa noticiou na sexta-feira, Luaty Beirão, que já não se movimenta pelos próprios meios, escreveu uma carta com procedimentos à família, no caso do agravamento do seu estado de saúde ou mesmo a morte.

Contudo, a família veio hoje esclarecer que a mesma “não é sintomática de nada”, sendo uma “declaração habitual neste contexto” e “apenas uma formalidade”, conforme regras internacionais.

“Serve para defender o paciente de ser alimentado à força, caso perca a consciência, ainda que momentaneamente, o que constitui uma violação dos seus direitos, e defende os próprios médicos das respetivas consequências”, explicou a família, em comunicado.

“Ele é assim, uma pessoa muito convicta, muito vertical, no que toca à defesa dos seus direitos. Nada mais podemos fazer em relação a isso”, revelou Mónica Almeida, a mulher de Luaty Beirão.

Em causa está a situação de um grupo de 17 jovens – duas em liberdade provisória – acusados formalmente, desde 16 de setembro passado, de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano, mas sem que haja uma decisão do tribunal de Luanda sobre a prorrogação da prisão preventiva em que se encontram.

Luaty Beirão entrou em greve de fome há 27 dias, para denunciar estar detido ilegalmente, por se ter esgotado o prazo máximo de 90 dias de prisão preventiva, que decorreu de 20 de junho a 20 de setembro.

O músico luso-angolano, de 33 anos, é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Plymouth, Inglaterra, e em Economia e Gestão pela Universidade de Montpellier I, em França.

É filho de João Beirão, já falecido, que foi fundador e primeiro presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), entre outras funções públicas, sendo descrito por várias fontes como tendo sido sempre muito próximo do Presidente angolano.

ZAP / Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …