Diplomatas angolanos concluem que eleições foram “livres, justas e credíveis”

Chatham House / Flickr

Georges Rebelo Chikoti, ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola

Um grupo de 149 diplomatas angolanos observou as eleições gerais de 23 de agosto, em Angola, tendo concluído que foram “livres, justas e credíveis”, anunciou este domingo em Luanda o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

De acordo com o chefe da diplomacia angolana, para este processo de observação eleitoral, a convite da Comissão Nacional Eleitoral, foram constituídos 8 grupos que cobriram 116 assembleias de voto em 8 municípios da província de Luanda, acrescida da observação também nas províncias de Cabinda, Cunene, Cuando Cubango, Zaire e Benguela.

“Face ao que observou, considera as eleições foram livres, justas e credíveis, premissas que contribuem para o reforço da democracia e coesão nacional”, referiu o ministro Georges Chikoti, na leitura da declaração final da equipa de observadores nacionais do Ministério das Relações Exteriores.

Estes diplomatas angolanos assistiram ainda ao processo de encerramento das urnas e contagem de votos, tendo constatado que foi “rigoroso” e “acompanhado pelos delegados de lista dos partidos concorrentes e observadores”.

“As eleições gerais foram realizadas de acordo com as práticas internacionais e no respeito dos princípios democráticos e direitos políticos consagrados na Constituição da República de Angola e em consonância com a sua lei eleitoral“, declarou Georges Chikoti, que coordenou este grupo de observadores.

Tal como outros observadores, nacionais e internacionais, a equipa de diplomatas reconheceu dificuldades na garantia de alimentação aos técnicos eleitorais presentes nas mesas de voto, bem como dificuldades logísticas no processo de contagem dos votos: “Em algumas assembleias tiveram de recorrer a luz artificial. A contagem foi lenta, mas eficaz”.

Os resultados provisórios, divulgados na sexta-feira pela CNE de Angola, colocam o Movimento Popular de Libertação de Angola, MPLA, na frente da contagem com 61,05%, e 4.115.302 votos, elegendo João Lourenço como próximo Presidente da República.

No entanto, estes resultados preliminares – os finais só serão divulgados depois de 06 de setembro -, com quase 99% das mesas de voto escrutinadas, não são reconhecidos pelos partidos da oposição, que estão a fazer um escrutínio paralelo, com base nas atas síntese e de operações enviadas pelos respetivos delegados às assembleias de voto.

Na contagem anunciada pela CNE, a União Nacional para a Independência Total de Angola, UNITA, conta com 26,72%, chegando aos 1.800.860 votos.

À Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) são atribuídos 639.789 votos (9,49%), com 16 deputados, ao Partido de Renovação Social (PRS) 89.763 votos (1,33%) e dois deputados, e à Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) 61.394 votos (0,91%) e um deputado.

A Aliança Patriótica Nacional (APN) soma 33.437 votos (0,50%), mas ainda insuficiente para garantir um deputado.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Clareo, outra observação, e o padrinho ZEDU punha-os na Jamba a guardar Impalas.

    ps: Espero que o comentario seja publicado.

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …