Diogo Jota marca na reviravolta do Liverpool sobre o Arsenal

Jason Cairndruff / EPA

O avançado estreou-se, esta segunda-feira, na Premier League pelo Liverpool, marcando o terceiro golo do campeão inglês, na reviravolta sobre o Arsenal (3-1).

Diogo Jota, avançado luso contratado ao Wolverhampton, e que tinha jogado pelos reds na terceira eliminatória da Taça da Liga frente ao Lincoln (7-2), entrou aos 80 minutos e, aos 88, aparou um alívio de David Luiz, controlou a bola sem a deixar cair e rematou para o golo que encerrou definitivamente as contas do jogo.

Antes do tento, aos 83, sozinho, atirou ao lado com tudo para marcar, um pouco antes de Salah (86) o atrapalhar num remate que poderia ter sentenciado a partida um pouco mais cedo.

O Arsenal, que vinha de dois triunfos, até se adiantou aos 25 minutos, na sequência de falha dupla, a primeira do defesa Robertson que aliviou a bola em direção à sua baliza, colocando em jogo o francês Lacazette, que acertou mal no ‘brinde’ do escocês, mas viu a bola enrolar e a passar por cima do brasileiro Alisson.

O senegalês Sadio Mané igualou passados três minutos, limitando-se a recarregar defesa incompleta de Leno. O lateral-esquerdo Robertson redimiu-se aos 34, quando surgiu solto nas costas da defesa – falhou o corte in-extremis – e controlou a bola de forma a atirá-la para fora do alcance do guarda-redes.

Lacazette podia ter operado nova reviravolta no marcador em duas vezes que surgiu isolado. Aos 59, tentou picar a bola e colocou-a nas mãos de Alison e, aos 63, permitiu a defesa do guarda-redes brasileiro.

A entrada de Diogo Jota, que no fim mereceu um abraço e um sorriso do treinador Jurgen Klopp, espevitou o campeão, que não voltou a sofrer calafrios na fase decisiva. O Liverpool reparte o comando com Leicester e Everton, todos com o pleno de nove pontos.

No final do jogo, Klopp deixou rasgados elogios ao internacional português. “Estou muito satisfeito pelo Diogo Jota. Um rapaz ‘top’ mesmo. É tão difícil melhorar uma equipa como a nossa. Ele já estava na minha lista há dois ou três anos e agora está aqui”, declarou, citado pelo jornal Record.

O avançado luso também não escondeu a felicidade por ter ajudado a equipa na sua estreia na Premier League. “É uma sensação fantástica, só queria que fosse com o estádio cheio, mas estou feliz por fixar a vitória para a equipa e conseguir o resultado. No futebol às vezes marcas, às vezes falhas e tens de acreditar que vais marcar. Felizmente, marquei”, explicou à Sky Sports, citado pelo site Sapo Desporto.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de testagem em massa. Pessoas assintomáticas ou sem exposição também vão ser testadas

O Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) divulgou, esta terça-feira, o plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal. De acordo com o jornal Público, a estratégia de testagem em Portugal vai …

Fim das moratórias teve "impacto reduzido". Possibilidade de extensão é "muito escassa"

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), disse no Parlamento que o fim das moratórias teve um "impacto muito reduzido" nas famílias no mês de março, tendo registado um número "muito baixo" …

A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns destes alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema. O sistema alimentar precisa de água para …

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …