Diocese pede falência após denúncias de abusos

Catholic Church / Flickr

-

Uma diocese católica no estado americano de Montana submeteu esta sexta-feira um pedido de recuperação judicial, no meio de acusações de abusos de clérigos contra menores.

Dois processos judiciais de 2011 acusam a diocese de Helena, capital de Montana, nos Estados Unidos, de encobrir 362 casos de abuso sexual contra crianças entre 1940 e 1980. A sede do bispado é acusada de proteger os agressores e fazer vista grossa às denúncias.

O pedido de recuperação judicial faz parte de uma proposta de acordo que envolve até 15 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) em indemnizações para as vítimas que foram identificadas, além de uma quantia adicional para compensar outras vítimas que eventualmente venham a público mais tarde.

O acordo está a ser negociado em reuniões confidenciais, informa a imprensa americana.

Um tribunal de falências de Montana decidirá se aceita ou não o acordo.

Bthomp8 / wikimedia

O bispo de Montana, George Leo Thomas

O bispo de Montana, George Leo Thomas

Desculpas

O bispo local, George Leo Thomas, pediu desculpas às vítimas e revelou que a maioria dos clérigos acusados já morreu e nenhum permanece em actividade, segundo informações da agência Associated Press.

A diocese diz ainda que estabeleceu programas de prevenção a abusos e uma linha directa para eventuais denúncias.

O bispo afirmou que o acordo deve deixar a diocese mais pobre, mas que ela permanecerá comprometida com a sua missão.

O porta-voz da diocese, Dan Bartleson, agregou que a falência pode ajudar a resolver as queixas de abuso e que as vítimas poderão opinar sobre o acordo.

Mas diversas companhias seguradoras da diocese estão a accionar a Justiça contra o acordo, argumentando que não lhes cabe pagar por supostos abusos ocorridos antes de as suas apólices terem sido assinadas.

A diocese emprega cerca de 200 pessoas nas suas paróquias, programas sociais e escolas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …