Dinheiro desviado da Petrobras pagou prostitutas de luxo

GOVBA / Flickr

Batismo da Plataforma P-59 da Petrobras em Maragogipe

As autoridades que investigam a chamada Operação Lava Jato, relativa aos casos de corrupção na petrolífera estatal brasileira Petrobras, descobriram que parte do dinheiro desviado serviu para pagar os serviços de prostitutas de luxo para usufruto de políticos e de directores da empresa.

Esta informação terá sido revelado ao Ministério Público e à Polícia Federal pelo empresário Alberto Youssef, que é acusado de 3.649 crimes de evasão de divisas, além de outros crimes no âmbito da Operação Lava Jato, por suspeitas de ter feito sair para o exterior avultadas quantias em dinheiro.

De acordo com o que apurou o jornal Folha de S.Paulo, Alberto Youssef terá sido confrontado com documentos que referiam gastos que as autoridades não conseguiam justificar e terá afirmado que se referiam ao pagamento de prostitutas de luxo.

A mesma publicação nota que só em 2012 foram gastos 150 mil reais (mais de 42 mil euros) com serviços de sexo pago com mulheres que participavam em programas de televisão, em desfiles de escolas de samba e que eram figuras de capa de revistas.

Cada programa com estas acompanhantes de luxo custava até 20 mil reais (quase seis mil euros), segundo a Folha de S. Paulo.

O dinheiro desviado no escândalo da Petrobras também terá sido usado para pagar festas com as prostitutas, havendo, nomeadamente, o relato de uma festa no terraço de um hotel em S. Paulo onde foram gastos 90 mil reais (mais de 25 mil euros).

Já se tinha noticiado que as verbas desviadas também foram usadas para financiar a aquisição de helicópteros, barcos e carros importados.

Os esquemas de corrupção do caso Petrobras envolvem dirigentes da empresa estatal e políticos dos Partidos PP, PT e PMDB que apoiaram os governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, anterior e actual presidentes do Brasil.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estão admirados de quê? Este é o dia a dia das multinacionais. Todos os administradores destas empresas o conhecem, desde de Coca Cola, Pepsi, Ford, etc,etc,etc.
    Quando vão de viagem de importantes negócios, têm sempre este tipo de coisas à disposição. Isto não falando nas empresas de medicamentos – Mestres neste tipo de coisas. Mas bom, tudo bem. A Caravana passa,….

  2. Talvez algum desse dinheiro servisse para investir em gasolina para as friccionar e torná-las assim ainda mais explosivas.

RESPONDER

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …

Ronaldo não sai da Juventus antes de 2022

O diretor desportivo da Juventus afirmou esta segunda-feira que tem a certeza de que Cristiano Ronaldo vai ficar na Juventus até ao final do contrato, em junho de 2022. "Cristiano Ronaldo neste momento está muito concentrado …

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …