Dinheiro desviado da Petrobras pagou prostitutas de luxo

GOVBA / Flickr

Batismo da Plataforma P-59 da Petrobras em Maragogipe

As autoridades que investigam a chamada Operação Lava Jato, relativa aos casos de corrupção na petrolífera estatal brasileira Petrobras, descobriram que parte do dinheiro desviado serviu para pagar os serviços de prostitutas de luxo para usufruto de políticos e de directores da empresa.

Esta informação terá sido revelado ao Ministério Público e à Polícia Federal pelo empresário Alberto Youssef, que é acusado de 3.649 crimes de evasão de divisas, além de outros crimes no âmbito da Operação Lava Jato, por suspeitas de ter feito sair para o exterior avultadas quantias em dinheiro.

De acordo com o que apurou o jornal Folha de S.Paulo, Alberto Youssef terá sido confrontado com documentos que referiam gastos que as autoridades não conseguiam justificar e terá afirmado que se referiam ao pagamento de prostitutas de luxo.

A mesma publicação nota que só em 2012 foram gastos 150 mil reais (mais de 42 mil euros) com serviços de sexo pago com mulheres que participavam em programas de televisão, em desfiles de escolas de samba e que eram figuras de capa de revistas.

Cada programa com estas acompanhantes de luxo custava até 20 mil reais (quase seis mil euros), segundo a Folha de S. Paulo.

O dinheiro desviado no escândalo da Petrobras também terá sido usado para pagar festas com as prostitutas, havendo, nomeadamente, o relato de uma festa no terraço de um hotel em S. Paulo onde foram gastos 90 mil reais (mais de 25 mil euros).

Já se tinha noticiado que as verbas desviadas também foram usadas para financiar a aquisição de helicópteros, barcos e carros importados.

Os esquemas de corrupção do caso Petrobras envolvem dirigentes da empresa estatal e políticos dos Partidos PP, PT e PMDB que apoiaram os governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, anterior e actual presidentes do Brasil.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estão admirados de quê? Este é o dia a dia das multinacionais. Todos os administradores destas empresas o conhecem, desde de Coca Cola, Pepsi, Ford, etc,etc,etc.
    Quando vão de viagem de importantes negócios, têm sempre este tipo de coisas à disposição. Isto não falando nas empresas de medicamentos – Mestres neste tipo de coisas. Mas bom, tudo bem. A Caravana passa,….

  2. Talvez algum desse dinheiro servisse para investir em gasolina para as friccionar e torná-las assim ainda mais explosivas.

RESPONDER

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …