Dinheiro desviado da Petrobras pagou prostitutas de luxo

GOVBA / Flickr

Batismo da Plataforma P-59 da Petrobras em Maragogipe

As autoridades que investigam a chamada Operação Lava Jato, relativa aos casos de corrupção na petrolífera estatal brasileira Petrobras, descobriram que parte do dinheiro desviado serviu para pagar os serviços de prostitutas de luxo para usufruto de políticos e de directores da empresa.

Esta informação terá sido revelado ao Ministério Público e à Polícia Federal pelo empresário Alberto Youssef, que é acusado de 3.649 crimes de evasão de divisas, além de outros crimes no âmbito da Operação Lava Jato, por suspeitas de ter feito sair para o exterior avultadas quantias em dinheiro.

De acordo com o que apurou o jornal Folha de S.Paulo, Alberto Youssef terá sido confrontado com documentos que referiam gastos que as autoridades não conseguiam justificar e terá afirmado que se referiam ao pagamento de prostitutas de luxo.

A mesma publicação nota que só em 2012 foram gastos 150 mil reais (mais de 42 mil euros) com serviços de sexo pago com mulheres que participavam em programas de televisão, em desfiles de escolas de samba e que eram figuras de capa de revistas.

Cada programa com estas acompanhantes de luxo custava até 20 mil reais (quase seis mil euros), segundo a Folha de S. Paulo.

O dinheiro desviado no escândalo da Petrobras também terá sido usado para pagar festas com as prostitutas, havendo, nomeadamente, o relato de uma festa no terraço de um hotel em S. Paulo onde foram gastos 90 mil reais (mais de 25 mil euros).

Já se tinha noticiado que as verbas desviadas também foram usadas para financiar a aquisição de helicópteros, barcos e carros importados.

Os esquemas de corrupção do caso Petrobras envolvem dirigentes da empresa estatal e políticos dos Partidos PP, PT e PMDB que apoiaram os governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, anterior e actual presidentes do Brasil.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estão admirados de quê? Este é o dia a dia das multinacionais. Todos os administradores destas empresas o conhecem, desde de Coca Cola, Pepsi, Ford, etc,etc,etc.
    Quando vão de viagem de importantes negócios, têm sempre este tipo de coisas à disposição. Isto não falando nas empresas de medicamentos – Mestres neste tipo de coisas. Mas bom, tudo bem. A Caravana passa,….

  2. Talvez algum desse dinheiro servisse para investir em gasolina para as friccionar e torná-las assim ainda mais explosivas.

RESPONDER

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …