Mandíbula dos Habsburgos era anormalmente grande (e já se sabe porquê)

Durante séculos, a família Habsburgo governou grande parte da Europa central e ficou marcada por muitos dos seus membros partilharem uma mandíbula grande e saliente, conhecida como a “mandíbula de Habsburgo”.

Novas investigações sugerem que esta característica proeminente terá sido provavelmente o resultado da consanguinidade geracional. Durante mais de 200 anos, as famílias da Áustria e de Espanha casaram-se entre si, garantindo o seu nome e poder em grande parte do continente.

Esta família chegou a reinar Portugal, durante a dinastia filipina, no período de união entre o nosso país e Espanha, isto é, em que o Rei de Espanha era simultaneamente o Rei de Portugal. Os três reis da dinastia filipina – Filipe I, II e III – pertenciam à Casa de Habsburgo e governaram em Portugal entre 1580 e 1 de dezembro de 1640.

Agora, os investigadores dizem que a mandíbula famosa da família era mais do que apenas uma característica hereditária. “A dinastia dos Habsburgos foi uma das mais influentes da Europa, mas tornou-se conhecida por consanguinidade, que foi a sua eventual queda. Mostrámos pela primeira vez que há uma clara relação positiva entre consanguinidade e aparência da mandíbula de Habsburgo”, afirmou o autor do estudo, Roman Vilas, da Universidade de Santiago de Compostela em comunicado, divulgado pelo EurekAlert.

Os investigadores usaram a dinastia Habsburgo como um “laboratório genético” e consultaram dez cirurgiões maxilofaciais para analisar as deformidades faciais em 66 retratos históricos, que estão expostos em museus de todo o mundo.

Os cirurgiões tiveram de diagnosticar o grau de 11 características do prognatismo mandibular (MP), ou “mandíbula de Habsburg”, e sete características da deficiência maxilar (DM), caracterizada por um lábio inferior proeminente e uma ponta nasal pendente.

A análise genética de mais de seis mil indivíduos de mais de 20 gerações também encontrou uma forte relação entre o grau de consanguinidade e o grau de MP.

Os indivíduos com grande coeficiente de consanguinidade apresentaram versões extremas destas condições, por exemplo o rei de Espanha, Carlos II, Margarida da Áustria, rainha de Espanha e o rei Leopoldo II do Sacro Império Romano-Germânico. Dos analisados, Maria da Borgonha, que se casou com a família em 1477, tinha o menor grau de ambas as características.

“Como temos genealogias profundas e precisas dos reis e rainhas da dinastia espanhola dos Habsburgo, podemos usar isto em nosso proveito para estudar a relação entre a consanguinidade e o rosto humano. O facto de que uma complexa mudança de característica sob consanguinidade é prova da sua arquitetura genética dominante”, disse o autor do estudo Francisco Ceballos, em declarações ao IFLScience.

Assim, de acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Annals of Human Biology, características que possuem algum componente dominante na sua arquitetura genética serão alteradas pela consanguinidade através de um fenómeno chamado depressão por consanguinidade, uma redução na aptidão biológica que sugere que a “mandíbula de Habsburgo” possa ser considerada um gene recessivo.

“Aprendemos várias coisas através deste estudo. Primeiro, que a ‘mandíbula de Habsburgo’ não é apenas um problema de prognatismo, mas a combinação de duas “questões”: prognatismo (MP) e a deficiência maxilar (DM). Também encontramos uma grande correlação entre essas duas características e que o prognatismo mandibular é afetado pela consanguinidade”, explicou Ceballos, acrescentando que MP e MD são correlacionadas e podem ter duas arquiteturas genéticas diferentes e padrões herdados.

Porém, os autores não podem descartar a hipótese de o rosto dos Habsburgos serem simplesmente uma característica hereditária e que o estudo seja uma primeira aproximação da arquitetura genética do rosto humano. Além disso, o estudo é de baixo tamanho amostral.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …