Novo imposto obriga dinamarqueses a comer menos carne

SXC

A Dinamarca quer fomentar uma mudança nos hábitos alimentares da sua população para que comam menos carne de vaca e, em nome do combate ao aquecimento global, vai criar um novo imposto sobre o seu consumo.

A indústria da carne é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases com efeitos de estufa, com especial destaque para a carne de vaca. A produção bovina consome cerca de 11 vezes mais água do que a produção de porco ou galinha.

Estes dados levaram o Conselho Dinamarquês de Ética a considerar que a população é “eticamente” obrigada a reduzir o consumo de carne, em defesa do clima.

Para dar um empurrão nesse sentido e para obrigar os dinamarqueses a mudarem os seus hábitos alimentares e a consumirem menos carne, este Conselho estuda a aplicação de um novo imposto ao consumo de carne.

A ideia é começar pela carne de vaca, para depois alargar a medida a todas as carnes vermelhas e posteriormente a outros alimentos prejudiciais para o ambiente.

Esta nova taxa deverá ter um valor gradual, em função do contributo que as comidas em causa têm em termos de impactos negativos para o clima.

O porta-voz do Conselho de Ética, Mickey Gjerris, é citado pelo jornal The Washington Post a notar que a medida é não apenas uma “resposta efectiva aos alimentos que danificam o ambiente”, mas também uma forma de “aumentar a consciência para as alterações climáticas”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …