Novo imposto obriga dinamarqueses a comer menos carne

SXC

A Dinamarca quer fomentar uma mudança nos hábitos alimentares da sua população para que comam menos carne de vaca e, em nome do combate ao aquecimento global, vai criar um novo imposto sobre o seu consumo.

A indústria da carne é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases com efeitos de estufa, com especial destaque para a carne de vaca. A produção bovina consome cerca de 11 vezes mais água do que a produção de porco ou galinha.

Estes dados levaram o Conselho Dinamarquês de Ética a considerar que a população é “eticamente” obrigada a reduzir o consumo de carne, em defesa do clima.

Para dar um empurrão nesse sentido e para obrigar os dinamarqueses a mudarem os seus hábitos alimentares e a consumirem menos carne, este Conselho estuda a aplicação de um novo imposto ao consumo de carne.

A ideia é começar pela carne de vaca, para depois alargar a medida a todas as carnes vermelhas e posteriormente a outros alimentos prejudiciais para o ambiente.

Esta nova taxa deverá ter um valor gradual, em função do contributo que as comidas em causa têm em termos de impactos negativos para o clima.

O porta-voz do Conselho de Ética, Mickey Gjerris, é citado pelo jornal The Washington Post a notar que a medida é não apenas uma “resposta efectiva aos alimentos que danificam o ambiente”, mas também uma forma de “aumentar a consciência para as alterações climáticas”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …