Dinamarca projeta zoo com animais soltos e público “invisível”

BBC

-

Um jardim zoológico na Dinamarca pretende que os visitantes possam passear entre os animais soltos – aparecendo de forma invisível para eles.

No projeto futurístico do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o público entrará em cápsulas espelhadas, e ficará escondido atrás de troncos de árvores ou debaixo da terra.

O conceito criado por Ingels para o Zootopia tem o objetivo de permitir a visita a 120 hectares (equivalente a mais ou menos 120 campos de futebol) de habitat perturbando os animais o mínimo possível.

Para isso, projetou um intrincado sistema de teleféricos, cápsulas flutuantes e esconderijos, entre eles, buracos de observação dentro de montes falsos.

Viver em harmonia

Tudo, partindo do princípio de que os animais não serão incomodados pela passagem das cápsulas ovais espelhadas.3

“A maior e mais importante missão de um arquiteto é projetar ecossistemas feitos pelo homem, garantir que as nossas cidades e edifícios sejam adaptados ao nosso estilo de vida”, afirmou o fundador do Bjarke Ingels Group (BIG).

“Temos que garantir que as nossas cidades ofereçam uma estrutura generosa para pessoas de origens, sexos, níveis económicos e de educação e idades diferentes. Para que todos possam viver juntos em harmonia ao mesmo tempo em que levamos em conta as necessidades individuais e o bem comum.”

Para o arquiteto, em lugar algum este desafio é maior do que em um zoológico.

Por isso, projetou um zoo em que a relação entre os próprios animais e entre animais e visitantes seja “a melhor e mais livre possível”.

O parque será dividido em três “continentes” interligados: África, Ásia e Américas.

O visitantes entrarão no zoo por uma enorme praça, dentro de uma espécie de cratera, da qual terão visões panorâmicas para o resto do zoo.

De lá, terão adiante 4 quilómetros de trilhos pela “natureza”, flutuando nas cápsulas num rio, pedalando pelas savanas ou “sobrevoando” as Américas num teleférico.

Os ursos poderão ser observados por detrás de “troncos” de árvores, leões podem ser vistos de uma espécie de trincheira camuflada na paisagem e as girafas, através de “olhos mágicos” num monte.

Bjarke Ingels é conhecido pelos seus projetos inovadores, tendo idealizado uma central de processamento de lixo em Copenhaga com uma pista de esqui que serpenteava a sua cobertura.

Outro projeto famoso do arquitecto é uma torre de observação que se encontra ainda em construção em Phoenix, no Arizona, EUA, em formato de um chupa-chupa.

O Zootopia deve substituir o atual zoológico de Givskud, no sul da Dinamarca, que permanecerá aberto durante o período de obras.

A primeira fase do projeto deve estar concluída até 2019, altura em que o zoo completa 50 anos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …