Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa.

A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma curva U inversa, em parte devido a erros cromossómicos que ocorrem naturalmente em óvulos humanos, de acordo com um novo estudo citado pelo IFLScience.

Para entender exatamente o que é que isto significa, temos de rever alguns conceitos básicos de biologia reprodutiva. Ao contrário dos rapazes — que começam a formar espermatozoides só depois de atingirem a puberdade — as raparigas nascem com um conjunto exato de óvulos, que permanecem imaturos até haver um ciclo menstrual.

“Enquanto os óvulos permanecem inativos, uma espécie de cola molecular fará com que os cromossomas fiquem juntos. Mais tarde, quando os ovos estão a amadurecer, os cromossomas dividem-se. Mas quanto mais as mulheres envelhecem, maior o risco de a cola quebrar de forma prematura”, afirmou num comunicado Eva Hoffmann, investigadora da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e uma das autoras do estudo publicado na revista Science.

Ao analisar três mil óvulos de raparigas e mulheres com idades compreendidas entre os nove e os 43 anos, os investigadores descobriram que os óvulos de adolescentes e mulheres com trinta ou mais anos experimentam erros cromossómicos, ou aneuploidia, que “resultam em desequilíbrio genómico e aborto espontâneo”.

Nos dois casos, esses erros cromossómicos aumentam a probabilidade de expulsão de óvulos sem fertilização, atuando como um tipo de “relógio molecular”, garantindo que apenas os melhores ovos são fertilizados.

“Sabemos há muito tempo que nós humanos temos uma curva de fertilidade única quando comparada com outras espécies. A curva começa muito fraca na adolescência e desce novamente quando as mulheres chegam aos 30 anos. Mas, até agora, não sabíamos o que realmente estava a causar essas mudanças”, explica Hoffmann.

Quando as adolescentes amadurecem e chegam à casa dos 20 anos, os seus óvulos tornam-se mais saudáveis à medida que os erros cromossómicos desaparecem. Porém, à medida que o material hereditário contido na cola começa a decompor-se, ocorrem erros cromossómicos que podem levar a bebés com Síndrome de Down ou infertilidade em mulheres mais velhas.

Os investigadores não sabem ao certo por que a fertilidade segue este ciclo, mas Hoffman tem duas teorias: por um lado, falando do espectro etário, isso poderia impedir as mulheres jovens de engravidar antes de os seus corpos estarem totalmente desenvolvidos (por exemplo, ancas mais largas). Por outro lado, poderia estar ligada à “hipótese da avó”, segundo a qual as fêmeas perdem a capacidade de se reproduzir para que possam assumir um papel de apoio a outras mulheres e crianças na sua família ou círculo social.

Hoffman conclui que entender como a fertilidade das mulheres funciona pode ajudar a informar os médicos como dar aconselhamento e tratar a infertilidade.

“O aborto espontâneo ainda é um tabu, mas com um conhecimento como este, somos capazes de entender e demonstrar melhor que é uma coisa natural. Ao mesmo tempo, uma maior compreensão dos mecanismos por detrás do nosso relógio biológico pode-nos permitir controlar melhor a quebra dos óvulos”, conclui Hoffmann.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …