Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa.

A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma curva U inversa, em parte devido a erros cromossómicos que ocorrem naturalmente em óvulos humanos, de acordo com um novo estudo citado pelo IFLScience.

Para entender exatamente o que é que isto significa, temos de rever alguns conceitos básicos de biologia reprodutiva. Ao contrário dos rapazes — que começam a formar espermatozoides só depois de atingirem a puberdade — as raparigas nascem com um conjunto exato de óvulos, que permanecem imaturos até haver um ciclo menstrual.

“Enquanto os óvulos permanecem inativos, uma espécie de cola molecular fará com que os cromossomas fiquem juntos. Mais tarde, quando os ovos estão a amadurecer, os cromossomas dividem-se. Mas quanto mais as mulheres envelhecem, maior o risco de a cola quebrar de forma prematura”, afirmou num comunicado Eva Hoffmann, investigadora da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e uma das autoras do estudo publicado na revista Science.

Ao analisar três mil óvulos de raparigas e mulheres com idades compreendidas entre os nove e os 43 anos, os investigadores descobriram que os óvulos de adolescentes e mulheres com trinta ou mais anos experimentam erros cromossómicos, ou aneuploidia, que “resultam em desequilíbrio genómico e aborto espontâneo”.

Nos dois casos, esses erros cromossómicos aumentam a probabilidade de expulsão de óvulos sem fertilização, atuando como um tipo de “relógio molecular”, garantindo que apenas os melhores ovos são fertilizados.

“Sabemos há muito tempo que nós humanos temos uma curva de fertilidade única quando comparada com outras espécies. A curva começa muito fraca na adolescência e desce novamente quando as mulheres chegam aos 30 anos. Mas, até agora, não sabíamos o que realmente estava a causar essas mudanças”, explica Hoffmann.

Quando as adolescentes amadurecem e chegam à casa dos 20 anos, os seus óvulos tornam-se mais saudáveis à medida que os erros cromossómicos desaparecem. Porém, à medida que o material hereditário contido na cola começa a decompor-se, ocorrem erros cromossómicos que podem levar a bebés com Síndrome de Down ou infertilidade em mulheres mais velhas.

Os investigadores não sabem ao certo por que a fertilidade segue este ciclo, mas Hoffman tem duas teorias: por um lado, falando do espectro etário, isso poderia impedir as mulheres jovens de engravidar antes de os seus corpos estarem totalmente desenvolvidos (por exemplo, ancas mais largas). Por outro lado, poderia estar ligada à “hipótese da avó”, segundo a qual as fêmeas perdem a capacidade de se reproduzir para que possam assumir um papel de apoio a outras mulheres e crianças na sua família ou círculo social.

Hoffman conclui que entender como a fertilidade das mulheres funciona pode ajudar a informar os médicos como dar aconselhamento e tratar a infertilidade.

“O aborto espontâneo ainda é um tabu, mas com um conhecimento como este, somos capazes de entender e demonstrar melhor que é uma coisa natural. Ao mesmo tempo, uma maior compreensão dos mecanismos por detrás do nosso relógio biológico pode-nos permitir controlar melhor a quebra dos óvulos”, conclui Hoffmann.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …