/

Dilma Rousseff pede apoio a Espanha para libertar Lula da Silva

2

Antonio Cruz / Agência Brasil

Lula da Silva e Dilma Rousseff

A antiga Presidente do Brasil pediu o apoio dos partidos políticos, sindicatos e sociedade civil espanhola para conseguir a libertação de Lula da Silva e acusou o atual Governo de manipular a verdade.

A antiga Presidente do Brasil Dilma Rousseff pediu este domingo o apoio dos partidos políticos, sindicatos e sociedade civil espanhola para conseguir a libertação do ex-Presidente Lula da Silva e acusou o atual Governo de manipular a verdade.

“Lula é inocente… Nesta democracia, a primeira vítima é a verdade”, afirmou Dilma Rousseff durante a sua participação nas comemorações do 130º aniversário da UGT em Madrid, onde protagonizou uma demonstração de apoio a Lula da Silva.

Dilma Rousseff agradeceu o apoio da UGT – União Geral dos Trabalhadores e do seu secretário-geral, Pepe Álvarez, que tem agendada uma visita, em 10 de outubro, a Lula da Silva, na prisão.

A antiga Presidente brasileira reiterou que o Presidente Jair Bolsonaro participou num golpe de Estado disfarçado, face a um possível retorno de Lula da Silva ao poder, apesar de “não ter havido tanques nas ruas”.

O golpe de Estado de Bolsonaro foi feito com ataques “progressivos à democracia, ao sistema judicial e ao sistema parlamentar”, defendeu.

“Estamos perante um padrão diferente de golpe de Estado, com outra forma e outra ação”, disse, alertando para que o Brasil está a presenciar o emergir do neofascismo e da agenda neoliberal.

Rousseff acusou também o atual Governo de não proteger os direitos dos trabalhadores e de se dedicar a fazer reformas laborais “duras” e “a desnacionalizar” as empresas públicas.

Segundo Dilma Rousseff, Bolsonaro quer vender a Petrobras, empresa que, na sua opinião, é “a joia da coroa do Brasil”, já que conseguiu produzir tecnologia própria para extrair petróleo de alta qualidade, sublinhando que isso aconteceu durante o seu mandato e o de Lula da Silva.

Rousseff também acusou Bolsonaro de “destruir deliberadamente” a Amazónia para “vender madeira” e lembrou que “o Brasil sem a Amazónia não é o Brasil”.

A vice-primeira-ministra espanhola, Carmen Calvo, que encerrou as jornadas de aniversário da UGT, admitiu que o Governo de Madrid está “preocupado com o progresso dos discursos da extrema direita em todos os países do mundo e também no Brasil”.

Carmen Calvo desejou à antiga Presidente do Brasil “muita sorte e muito ânimo para o trabalho que faz no seu país”.

// Lusa

2 Comments

  1. Mas que pessoa sem vergonha. Isso é somente o desespero. O Lula (PT) está preso, a Dilma (PT) está a ser investigada e em breve também será presa, muitos outros (PT) estão presos, o Haddad (PT) está a ser investigado para ser preso..não percam os próximo episódios…

  2. Hahahahah
    O golpe foi tão grande que a própria Dilma candidatou-se a Senadora em seu estado e não ganhou a eleição. Só não enxergar quem não quer ver. Como os brasileiros estão abrindo os olhos, pelo menos boa parte deles, e não aceitam mais os absurdo do PT, eles não têm outra opção a recorrer a “amigos” de fora que não possuem ideia da destruição que deixaram no Brasil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.