Somos mais novos do que as gerações anteriores

Só somos tão velhos, quanto nos sentimos. Pelo menos é o que diz o ditado e, aparentemente, alguns de nós estão a envelhecer mais devagar do que há duas décadas, de acordo com uma nova pesquisa.

Há provas científicas de que o envelhecimento biológico está a desacelerar em alguns casos. A idade biológica é um bom indicador da saúde da população, e se o ritmo diminuir, isso não significa apenas que estamos a viver mais tempo, mas que também estamos a viver vidas mais saudáveis, por mais tempo. Esse é o caso, por exemplo, do Cristiano Ronaldo que, de acordo com especialistas, apresenta uma idade biológica de 23 anos.

A equipa de investigadores observou os dados nutricionais e de saúde de 21.575 pessoas com idades inferiores a 80 anos nos Estados Unidos, entre 1988 e 2010 e examinou os dados relativos ao metabolismo, inflamação, função dos órgãos, pressão sanguínea e capacidades respiratórias.

“Esta é a primeira prova de que atrasamos o envelhecimento numa amostra nacional de americanos”, disse o autor do novo estudo, publicado em março na revista Demography, Eileen M. Crimmins, da Universidade da Califórnia do Sul.

Entre as medidas tiradas pelos investigadores estão os níveis de hemoglobinas, o colesterol total, a creatinina (relacionada com o funcionamento dos rins), a fosfatase alcalina, relacionada com doenças hepáticas, a albumina e a proteína C-reativa no sangue.

Estes níveis podem indicar quão em forma e saudável está o corpo, e os investigadores encontraram conjuntos completos de dados de 70% da sua amostra – cerca de 15.103 pessoas.

Há também, no entanto, muitos sinais externos – conforme vamos envelhecendo, nem toda a gente é abençoada com o mesmo nível saúde e bem-estar. Isso é o envelhecimento biológico em funcionamento.

O estudo revelou que a idade biológica é mais baixa nos últimos períodos em todos os grupos etários, mas essa diferença varia com base na idade e no sexo. Os cientistas acreditam que fumar, a obesidade e o uso de medicamentos podem também desempenhar um importante papel neste campo.

Homens com idades entre os 60 e os 79 anos mostram as maiores mudanças, com uma descida média da idade biológica de mais de quatro anos entre os anos 1990 e 2000 – por isso, os homens neste grupo etário eram, no geral, mais saudáveis biologicamente do que os homens com as mesmas idades uma década antes.

Os investigadores enfatizam que são necessários esforços para manter estas melhorias consistentes com todos os grupos etários e géneros, de outra forma, certas secções da população podem perder uma qualidade de vida melhorada.

O envelhecimento biológico é importante para toda a sociedade porque significa que a população está a viver mais tempo sem que o risco de doenças sérias e invalidez seja ativado.

E, apesar de este estudo ser apenas concentrado na população norte-americana, todos esperamos que melhorias nos cuidados médicos e estilos de vida mais saudáveis tenham um efeito positivo na qualidade de vida nos nossos últimos anos.

PARTILHAR

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …