Cristiano Ronaldo tem 23 anos de idade biológica

Andrea di Marco / EPA

O golo “do outro mundo” de Cristiano Ronaldo

Aos 33 anos de idade, Cristiano Ronaldo tem um corpo de um jovem de 23. A conclusão é avançada em Espanha, com base nos dados físicos e de desempenho do avançado português.

O golo de pontapé de bicicleta que marcou esta semana no Estádio da Juventus em Turim, Itália, num jogo da Liga dos Campeões, deixou o mundo estupefacto. Trata-se de um golo “do outro mundo” que surpreende especialmente pelos 33 anos de Ronaldo.

A “bicicleta”, que fica para a história como um dos grandes golos do futebol mundial, reflecte a excelente forma física que o capitão da Selecção Portuguesa continua a manter.



De acordo com os registos médicos do Real Madrid, e tendo por base os resultados extraordinários do seu desempenho em campo, a idade biológica de Ronaldo situa-se nos 23 anos, destaca o jornalista Arancha Rodríguez, da Rádio Cope, citado pelo jornal As.

O avançado português já é o melhor marcador de sempre do Real Madrid, somando o impressionante número de 445 golos em 430 jogos.

Este desempenho acima da média está directamente relacionado com as capacidades físicas do jogador que tem apenas 7% de gordura corporal, enquanto a maioria dos futebolistas tem entre 10% a 11%.

Por outro lado, Ronaldo tem 50% de massa muscular, e a maioria dos futebolistas não ultrapassa os 46%.

Um corpo atlético de excelência que foi trabalhado ao longo dos últimos anos pelo jogador português que, nos primeiros tempos de carreira, foi classificado como “demasiado magro”.

Ronaldo transformou o seu corpo numa “máquina” de eficiência, com o trabalho dentro e fora do relvado, com exercícios de reforço muscular no ginásio. Essa transformação é bem visível a nível físico, comparando as imagens do passado com as da actualidade.

Viciado no trabalho

No pontapé de bicicleta em Turim, o pé do jogador chegou a uma altura de 2.3 metros, com o corpo suspenso no ar, a 1.41 metros da relva. O remate a 11 metros da baliza do guarda-redes Gianluigi Buffon saiu a uma velocidade de 72 quilómetros por hora.

Um pontapé de bicicleta extraordinário que mereceu até a atenção de um professor universitário da Líbia, que propôs aos alunos o desafio de discutirem a física e a potência do remate numa aula.

https://twitter.com/hamza_alwerfale/status/981619964728705025

Classificado como uma “obra de arte”, o golo de Ronaldo não surge por mero acaso. Há imagens que o mostram a treinar o pontapé de bicicleta, com um gesto técnico idêntico, no treino da véspera do jogo com a Juventus – só que no treino, o remate saiu ao lado.

Este é mais um exemplo da capacidade de trabalho de Ronaldo e do seu contínuo desejo de aperfeiçoamento. “É um viciado no trabalho, adora-o”, repara o antigo preparador físico do Paris Saint-Germain, Raphaël Fèvre, em declarações ao jornal Le Parisien.

Fèvre diz que já trocou impressões com o preparador físico do Real Madrid, Antonio Pintus, e que este lhe confidenciou que no clube espanhol “têm tendência para pedir-lhe que se acalme”. “Não é preciso esforçá-lo porque, por iniciativa própria, ele já trabalha muito”.

“Gestão especial” à medida de Ronaldo

O ex-preparador físico do PSG acrescenta que o Real Madrid faz “uma gestão especial” dos treinos de Ronaldo, precisamente devido à sua idade.

“Infelizmente, no futebol tem-se o hábito de dizer que a partir dos 30 anos se é velho, mas é um erro”, considera Fèvre, frisando que para alguns jogadores, “o declínio ocorre lentamente e é imperceptível”.

“A dificuldade não é ter capacidades físicas, é repeti-las durante toda uma época“, explica também, constatando que Ronaldo “é capaz” de efectuar essa repetição.

“Aos 33 anos, só é preciso adaptar as cargas de trabalho” e manter hábitos saudáveis, constata Fèvre. O treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, tem tido essa preocupação, gerindo o esforço do seu maior craque, poupando-o nalguns jogos, para poder retirar todo o potencial das suas qualidades.

A imprensa espanhola nota que o ex-internacional francês disse ao capitão da Selecção Portuguesa que se confiar nele, e na sua capacidade de julgamento, “prolongará a carreira em muitos anos”.

E o “plano de gestão de Zidane” está a surtir efeito, reparava o jornal As em Maio de 2017, notando que, com as decisões do treinador, Ronaldo “aumentou a sua velocidade média em dois quilómetros por hora”, atingindo a marca dos 32 quilómetros/hora.

Um quase super-homem

Em 2012, especialistas de física desportiva analisaram as características de Ronaldo no âmbito do estudo “Castrol Edge Rankings”, apurando que o avançado tem um perímetro da coxa muito superior à média (61,7 centímetros), e que lhe permite levantar um peso semelhante a 16 carros Toyota Prius.

Esta análise física focou-se na força e na agilidade de Ronaldo, nomeadamente nas suas capacidades de salto, concluindo que ele é capaz de se elevar a cerca de 78 centímetros do solo, numa situação de jogo, usando o poder do corpo, e com uma força cinco vezes superior ao seu peso. Um quase super-homem!

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …