Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

happy_lark / Canva

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade Macquarie, em Sidney, na Austrália.

Além da dieta ocidental estar associada à obesidade, diabetes, tensão alta, doenças cardiovasculares, cancro e outros problemas de saúde, ela pode prejudicar subtilmente a função cerebral e encorajar as pessoas saudáveis a comer mais do que deveriam.

O que os investigadores apelidaram de dieta ocidental é basicamente aquilo mesmo que pode imaginar: uma dieta recheada de gordura, açúcar e sal, com abundância de carnes vermelhas e produtos processados como fast food, salsicha, bacon, comidas prontas, etc.

Este tipo de alimentação é diferente de dietas como a mediterrânea, composta principalmente por frutas e vegetais frescos, peixe, grãos integrais, legumes e gorduras monoinsaturadas como azeite.

Para este estudo, publicado esta quarta-feira na revista Royal Society Open Science, os investigadores separaram cerca de 100 estudantes magros e saudáveis entre os 20 e os 23 anos em dois grupos: um alimentou-se à base de uma dieta saudável, a mesma que já tinham, enquanto o outro pode comer aquilo que quiser, tipicamente como a dieta ocidental, durante sete dias.

No início e no fim da semana, os participantes tomaram o pequeno-almoço no laboratório. Antes e depois de cada refeição, realizaram testes de memória e responderam a questionários sobre o quanto desejavam e gostavam dos alimentos que estavam a comer.

Os investigadores descobriram que quanto mais as pessoas do grupo da dieta ocidental achavam a comida saborosa quando já estavam cheias, saíam-se pior no teste de memória, associado à função do hipocampo no cérebro.

Por outras palavras, comer uma dieta rica em açúcar piora a sua memória e faz com que ache toda aquela comida cada vez mais desejável imediatamente após comê-la, o que pode fazer com que coma em excesso.

“Depois de uma semana com uma dieta ao estilo ocidental, alimentos saborosos tornam-se mais desejáveis quando você está cheio. Isto torna mais difícil resistir-lhes, levando você a comer mais, o que, por sua vez, gera mais danos ao hipocampo”, explicou o coautor do estudo, Richard Stevenson, professor de psicologia da Universidade Macquarie.

Estudos anteriores com animais já haviam sugerido que uma dieta pouco saudável podia prejudicar o hipocampo, uma região do cérebro envolvida com a memória e o apetite.

Uma hipótese que pode explicar isto é que o hipocampo normalmente bloqueia ou “enfraquece” memórias sobre alimentos quando já estamos cheios, para não comermos em excesso.

Só que isso não acontece — não quando a dieta é rica em açúcar e gorduras. “Quando o hipocampo funciona de forma menos eficiente, você recebe essa enxurrada de lembranças e, portanto, a comida é mais apelativa”, afirma Stevenson.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Comemos todos uma ganda porcaria ao estar tudo cheio de pesticidas ogm, hormonas, vacinas, antibioticos, metais pesados, plastico, tudo contaminado. As dietas sao tudo um grande mito como a dieta mediterranica em que o azeite anda mais que contaminado com transgenicos e de agricultura intensiva.

  1. Dieta Ocidental? Eu sou ocidental e jamais fiz dos hambúrgueres e doces entre outra coisas do tipo grande parte da minha alimentação, eu ou a maior parte do europeus! Que eu saiba, grande parte dos portugueses ainda pratica a chamada dieta mediterrânica, além de termos uma das melhores gastronomias do mundo em termos de saúde, se evitarmos os enchidos que serão neste caso o factor de maior risco. O que o artigo refere é para quem faz da dieta do “fast food” norte-americano, entre outros, o seu regime alimentar de base. Esse sim, é como sabemos pouco saudável e de evitar em ser consumido continuamente, e nem me espanta nada resultados como este visto que até pala forma de como saciam, todas as nossas atenções em termos de sobrevivência ficam debilitadas.

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …