Diamantes sustentáveis desenvolvidos em laboratório. São feitos a partir do céu

A empresa britânica Ecotricity, fundada pelo ambientalista Dale Vince, quer “sugar” dióxido de carbono da atmosfera e usá-lo para criar uma versão de diamante mais amiga do ambiente.

A exploração dos diamantes sai caro ao ambiente. Nesse sentido, Dale Vince quer pôr em marcha um plano para desenvolver pedras preciosas em laboratório, os primeiros diamantes sem impacto ambiental do mundo.

O fundador da Ecotricity disse ter desenvolvido os únicos diamantes sem impacto ambiental a partir de carbono, água e energia, elementos que provêm diretamente do céu de Stroud, em Inglaterra.

“Fazer diamantes a partir de nada mais do que o céu, do ar que respiramos, é uma ideia mágica, evocativa, é uma alquimia moderna. Não precisamos de extrair a terra para termos diamantes, podemos extrair o céu”, disse ao The Guardian.

O método utiliza dióxido de carbono capturado diretamente da atmosfera para criar os diamantes que, segundo Dale Vince, são quimicamente idênticos aos que são extraídos da terra. A única diferença reside no facto de serem mais sustentáveis, já que o processo de criação usa energia eólica e solar e água da chuva.

A produção destas pedras preciosas poderia ainda ajudar a limpar o ar, através da remoção do dióxido de carbono da atmosfera.

Dale Vince abriu uma outra empresa, a Sky Diamonds, que será a responsável pela transformação do diamante em laboratório. O objetivo é produzir cerca de 200 quilates de diamantes todos os meses.

Para tal, a empresa vai proceder à deposição química de vapor, que se baseia em colocar uma semente de diamante dentro de uma estrutura selada e aquecê-la a 800ºC cheia de gás metano rico em carbono. O processo vai ligar os elementos de carbono à semente, originando um diamante quimicamente idêntico a uma pedra extraída do subsolo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …

Marcelo promulga diploma sobre preços dos combustíveis, mas diz que é insuficiente

O Presidente da República promulgou, esta quarta-feira, o diploma que permite ao Governo limitar os preços dos combustíveis, mas aponta questões por resolver. Numa nota colocada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa …