Dia da Vitória. Putin compara conflito na Ucrânia à 2.ª Guerra e acusa NATO de tentar invadir “territórios históricos” russos

5

Mikhail Metzel / EPA

Discurso de Putin nas celebrações do Dia da Vitória

Sem anúncios especiais ou grandes surpresas, o discurso de Putin no Dia da Vitória não trouxe nada de novo, com o líder russo a culpar o Ocidente pela guerra e a falar na necessidade de combater os nazis ucranianos.

No seu aguardado discurso no 77.º Dia da Vitória — um feriado russo que assinala a rendição da Alemanha na 2.ª Guerra Mundial e costuma ser marcado por grandes celebrações e paradas militares — Vladimir Putin não fez nenhum anúncio sobre o avanço das tropas, depois de nas últimas semanas se ter especulado que poderia anunciar o fim da guerra.

Falando perante 10 mil soldados na Praça Vermelha, Putin fez uma declaração no mesmo tom das suas anteriores, justificando a necessidade de avançar com a “operação militar especial” na Ucrânia, que considera ter sido uma decisão que foi “forçado” a fazer porque o Ocidente o deixou “sem opção”.

Apesar dos “desacordos” no plano internacional, a Rússia “sempre defendeu a criação de um sistema de segurança igual e indivisível, um sistema que é vital para toda a comunidade internacional”. Putin refere que foi neste sentido que Moscovo se sentou à mesa das negociações em Dezembro, mas o diálogo foi “em vão”.

“Os países da NATO não nos quiseram ouvir. Eles tinham planos diferentes, e nós vimos isso. Estavam a planear uma invasão aos nossos territórios históricos, incluindo a Crimeia. A Rússia deu uma uma resposta preventiva à agressão, foi uma decisão forçada, oportuna e a única correcta. O perigo crescia a cada dia”, declarou.

O Presidente russo falou mesmo de uma ameaça nuclear do Ocidente. “Em Kiev estavam a dizer que poderiam obter armas nucleares e a NATO começou a expandir-se para perto de nós e tornou-se uma ameaça óbvia para o nosso país e as nossas fronteiras. Tudo indicava que havia uma necessidade de lutar”, referiu.

Putin foi parco em ameaças de escalada do conflito e não se referiu à possibilidade do uso de armas nucleares — mas o líder russo também não deu sinais de cedência ou de um possível travão na guerra.

Outro aspecto notório é a ausência de referências a vitórias russas que já tenham sido conseguidas no terreno, com Putin apenas a manifestar o seu apoio às tropas que estão a avançar no Donbass.

Como seria de esperar num dia que assinala a vitória dos soviéticos sobre os nazis, o chefe de Estado também traçou um paralelo entre a 2.ª Guerra e o conflito actual, que considera uma continuação da batalha começada em 1939, voltando a falar na necessidade de “desnazificar” a Ucrânia.

“Tudo indicava que era inevitável um confronto com os neo-nazis apoiados pelos Estados Unidos e pelos seus parceiros. Agora dirijo-me às nossas tropas e milícias em Donbass: vocês estão a lutar pela pátria, pelo seu futuro e para que ninguém esqueça as lições da 2.ª Guerra Mundial. O Dia da Vitória está próximo dos nossos corações”, afirmou.

Houve ainda espaço para mais farpas para Washington. “Os Estados Unidos, especialmente depois do colapso da União Soviética, começaram a falar da sua exclusividade, rebaixando todo o mundo, que tem de fingir que não vê nada e obedientemente engolir tudo. Mas somos um país diferente. A Rússia tem um carácter diferente”, declarou.

Apesar disto, o líder russo deixou ainda uma palavra de homenagem a todos os soldados que lutaram juntos nas forças aliadas, incluindo os americanos, britânicos e os franceses: “Estamos orgulhosos dos vossos feitos, da vossa contribuição para a vitória comum”.

Vladimir Putin terminou ainda uma referência rara aos soldados russos que já perderam a vida no conflito. O Kremlin não divulga dados oficiais sobre as mortes das tropas já desde o final de Março.

“A morte de cada um dos nossos soldados é um pesar para todos nós e uma perda irreparável para os familiares e amigos”, lamentou, anunciando que ia criar uma lei especial para apoiar os filhos dos soldados mortos.

A transmissão online do discurso de Putin foi ainda marcada por um ataque informático ao site da televisão russa, que mostrou uma mensagem anti-guerra e manifestava o apoio à Ucrânia. “Nas vossas mãos está o sangue de milhares de ucranianos e de centenas de crianças assassinadas. A televisão e as autoridades estão a mentir. Não à guerra”, lê-se na mensagem.

Zelenskyy chama “louco” a Putin

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, também não deixou a data do Dia da Vitória passar em branco e lembrou o papel importante do país — que na altura estava integrado na União Soviética — na derrota dos nazis.

Zelenskyy começou por dizer que Kiev “não vai deixar” que a Rússia se aproprie da vitória contra o nazismo. “Nós vencemos (em 1945) e venceremos agora”, sublinhou, acrescentando que “em breve haverá ‘Dias da Vitória’ na Ucrânia”.

“Temos orgulho dos nossos antepassados, que como outros povos, no âmbito da aliança anti-hitleriana, venceram o nazismo. Não vamos deixar que ninguém venha anexar essa vitória e se venha a apropriar dela”, disse Zelenskyy através de um vídeo que está a ser divulgado nas redes sociais.

O chefe de Estado chamou ainda “louco” ao homólogo russo. “Só um louco pode repetir o que aconteceu na 2.ª Guerra Mundial e todos os que repitam os crimes que ocorreram na época está a imitar a filosofia nazi”

Zelenskyy admite que reconhece que o “caminho está a ser difícil”, mas mostrou-se confiante no “triunfo” porque o território ucraniano já viveu muitas guerras mas nenhum inimigo conseguiu “ficar”. “Não há nenhum invasor que possa governar o povo livre da Ucrânia”, concluiu.

Adriana Peixoto, ZAP //

5 Comments

  1. Ah, a Ucrânia quer invadir… ainda bem que a Rússia nunca fez nada disso!…
    Cada vez mais alucinado e parecido com o Kim gordo da Koreia, este filho da Putin…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.