Dezenas de Porsches afundam-se em naufrágio no Oceano Atlântico

(h) MARINE NATIONALE / EPA

A Porshe confirmou que a bordo do cargueiro italiano Grande America, que se incendiou e afundou ao largo da costa francesa, a 13 de março, seguiam 37 carros da sua marca.

Destes, incluem-se quatro dos seus exclusivos modelos 911 GT2 RS, que agora estão todos no fundo do mar, a cerca de quatro mil metros de uma profundidade, tal como toda a restante carga do navio, que incluía 45 contentores com substâncias perigosas, como ácido sulfúrico e ácido clorídrico.

Além do GT2 RS, também existiam unidades dos modelos 718 Cayman, Boxter e Cayenne. Do conjunto de veículos, ainda estavam vários modelos da Audi, como o A3, A5, RS4, RS5 e Q7, na sua maioria veículos bem acima dos 50 mil euros – é provável que o valor de mercado dos veículos perdidos seja superior aos 150 milhões de euros.

O combustível do navio espalhou-se, entretanto, na zona, e causou uma mancha de poluição no mar com cerca de 10 quilómetros, que as autoridades francesas continuam ainda a tentar limpar.

Os Porsches seguiam de Hamburgo para o Brasil, para o porto de Santos, onde deviam ser descarregados, para serem entregues aos clientes. A empresa já contactou, entretanto as pessoas que adquiriram os automóveis e que os deviam ter recebido, para informar que vai produzir novos carros para os clientes lesados.

A Porsche já não fabrica os modelos 911 GT2 RS, mas dadas as circunstâncias, a empresa informou os clientes de voltará à sua produção na sua fábrica de Hamburgo, prometendo ainda que os automóveis deverão estar prontos em abril, para serem entregues no Brasil em junho. Cada um destes carros de luxo custa 267 mil euros.

O Grande America incendiou-se no mar, a cerca de 300 quilómetros da costa francesa, a 10 de março e acabou por se afundar três dias depois. Todos os 27 tripulantes a bordo foram resgatados. Embora não tivessem ferimentos graves, alguns precisaram de tratamento hospitalar.

Os marinheiros do HMS Argyll demoraram oito horas para salvar todas as pessoas a bordo do navio mercante de 28 mil toneladas no Golfo da Biscaia, depois da carga do navio de contentores repletos de carros ter pegado fogo. A tripulação a bordo do navio tentou combater as chamas, mas foi forçada a abandoná-lo, subindo para botes salva-vidas apesar das ondas de 5 a 6 metros no mar à noite.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …