Dezenas de passageiros recusaram fazer teste à covid-19 (e SEF não os pôde impedir de entrar em Portugal)

Dezenas de passageiros de dois voos com origem em Moçambique e Angola, que aterraram no aeroporto de Lisboa na passada sexta-feira e sábado, entraram em Portugal sem realizar o teste à covid-19, o qual se recusaram a fazer.

O diploma do conselho de ministros estabelece que todos os nacionais e estrangeiros com residência em Portugal, provenientes destes e de outros países, têm de apresentar o resultado de um teste negativo feito na origem ou, excecionalmente, realizarem o teste no aeroporto de Lisboa. Porém, de acordo com o jornal Público, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não pôde recusar a entrada dos passageiros por serem cidadãos nacionais ou com residência legal em Portugal.

Os passageiros devem apresentar o resultado de um teste negativo feito na origem ou, em alternativa, fazer o teste à chegada. Quando passageiros se recusam a realizar o teste, os cidadãos são identificados pelo SEF e a lista entregue à Direção-Geral da Saúde (DGS) para que possam ser localizados e avaliada a sua situação.

A resolução coloca a hipótese de “ser recusada a entrada” no país, mas não explica como. O SEF não pode impedir os nacionais e estrangeiros com residência legal de entrar no país.

Segundo o Público, a situação vivida com os dois voos de Maputo e Luanda, em que a maioria dos passageiros recusou fazer o teste, foram uma exceção.

A obrigatoriedade de mostrar um teste negativo ou fazer o teste no aeroporto aplica-se a quem vem do Brasil, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Estados Unidos. Muitas pessoas juntam-se no local onde estão a ser feitos os testes, o que, segundo uma fonte do SEF, pode fazer com que as pessoas fiquem expostas a eventuais contágios.

ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se fossem brancos eram presos!
    Aqui, como em muitos outros locais, a cor da pele ou pertencer a minorias dá muitos direitos, alguns deles quase exclusivos.

  2. Os residentes nas ex-colónias portuguesas fizeram de Portugal a sanita africana. Vem tudo defecar em cima dos portugueses, porque se sentem acima de Portugal. Vergonhoso comportamento de quem devia fazer cumprir a lei!

  3. Estou a ver. O SEF quis fazer o teste mas os visados chamaram-lhe logo racistas e a partir daí já não havia nada a fazer. Qual leis qual carapuça. As leis são para os que sempre viveram em Portugal e estão sobrecarregados de impostos.

RESPONDER

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …