Dezenas de famílias “assustadas” estão a tentar livrar-se de rottweilers e pitbulls

-

As Associações de Protecção Animal têm recebido dezenas de telefonemas de pessoas que pretendem livrar-se dos seus cães rottweilers e pitbulls, no seguimento do ataque de um destes animais, considerados perigosos, a uma criança de 4 anos, em Matosinhos.

O caso é reportado pelo DN, que salienta que associações como a SOS Animal e a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal têm recebido “inúmeros telefonemas de donos de cães considerados potencialmente perigosos que querem ver-se livres” deles.

As famílias ficaram “assustadas” depois do ataque de um rottweiler a uma criança de quatro anos, em Matosinhos, e “querem desfazer-se do rottweiler ou do pitbull” que têm em casa, explica Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, ao DN.

A responsável refere que “há já muitas pessoas a ligar” e dá o exemplo de um telefonema de “um senhor da Amadora que tem um rottweiler, de seis anos, que lhe disse que não quer arriscar, porque vai ser pai daqui a três meses“.

Sandra Cardoso, da SOS Animal, fala de um número “assustador” de telefonemas. “Dizem que têm um rottweiler ou um pitbull em casa, mas têm crianças, portanto, se não ficarmos com o cão, vão entregá-lo ao canil para abate ou abandoná-lo”, refere.

Mas este receio que parece estar a generalizar-se “é um disparate“, frisa ao DN Maria do Céu Sampaio, explicando que o caso de Matosinhos foi “negligência do dono” porque “aquele rapaz que passeava com o rottweiler tinha que levar o cão preso”.

Já a SOS Animal faz um apelo “à população para não entrar em alarmismos”, notando que “todos os animais podem ser potencialmente perigosos” e que o que é realmente “perigoso é a negligência por parte dos humanos”.

Milhares de pessoas contra abate do rottweiler

Entretanto, cresce o número de pessoas que apela às autoridades para não abaterem o rottweiler que mordeu a criança em Matosinhos.

O animal está de quarentena no canil municipal e vai ser o tribunal a decidir se ele será ou não abatido.

No site Petição Pública, mais de 18 mil pessoas já assinaram o apelo para que o cão não seja abatido, argumentando que se deve “dar preferência à reeducação/reintegração do animal num ambiente próprio para o efeito”.

“Tratando-se o cão de um animal, não teve por isso qualquer responsabilidade nessa tomada de decisão de andar em via pública sem a trela e sem o açaime, não devendo ser responsabilizado/culpabilizado por tal”, sublinham os autores desta petição.

O objectivo não é “desconsiderar o ataque feito pelo cão”, mas realçar a importância de punir os donos de animais que não cumprem a lei, vincam os autores da petição.

ZAP //

PARTILHAR

88 COMENTÁRIOS

  1. No meio de tudo isto arrisco-me a afirmar, pelos conhecimentos que tenho, que o cão é o que tem menos culpa em tudo o que aconteceu. Conheço cães de raças não incluídas na lista de raças perigosas dos quais fujo a sete pés e outros de raças perigosas que evidenciam comportamentos perfeitamente estáveis e normais. Acho que tudo isto vai do dono e da educação que este lhe deu.

  2. Mais um caso de histerismo em massa de ignorantes que adquiriram um cão porque achavam que era bonito ter um, sem saber nada de cães ou minimamente para ponderar ter um. Como disseram bem, qq animal pode vir a ter um comportamento violente, mesmo até as raças mais conhecidas com sendo dóceis. Só depende do ambiente onde o cão foi educado , o próprio dono e da situação em si. Não se ponham agora com desculpas para abandonarem os cães porque na maioria dos casos se calhar já se arrependeram de ter um pelo trabalho e dedicação é necessário para que tenham um cão equilibrado.

    • Concerteza. É isso mesmo.
      Isto é tudo gentinha estúpida. Tenho a certeza que a maioria nem sequer sabe que a raça que mais morde, comprovado por diversos estudos, é a raça Labrador. Esta raça é extremamente calma,muito docil e sociavel porém é das mais tenazes (embora não pareça, lá está), a defender os donos perante gente que não conhece.

  3. Quando, para parecerem machos e não têm dinheiro para comprar um BMW, AUDI ou MERCEDES, compram um cão dos “maus” !!!!
    Depois é que têm medo das consequências !!!!

  4. Quando, para parecerem machos e não têm dinheiro para comprar um BMW, AUDI ou MERCEDES, compram um cão dos “maus” !!!! – ora aqui está um comentário com categoria!! . Fdx, como é possível tanta estupidez e ignorância ao mesmo tempo??

  5. Acho que o problema desta gente é que não faziam ideia das obrigações que tinham, inclusive um seguro, ao possuir um cão destas raças, consideradas perigosas (materia sobre a qual tenho muitas duvidas aliás). Agora, que conhecem as obrigações, que envolvem custos, querem “despachar” os animais. É gente que não presta.
    Muitos destes imbecis,quiseram estes cães na perspectiva do “status”, do “parece bem”, do “eu sou o bom e comigo ninguem se mete”. Esta é que é a realidade.
    Estes cães requerem donos responsáveis e com condições para os ter e proporcionar-lhes o necessário equilibrio emocional,fisico e social, porém, muita desta gentinha nem faz ideia do que é socializar o animal. É como digo, querem os animais para os “espetar” na varanda o dia todo, pois, á boa maneira dos saloios que são,o animal é só para a fotografia, para parecer bem. Parolos!

  6. Uma ultima nota que me esqueci, SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA O CÃO SER ABATIDO. O cretino do chungoso do “dono” é que devia levar uns valentes estalos (de mão fechada) naquele focinho, pois o cão demonstrou o que se espera de um cão, isto é, que seja leal e amigo do dono, tentando proteger a sua familia. Repito o que aqui já disse numa outra notícia a este propósito, o cão, até o estúpido do cretino que se diz “dono” mas que não tem intelecto sequer para isso, e o imbecil do pai da menina, armarem a confusão (estas duas bestas é que foram os culpados), O CÃO NÃO ATACOU NEM SE METEU COM NINGUÉM. NÃO MERECE SER ABATIDO, PORQUE NÃO É JUSTO.

    • muito bem dito! e realço, ainda não houve nenhum canal de TV que admita que não se tratava de um rottweiler mas sim um cão com possibilidade de ter vindo de um cruzamento de tal, tem cores parecidas, mas uma estrutura corporal diferente e todos sabemos que “Rafeiro ataca criança de 4 anos” não era um titulo bonito para uma noticia.

  7. Cão que morde uma vez morde sempre! por isso e sendo também potencialmente perigoso deve ser ABATIDO, assim como todos os outros cães que mordam sem “justa causa”, no outro dia caminhava com um amigo meu e o caniche dele mordeu-me sem mais nem menos! O Raio do cão deveria de ser abatido!
    Fazem leis de merda e daqui a mais os cães, gatos, cobras, ratos, etc. têm mais direitos que o ser humano, único ser racional!
    ATENÇÃO QUE SOU CONTRA AOS MAUS TRATOS DOS ANIMAIS, E TAMBÉM OS TENHO CÁ EM CASA (2 cães, 1 porco malhado, 2 gansos, 2 cavalos e 2 galinhas) todos domesticados!…
    Essas 18.000 pessoas que assinaram a petição, lembrem-se que o cão em causa é um ASSASSINO, UMA ARMA! No outro dia deu nas notícias a “GNR” a destruírem milhares de armas sem culpa nenhuma… BéuBéu

    • Sem justa causa? Vc viu em que condições o cão atacou? Quando os animos se levantaram entre o dono e o resto das pessoas, foi quando o cão levou a boca. Sabe porquê? Porque é leal ao dono. Se fosse pelo simples facto de ser um perigo não teria atacado só a criança e sim todos os que estavam à sua volta incluindo o dono. Quem tem animais está sujeito e tem de se precaver e tomar as medidas de segurança. Rottweiler e pitbull são consideradas pela ATTS como as raças menos propensas a atacar. O perigo são as pessoas que se dizem racionais.

  8. Deviam ser extintos! Não podendo ser, que sejam proibidos em Portugal! O direito de alguém possuir um destes cães, não pode ser igual ou superior ao direito à liberdade ou integridade física de uma criança. Quer tenham bons ou maus donos, o instinto e a força destrutiva estão lá. Ninguém pode viver na expectativa que um dia, um qualquer destes cães, se descontrole e desfigure uma pessoa.

    • Ah é oh iluminado? Então essa mesma lenga lenga vai também para a merda dos carros! Eu também não posso andar na expectativa de andar todos os dias à espreita a ver se algum otário não se lembra de me atropelar, ou porque pura e simplesmente perdeu o controlo do carro, como tantas vezes acontece. Há com cada um, dasse…

      • A preocupação do Luís Gomes é legítima e, tirando a parte inicial do extinto e proibido, o comentário dele é pleno de razão.
        Já que compara os cães com os carros, precisamente por os carros serem perigosos é que é preciso tirar a carta para poder conduzir, e existem regras de trânsito que limitam a liberdade dos condutores em prol da segurança de todos. Não é defensável nem legal que alguém ande a fazer rally por cima dos passeios, pois não?
        Então, se tem cão, da mesma forma tem que cumprir as regras e conduzi-lo em segurança. Não o deixar solto. Há crianças no caminho.
        Ele há com cada um…

  9. Então aí vai uma proposta para os “amigos dos animais” que assinaram o apelo e que segundo relatam já ultrapassam os 18.000. E se os amigos do bicho dessem cada um 1 euro por mês, durante três meses, iriam permitir que a menina que foi atacada pelo bicho fosse tratada convenientemente na sua recuperação estética e psicológica para que possa encarar o futuro, que merece, sem traumas. Fica a proposta para os amigos do bicho que espero sejam também amigos do humanos. Vamos lá é só um 1 euro por mês. Fico a aguardar notícias.

  10. Estes animais podem causar problemas dada a irresponsabilidade dos donos. São animais dóceis quando bem educados! Muitas vezes os donos são agressivos, irresponsáveis, como se viu em Matosinhos! Não são animais para andar nas mãos de psicopatas!
    Há Leis, e estes animais, na maioria são cães pastores, como o Rottweiler, o Cão de Fila Açoreano e muitos outros. Eram os Rottweilers que traziam as manadas de gado para Hamburgo. Também são cães de guerra que acompanhavam as Legiões Romanas, antes e depois de Cristo, e o nosso Viriato também os utilizou, provavelmente subtraídos às Legiões como espólio de guerra.
    SÃO ANIMAIS FIEIS E INTELIGENTES.
    Condená-los à MORTE é um crime.
    Que tal falar com os SERVIÇOS CINOTÉCNICOS DA PSP, GNR OU FORÇAS ARMADAS. QUE TÊM GENTE COMPETENTE, ALTAMENTE ESPECIALIZADA E QUE GOSTA DOS ANIMAIS.
    É só uma sugestão, que me parece justa e todos beneficiaria.

    • De inteligente o Sr. não tem nada estando a colocar os ANIMAIS PERIGOSOS no mesmo patamar dos que contribuem para o bem estar, companhia, guia, salvamento, etc. etc.
      Por isso, MORTE AOS CÃES ASSASSINOS! E PRISÃO AOS DONOS…

      JÁ AGORA; FAÇAM UMA PETIÇÃO PARA A MORTE DOS CÃES ASSASSINOS! a ver o resultado…

      Béu Béu

    • Isso anda aí um pouco baralhado.
      “Também são cães de guerra que acompanhavam as Legiões Romanas, antes e depois de Cristo, e o nosso Viriato também os utilizou, provavelmente subtraídos às Legiões como espólio de guerra.” Isso não era o Rottweiler, era o Molossus do qual descendem muitas raças de grande porte atuais! E nem sempre foram cães pastores. Também foram cães de tração.

  11. Se alguém tem um pitbul ou rottweiler macho com menos de um ano e se quer livrar-se dele,
    eu aceito-o. Tenho uma cadela pouco maior que um gato, que alguém no auge da crise em 2011 atirou para dentro da minha propriedade, e ela tem chip, vacinas em dia, é desparazitada e higienizada frequentemente e, quando eu pensava que era rafeira, é afinal uma raça nobre e pouco vulgar em Portugal. Foi educada e hoje viaja frequentemente entre Portugal e Espanha e comporta-se como se fosse uma pessoa da mais nobre condição. É caso para dizer: «Senhor Deus, livra-me de todo o mal, em especial do mal que vem da mente e do coração dos homens, não dos pitbulls e dos rottweilers».

  12. Infelizmente, há uma espécie de seita de endeusadores de cães que persiste, de forma irracional, a negar o óbvio. Evidentemente que os cães são perigosos, de uma forma geral, a não ser que sejam desdentados! E tanto mais perigosos são quanto maiores as mandíbulas, dentes, e força de compressão. E mesmo cães que sejam pouco perigosos para um adulto, serão sempre bastante mais perigosos para uma criança, que é pequena e frágil. Um cão como um Rottweiler é como uma arma, e só pessoas responsáveis e que saibam viver em sociedade é que deviam poder ter um. Na cabeça desses endeusadores de cães, o cão não é perigoso porque nunca fez mal a ninguém… Ora isso é como dizer que uma pistola não é perigosa porque nunca fez mal a ninguém… O perigo existe sempre, e por isso tem que se tomar todos os cuidados em todas as ocasiões. Porque, depois do mal estar feito, pouco ou nada há a fazer.

    • Concordo sacrificar ou não . Não vai reparar o que aconteceu mais uma vez e certo culpado e o dono se eu tivesse um jamais sairia na rua sem focinheira porque ele pode ser manso comigo não com os estranhos obvio

    • PARA TODOS OS DEFENSORES DO(s) CÃO(es) ASSASSINO(s):
      Matem o cão ASSASSÍNO, mandem cremá-lo, façam um funeral e no final ofereçam as cinzas de recordação aos defensores!

    • A culpa é apenas do dono e de mais ninguém. Se o cão estivesse com o açaime e com trela nada teria acontecido. Quanto ao comportamento mais ou menos agressivo que um qualquer cão de uma qualquer raça possa apresentar pode resultar das experiências vividas pelo animal, pela educação que lhe foi dada, por algum distúrbio permanente ou temporário que o cão possa sofrer e até por uma simples dor momentânea. No entanto, o facto de andar sem açaime e sem trela é apenas culpa do dono.

  13. Sera que existe relaçao entre estas raças e estupidez?mas agora todos os caes têm culpa?e abatido devia ser o dono.
    Senhor BEUBEU, linhas de pensamento como as suas(a serem verdadeiras) levam-me a pedir que o mesmo se aplique a humanos.sim,porque se em criança deu um murro a alguem decerto vai voltar a dar,é um individuo perigoso,teria de ser abatido.
    Meta-se com a minha familia e espeto-lhe uma malha seja com as maos ou com o que for,pela frente ou pelas costas.nao tenho complexos nisso.
    Mesmo correndo o risco de ter de ser abatido no seu mundo continuarei sempre a defender os meus,o mesmo que o cao fez…
    Ja tive dobberman,pastores alemaes,uma pitbull cruzada com bullterrier. Qual deles o mais perigoso?um chihuahua de 20cm chamado tico com uma auto-estima de um leao…
    Sim,os outros tambem morderiam se fosse preciso e causariam bastantes danos,mas o tico mordia sem causa que pudesse justificar.
    E agora? Vamos banir tb raças de bolso?
    E gatos?
    E porcos?
    E galos?
    E …

    Pensem um pouco antes de falar.

    • Amigo Valter Baptista, (escrito conforme o antigo acordo ortográfico)
      não se enerve senão ainda tem de levar vacina contra a raiva…
      A minha opinião não muda! MORTE AO CÃO ASSASSINO, SEGUIDA DE INCINERAÇÃO PARA NÃO CONTAMINAR O MEIO AMBIENTE!
      Ah, os galos e os porcos são para comer!…
      BÉU BÉU

    • Chiahuahua que morde muito e sem razão e “pitbullterrier” que pode morder.
      Na realidade ambos podem matar, o primeiro por dentada crónica (se não levar um chuto antes) e o segundo de dentada aguda fatal. ( O pé até pode entrar na boca da besta). Que comparação mais ridícula.

    • Esses são os piores. E os Pinschers. Esses são mesmo beras. Eu fujo desses filhos da p*** Mordem tudo o que lhes aparece à frente.

  14. livrem-se dos cães perigosos,mandando-os para abate e insineração posterior, para não contaminar o meio ambiente!
    não os deixem morder para saberem que são perigosos!
    tanta m**** com os direitos dos animais, e os nossos?…
    atenção, só não os maltratem!!!!!!!

  15. Não posso racionalmente,culpar os animais, que por não terem, “donos”, á altura deles, como se fossem donos de alguma coisa neste mundo, atacam até crianças, e adultos. Quem não sabe conscientemente, tomar conta de animais, está sujeito ás consequencias, que tal acarreta. Para se ter um animal de estimação, seja ele qual for, é necessário, saber um pouco de psicologia animal, da espécie a que pertencem. Claro que nem toda a gente sabe disso. Então passa a ser criminoso, o “DONO” que sai á rua com um cão, que se considera pela sua envergadura, e força, ser potencialmente perigoso. E ainda mais se não estiver açaimado e com trela. Criminosos são os “DONOS”, NÃO OS ANIMAIS.

  16. Engraçado se um bandido mata rouba tem o pessoal dos direitos humanos se é preso tem direito a lugar coberto,cama, comida e ainda irá ser solto novamente, agora um animal que só expressa seus sentimentos e atitudes pela forma que é criado normalmente por pessoas sem responsabilidades, é condenado já de cara a ser sacrificado,cadê o direito dos animais neste momento,eles não pediram para serem criados ,eles não falam e nem podem pagar um advogado então por eles não darem algum tempo tipo de lucro para o governo nenhum imposto não tem problemas podemos sacrificar pois é uma vida que não faz a diferença, então porque criaram animais se é só pra satisfazer a sensação de carinho no momento e depois jogar fora como se fosse um papel já utilizado,acho que o direito de vida é de todos que tenham vida

  17. O meu sonho de cão era um pastor alemão no entanto vivendo eu num apartamento embora dúplex achei que seria demasiada prisão para ele por outro, tendo eu na altura duas crianças achei que qualquer abuso dos meus filhos nas brincadeiras com o cão poderiam resultar numa mordidela que eu considero normal visto um cão ser um ser vivo e não um peluche. Face à tal cenário e sei que embora o cão reagiria sempre como defesa e não como ataque, achei que a força mandibular de um pastor dava pouca margem para uma possível mordidela ter pouco impacto. Por conseguinte optei por um westie que rosna muito quando as crianças “abusam” dele que esporadicamente tenta morder para mostrar o quanto está chateado mas que a sua força mandibular não permite mais de que uns pequenos arranhões.

    • Caro Joe, atitude sensata! E finalmente alguém que entende o que significa “perigoso” num cão. Não se trata se é bom ou mau, meigo ou agressivo, bem ou mal ensinado, ou da raça x ou y. Trata-se de ter dentes / boca / mandíbula que, dependendo do tamanho e força, são armas que podem ferir e até matar.

  18. Tenho um Rottweiler e é extremamente manso por eu quis assim.tenho amiga que Tbem tem é tira fotos com crianças em parck e outros cachorros mansa por que ela educo assim então vale muito a educação dos donos sim , é uma raça amorosa gosta de Brincar mas também quando não se sabe criar vira uma arma mesmo .

    • Juliane Oliveira dos Santos,
      É só até o seu CÃO “MANSO” e AMOROSO se passar do cérebro e atacar as crianças que andam no “parck” a tirar fotos!!!
      NÃO FACILITE JULIANE!
      BÉU BÉU

    • Juliane, quanta irresponsabilidade! Quanta confusão! É precisamente por haver pessoas assim que acontecem desgraças! O perigo que os cães representam não tem nada a ver se é “manso porque eu quis assim” ou de “uma raça amorosa”… Mas está tudo bem consigo?? O perigo no cão está relacionado com os seus dentes / boca / mandíbula que, dependendo do tamanho e força, são armas que podem ferir e até matar. E por isso todas as precauções têm que ser tomadas, SEMPRE.
      Se eu tiver uma pistola “mansa”, “amorosa” e que “nunca fez mal a ninguém” e andar com ela destravada, e for para o parque junto das crianças, que até gostam de brincar com ela, o que é que acha???

      • Tudo é manso até ao momento. Eu até já estive entre leões mansos na África do Sul. Mas com o “dono” ao lado. E posso dizer que eram mansinhos e até tive oportunidade de lhes fazer festas e pôr a mão dentro da boca de um deles. Aquilo mete medo. Pareciam gatinhos… em tamanho gigante. E o dono dizia que não faziam mal. Agora imagine que o dono se lembrava de pegar num deles e ir para um parque passear. Acha mesmo que isto seria um comportamento responsável? O mesmo se passa num rottweiler obviamente a uma escala milhares de vezes mais pequena. Eles até podem ser bons amigos e tudo o mais. Mas têm condições (e não são só os rottweilers nem as raças inscritas na lista das raças perigosas) para produzirem ataques perigosos ou mesmo fatais. Assim sendo, o dono tem de ter essa noção e agir em conformidade… como faz o dono dos leões em áfrica. A isso chama-se responsabilidade e bom senso.

  19. O dia que for atacado por uma dessas feras vão mudar de opinião ,eu já fui atacado e uma cidade vizinha uma​ menina se aproximou dá comida destas e teve o rosto desfigurado ,os donos tiveram que sacrificar o cão que era desde filhote.

  20. “Milhares de pessoas contra abate do rottweiler
    Entretanto, cresce o número de pessoas que apela às autoridades para não abaterem o rottweiler que mordeu a ciança em Matosinhos.”

    já alguem fez uma petiçao para arranjar dinheiro para pagar as custas do hospital e das cirurgias que a criança deverá fazer no futuro?
    Gostava de ver essas associações de defesa do animal a colocarem uma petição/abrir uma conta solidária para as crianças que sofreram ataques.
    preocupam-se com os animais mas esquecem-se das crianças.
    afinal o que tem mais valor? uma criana ou um animal que o seu dono irresponsavel (que nem sequer sabe cuidar de um periquito quanto mais de um cão de “raça perigosa)?

    • Amigo Zé das Iscas,
      é de louvar as suas palavras sábias e inteligentes!
      Vamos lá todos ajudar, inclusive os 18.000 da petição de “SALVAMENTO DO CÃO ASSASSINO”…

      Béu Béu

  21. Os donos é que não têm educação para saberem dar aos seus maiores amigos, não são os cães que têm que ser abatidos, mas sim os donos é que têm que ser punidos .

  22. Beubeu,a raiva existe,e sem ser doença.parece-me que tem raiva de qq coisa,experimente racionalizar um pouco primeiro que talvez osso passe.

    Vamos banir tambèm os camioes,ja que se houver terroristas estes veiculos causam muitos danos.ou será que o problema é de quem os conduz? É que a matar e incinerar todas as especies qq dia nem humanos há..é que a raça mais perigosa somos nos…

    E um reparo, batista é sem P,o acordo ortografico nao se aplica a nomes proprios.
    A saber.

  23. Beubeu,a raiva existe,e sem ser doença.parece-me que tem raiva de qq coisa,experimente racionalizar um pouco primeiro que talvez osso passe.

    Vamos banir tambèm os camioes,ja que se houver terroristas estes veiculos causam muitos danos.ou será que o problema é de quem os conduz? É que a matar e incinerar todas as especies qq dia nem humanos há..é que a raça mais perigosa somos nos…

    E as custas da operaçao serao suportadas pelo sns,pagamos todos para isso.

    E um reparo, batista é sem P,o acordo ortografico nao se aplica a nomes proprios.
    A saber.

  24. Rottweilers, Pitbulls, uau que pinta!
    “dezenas familias assustadas estao a tentar-livrar-se de rottweilers e pitbulls”…
    Béu Béu
    Uhhhh

  25. Acho muito bem, e já agora uma petição para matar pessoas, incluindo criancinhas e idosos, para fazer ração para cães, é que coitadinhos, vê-se que muitos andam a passar fome e há muito mais pessoas que cães. Para os mais ignorantes, é ironia ok? Haja paciencia…

  26. Nunca vi um cachorro entrar em um cinema ou em uma ilha e matar dezenas de pessoas em um único dia, agora o ser humano sim faz isso, então pergunto quem é mais perigoso o cachorro ou o ser humano, fica aqui minha indignação.

    • Perigosas, muito perigosas, são pessoas como a Rosane. Pessoas endeusadoras de cães, e que por isso se tornam cegas e irracionais na avaliação do perigo que o cão representa, e consequentemente se tornam socialmente irresponsáveis e colocam as nossas crianças em perigo com a sua cegueira e fanatismo.
      Já agora, se eu idolatrar armas, certamente não se importará que eu brinque com a minha pistola linda e amorosa perto dos seus filhos. Afinal de contas é uma arma muito mansa e bem ensinada e que nunca fez mal a ninguém.

  27. As crianças por natureza são activas e enérgicas (correm, saltam, brincam,têm muitos movimentos repentinos), o cão por natureza reage a este tipo de impulsos julgando ser uma ameaça, por isso tenta defender-se, foi o que aconteceu. Os cães ficam mais calmos quando à sua volta tudo tem movimentos lentos e serenos. À que educar as pessoas.

    • dx… o problema agora é da criança??? a criança é agitada e tem que ser calma por causa dos cães que andam na rua???? Amigo arranje um cérebro.
      De valor era um petição para abater os donos dos cães que atacassem crianças… queria ver quantos destes valentes vinham para aqui vomitar que os cães são mansinhos… dass gente parva. Emigrem com os caes para uma ilha deserta.

      • À que educar as pessoas, ninguém no caso de cães falou em crianças porque é impossível esse controle, mas sim o dos adultos , foi o que eu disse não entendeu paciência. Faça um curso de relacionamento canino numa escola de educação de social para cães de donos.

        • Menos propensas a atacar!? O que conta é o resultado de um ataque (mordida) e não o numero deles. É isto que alguns ainda não entenderam! O cão é manso o tempo todo até o dia que por algum motivo ataca e causa uma fatalidade, porque a potencia da dentada é enorme. Porque a maioria das pessoas (diria quase todas) não sabem lidar com cães (quaisquer) na presença de outras pessoas, essas raças de grande porte são um risco enorme para todos.

    • Caro João, parabéns, ganhou o prémio do comentário mais idiota e irresponsável sobre este assunto. O seu prémio e ir passear com o seu filho para o parque… mas ponha-lhe a trela e o açaime, não vá o seu filho ter o azar de se cruzar com outro João irresponsável que leve solto um cãozinho desses “mansos”, “amorosos” e que “nunca fizeram mal a ninguém”, e o cãozinho enervar-se coitado, e arrancar-lhe um bocado da cara.

    • 3,2,1… e o comentário mais burro alguma fez feito no ZAPNOTÍCIAS é do ser João, que não estamos certos ser da espécie humana. Então a culpa é dos movimentos bruscos das crianças? O senhor estava bêbedo quando escreveu isso ou é apenas doente mental? Em que ficamos.

  28. Alguns argumento fizeram lembrar os dos americanos loucos por armas:
    ‘Guns Don’t Kill People, People Kill People.’!!
    É quase como estes cães e, tal como acontece com as armas, mal usados/educados, vai dar asneira, e, por isso, tem que haver muito controlo!!
    Se não é a desgraça que se vê todos os dias com armas nos EUA!…
    .
    Pessoalmente, não vejo qualquer problema em abater um cão agressivo/perigoso (e se possível, também o dono)!!

  29. Mas nao sera que o cao so é agressivo por culpa do dono e de como foi ensinado a reagir?
    E penso que o dono ja tinha historias p contar antes deste incidente.serà que nao seria prudente a justiça retirar direito de posse de animais a quem ja tem antecedentes de os usar para fins perigosos?

  30. Afinal sempre é para abater os cães perigosos ou não?
    É que a malta dos Rottweilers e dos Pitbulls anda assustada!… Ah pois

    BÉU BEU
    UHHH

  31. Concordo que a culpa seja do dono. Mas não é só por não o saber educar.
    No entanto, leio muitos comentários a dizer que o cão só tentou defender o dono.
    1º Defender atacando uma criança?
    2º Se não se posso ter uma arma que decido quando uso, como posso ter uma “arma” que a “própria” pode decidir quando ataca?
    Sim, porque certos cães são como armas. Mesmo que bem educados, basta uma palavra do dono para poderem matar. Portanto, certas raças, ou proíbir, ou no mínimo só poder ter com licença prévia.

  32. Os caes sao espertos mas duvido que saibam distinguir o perigo que uma criança representa vs um adulto.
    Se foi ensinado para aquilo é aquilo que faz.
    Impor restriçoes a quem pode ter animais de maior porte/poder fisico é algo que fica bem no papel mas pelos vistos é apenas por ai que fica na actualidade,pelo papel.
    Passear um cao deste porte/perfil e treinado para defesa pessoal da maneira que o fez é irresponsabilidade pura,logo tem de ser julgado de acordo com isso e de acordo com os danos que causou.

    • Afinal o que é que faço ao meu pito-bull? Tenho medo do animal, aquele olhar desconfiado…, nunca me mordeu, não tem treino algum, mas tenho medo que faça estragos… agora não posso passeá-lo pelo jardim e tirar fotos com as crianças?…
      BÉU BÉU

  33. Beubeu, existe algo chamado vida propria.experimente ter uma e vai ver que isso passa.ate la largue a internet.
    Para si nao devera fazer diferença mas para as pessoas com um “palmo de testa” é um bem que lhes faz.

    O seu pito-bull(dever ser raça traçada com galinacio, so pode)mantenha-o apenas para criaçao(caso esteja para ai virado).

    • Olha o amigo Batista com “vida própria” e a preocupar-se com o meu Pito-Bull!!!
      Já reparou que também está agarrado à internet?…
      Informo-o que sou uma pessoa normalíssima com “vida própria” e com família, não precisa de se preocupar comigo.
      A minha postura tem sido de certa maneira dar um ar de graça ao assunto, mas até agora não tratei ninguém mal, nem faltei ao respeito a ninguém.
      Eu defendo o meu ponto de vista e contra factos não há argumentos.
      Falar de cães é quase como falar de religião, não podemos mudar a “crença” das pessoas.
      Bem haja
      BÉU BÉU

      • O problema não são os rottweilers nem os pitbulls porque esses já estão legislados. O problema são os rottbulls e os pitweilers. E por aqui me fico… ão, ão

  34. tudo tem a sua altura…
    uma vez ainda tinha graça mas constantemente quando se tenta falar de coisas serias deixa de ter piada.
    é a sua opiniao,respeito-a até ao momento em que respeitar a dos outros,quando começa o gozo nao pode existir respeito.

  35. O tema da notícia é o das famílias assustadas… que na minha opinião só tem um fim à vista, é levarem para o canil, com o desfecho que já sabem… “os cães não têm direitos”, porque não os podem impòr…, nós sim. é que temos o dever de os cuidar! pensem nisso.
    Cão que morde uma criança deve ser abatido e ponto final.
    Ainda por cima essa raça perigosa!…
    Béu Béu
    Uhhh

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …