Centenas de crianças e jovens foram forçadas a casar na Austrália

A Austrália está a investigar mais de cem casos de casamento infantil forçado que, segundo a Polícia Federal Australiana, inclui várias menores entre os seis e os sete anos.

Uma investigação iniciada em 2017 pelo canal Seven News revelou que pelo menos 171 casos foram registados até o momento. Em geral, os mais afetados são geralmente meninas, segundo os meios locais.

A Youth Law Australia (YLA), um centro para a proteção dos direitos de crianças e jovens, garante que esse crime tenha sido apresentado em todos os estados e territórios do país. Infelizmente, não há informações sobre o número de crianças nascidas no país e levadas para o exterior, onde são forçadas a casar e dificilmente regressam.

De acordo com uma lei australiana de 1961, o casamento forçado com uma pessoa menor de 18 anos é uma ofensa punível com até sete anos de prisão.

Especialistas alertam que os números até agora conhecidos podem representar apenas a ponta do icebergue. De acordo com Matthew Keeley, diretor da YLA, as meninas que são forçadas a casar têm muito medo de procurar ajuda ou alertar as autoridades.

Além disso, temem as consequências dentro da sua família ou comunidade se tentarem escapar e receiam que os seus pais sejam presos. Esta situação significa que o número real de casamentos deste tipo pode ser muito maior.

No entanto, Keeley diz que a organização conseguiu resgatar crianças prestes a serem transferidas para outros países. Em muitos casos, e como último recurso, aconselham as vítimas a gritar e ser notadas nos aeroportos para atrair a atenção das autoridades.

De acordo com os casos apresentados pelo Russia Today, Sarah, uma estudante de 16 anos, procurou uma conselheira da escola porque os seus pais lhe tinham arranjado um casamento no exterior. A adolescente conseguiu defender o seu direito de permanecer no país e não ser expulsa pela sua família através dos tribunais.

Serena, de 15, tentou cometer suicídio quando os seus pais a forçaram a casar com um parente idoso noutro país. Os pais de Serena planeavam que ela se casasse com um parente para “ter um marido que a protegesse e preservar os laços familiares”.

Noutro caso, um menor chamada Sophie apelou à embaixada australiana noutro país, garantindo que tinha sido forçada a casar-se com um homem que lhe tirou o passaporte. Como era menor, os funcionários consulares disseram que não poderiam conceder-lhe um novo passaporte sem o consentimento dos pais.

A menina só conseguiu reunir-se com a sua mãe na Austrália quando uma organização especializada se envolveu no caso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …