Centenas de crianças e jovens foram forçadas a casar na Austrália

A Austrália está a investigar mais de cem casos de casamento infantil forçado que, segundo a Polícia Federal Australiana, inclui várias menores entre os seis e os sete anos.

Uma investigação iniciada em 2017 pelo canal Seven News revelou que pelo menos 171 casos foram registados até o momento. Em geral, os mais afetados são geralmente meninas, segundo os meios locais.

A Youth Law Australia (YLA), um centro para a proteção dos direitos de crianças e jovens, garante que esse crime tenha sido apresentado em todos os estados e territórios do país. Infelizmente, não há informações sobre o número de crianças nascidas no país e levadas para o exterior, onde são forçadas a casar e dificilmente regressam.

De acordo com uma lei australiana de 1961, o casamento forçado com uma pessoa menor de 18 anos é uma ofensa punível com até sete anos de prisão.

Especialistas alertam que os números até agora conhecidos podem representar apenas a ponta do icebergue. De acordo com Matthew Keeley, diretor da YLA, as meninas que são forçadas a casar têm muito medo de procurar ajuda ou alertar as autoridades.

Além disso, temem as consequências dentro da sua família ou comunidade se tentarem escapar e receiam que os seus pais sejam presos. Esta situação significa que o número real de casamentos deste tipo pode ser muito maior.

No entanto, Keeley diz que a organização conseguiu resgatar crianças prestes a serem transferidas para outros países. Em muitos casos, e como último recurso, aconselham as vítimas a gritar e ser notadas nos aeroportos para atrair a atenção das autoridades.

De acordo com os casos apresentados pelo Russia Today, Sarah, uma estudante de 16 anos, procurou uma conselheira da escola porque os seus pais lhe tinham arranjado um casamento no exterior. A adolescente conseguiu defender o seu direito de permanecer no país e não ser expulsa pela sua família através dos tribunais.

Serena, de 15, tentou cometer suicídio quando os seus pais a forçaram a casar com um parente idoso noutro país. Os pais de Serena planeavam que ela se casasse com um parente para “ter um marido que a protegesse e preservar os laços familiares”.

Noutro caso, um menor chamada Sophie apelou à embaixada australiana noutro país, garantindo que tinha sido forçada a casar-se com um homem que lhe tirou o passaporte. Como era menor, os funcionários consulares disseram que não poderiam conceder-lhe um novo passaporte sem o consentimento dos pais.

A menina só conseguiu reunir-se com a sua mãe na Austrália quando uma organização especializada se envolveu no caso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …