Centenas de crianças e jovens foram forçadas a casar na Austrália

A Austrália está a investigar mais de cem casos de casamento infantil forçado que, segundo a Polícia Federal Australiana, inclui várias menores entre os seis e os sete anos.

Uma investigação iniciada em 2017 pelo canal Seven News revelou que pelo menos 171 casos foram registados até o momento. Em geral, os mais afetados são geralmente meninas, segundo os meios locais.

A Youth Law Australia (YLA), um centro para a proteção dos direitos de crianças e jovens, garante que esse crime tenha sido apresentado em todos os estados e territórios do país. Infelizmente, não há informações sobre o número de crianças nascidas no país e levadas para o exterior, onde são forçadas a casar e dificilmente regressam.

De acordo com uma lei australiana de 1961, o casamento forçado com uma pessoa menor de 18 anos é uma ofensa punível com até sete anos de prisão.

Especialistas alertam que os números até agora conhecidos podem representar apenas a ponta do icebergue. De acordo com Matthew Keeley, diretor da YLA, as meninas que são forçadas a casar têm muito medo de procurar ajuda ou alertar as autoridades.

Além disso, temem as consequências dentro da sua família ou comunidade se tentarem escapar e receiam que os seus pais sejam presos. Esta situação significa que o número real de casamentos deste tipo pode ser muito maior.

No entanto, Keeley diz que a organização conseguiu resgatar crianças prestes a serem transferidas para outros países. Em muitos casos, e como último recurso, aconselham as vítimas a gritar e ser notadas nos aeroportos para atrair a atenção das autoridades.

De acordo com os casos apresentados pelo Russia Today, Sarah, uma estudante de 16 anos, procurou uma conselheira da escola porque os seus pais lhe tinham arranjado um casamento no exterior. A adolescente conseguiu defender o seu direito de permanecer no país e não ser expulsa pela sua família através dos tribunais.

Serena, de 15, tentou cometer suicídio quando os seus pais a forçaram a casar com um parente idoso noutro país. Os pais de Serena planeavam que ela se casasse com um parente para “ter um marido que a protegesse e preservar os laços familiares”.

Noutro caso, um menor chamada Sophie apelou à embaixada australiana noutro país, garantindo que tinha sido forçada a casar-se com um homem que lhe tirou o passaporte. Como era menor, os funcionários consulares disseram que não poderiam conceder-lhe um novo passaporte sem o consentimento dos pais.

A menina só conseguiu reunir-se com a sua mãe na Austrália quando uma organização especializada se envolveu no caso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …