Centenas de crianças e jovens foram forçadas a casar na Austrália

A Austrália está a investigar mais de cem casos de casamento infantil forçado que, segundo a Polícia Federal Australiana, inclui várias menores entre os seis e os sete anos.

Uma investigação iniciada em 2017 pelo canal Seven News revelou que pelo menos 171 casos foram registados até o momento. Em geral, os mais afetados são geralmente meninas, segundo os meios locais.

A Youth Law Australia (YLA), um centro para a proteção dos direitos de crianças e jovens, garante que esse crime tenha sido apresentado em todos os estados e territórios do país. Infelizmente, não há informações sobre o número de crianças nascidas no país e levadas para o exterior, onde são forçadas a casar e dificilmente regressam.

De acordo com uma lei australiana de 1961, o casamento forçado com uma pessoa menor de 18 anos é uma ofensa punível com até sete anos de prisão.

Especialistas alertam que os números até agora conhecidos podem representar apenas a ponta do icebergue. De acordo com Matthew Keeley, diretor da YLA, as meninas que são forçadas a casar têm muito medo de procurar ajuda ou alertar as autoridades.

Além disso, temem as consequências dentro da sua família ou comunidade se tentarem escapar e receiam que os seus pais sejam presos. Esta situação significa que o número real de casamentos deste tipo pode ser muito maior.

No entanto, Keeley diz que a organização conseguiu resgatar crianças prestes a serem transferidas para outros países. Em muitos casos, e como último recurso, aconselham as vítimas a gritar e ser notadas nos aeroportos para atrair a atenção das autoridades.

De acordo com os casos apresentados pelo Russia Today, Sarah, uma estudante de 16 anos, procurou uma conselheira da escola porque os seus pais lhe tinham arranjado um casamento no exterior. A adolescente conseguiu defender o seu direito de permanecer no país e não ser expulsa pela sua família através dos tribunais.

Serena, de 15, tentou cometer suicídio quando os seus pais a forçaram a casar com um parente idoso noutro país. Os pais de Serena planeavam que ela se casasse com um parente para “ter um marido que a protegesse e preservar os laços familiares”.

Noutro caso, um menor chamada Sophie apelou à embaixada australiana noutro país, garantindo que tinha sido forçada a casar-se com um homem que lhe tirou o passaporte. Como era menor, os funcionários consulares disseram que não poderiam conceder-lhe um novo passaporte sem o consentimento dos pais.

A menina só conseguiu reunir-se com a sua mãe na Austrália quando uma organização especializada se envolveu no caso.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …