Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia na Islândia

(dr) David Schwarzhans

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa.

Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram encontradas mortas, na passada quinta-feira, numa praia em Longufjorur, no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa.

A região onde os animais foram encontrados é isolada, não sendo possível lá chegar de carro e, por isso, tem poucos visitantes. A cena foi percebida pelo piloto de helicóptero, David Schwarzhans, quando passava pela zona.

“Estávamos a voar para norte perto da praia quando as vimos. Começámos a circundar o lugar porque não percebemos se eram baleias, focas ou golfinhos. Aterrámos e contámos umas 60 mas deve haver mais, porque se viam barbatanas a sair da areia”, afirmou o piloto à BBC.

“Foi trágico e cheirava muito mal. Não é uma coisa bonita de se ver e foi chocante, sobretudo por serem tantas”, disse ainda Schwarzhans.

A polícia de Stykkisholmur, uma cidade perto desta praia, já está a par da descoberta e já se encontra a investigar, diz a imprensa local.

Em declarações ao site islandês Iceland Monitor, a bióloga marinha e especialista em baleias, Edda Elisabet Magnusdottir, explicou que quando estes animais entram em águas pouco profundas “muitos deles têm tendência a ficar desorientados”.

Além disso, a bióloga acrescentou que as baleias-piloto costumam nadar em grupos apertados, e é por isso que muitas delas ficam presos de uma só vez.

No final de 2018, cerca de 200 baleias da mesma espécie foram encontradas mortas numa praia da Nova Zelândia. Metade das baleias morreram no momento em que foram descobertas, enquanto que as restantes foram abatidas, devido à sua condição frágil.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …