Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia na Islândia

(dr) David Schwarzhans

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa.

Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram encontradas mortas, na passada quinta-feira, numa praia em Longufjorur, no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa.

A região onde os animais foram encontrados é isolada, não sendo possível lá chegar de carro e, por isso, tem poucos visitantes. A cena foi percebida pelo piloto de helicóptero, David Schwarzhans, quando passava pela zona.

“Estávamos a voar para norte perto da praia quando as vimos. Começámos a circundar o lugar porque não percebemos se eram baleias, focas ou golfinhos. Aterrámos e contámos umas 60 mas deve haver mais, porque se viam barbatanas a sair da areia”, afirmou o piloto à BBC.

“Foi trágico e cheirava muito mal. Não é uma coisa bonita de se ver e foi chocante, sobretudo por serem tantas”, disse ainda Schwarzhans.

A polícia de Stykkisholmur, uma cidade perto desta praia, já está a par da descoberta e já se encontra a investigar, diz a imprensa local.

Em declarações ao site islandês Iceland Monitor, a bióloga marinha e especialista em baleias, Edda Elisabet Magnusdottir, explicou que quando estes animais entram em águas pouco profundas “muitos deles têm tendência a ficar desorientados”.

Além disso, a bióloga acrescentou que as baleias-piloto costumam nadar em grupos apertados, e é por isso que muitas delas ficam presos de uma só vez.

No final de 2018, cerca de 200 baleias da mesma espécie foram encontradas mortas numa praia da Nova Zelândia. Metade das baleias morreram no momento em que foram descobertas, enquanto que as restantes foram abatidas, devido à sua condição frágil.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …

Itália: Da crise pandémica à crise política. Conte tem agora o voto de confiança dos deputados

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, obteve ontem a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva (IV) ter aberto uma crise política, deixando o governante …