“Devia ter-me alertado”. Rui Rio critica aplicação StayAway Covid

Filipe Farinha / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou, no Twitter, a aplicação Stayway Covid por não o ter alertado de que esteve próximo de uma pessoa infetada no Conselho de Estado.

No domingo, soube-se que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

No Twitter, o presidente do PSD, Rui Rio, criticou a aplicação Stayway Covid por não o ter alertado sobre a situação de saúde de António Lobo Xavier, com quem esteve no Conselho de Estado.

“Uma vez que estive na reunião do Conselho de Estado a aplicação StayAway Covid devia-me ter alertado. E não alertou“, escreveu o líder social-democrata, ao início da tarde desta segunda-feira, 5 de outubro.

Horas depois, também pelo Twitter, a página da StayAway Covid respondeu a Rio e esclareceu só se é alertado se a pessoa infetada tiver a “aplicação ativa”, estiver a “menos de dois metros de si por mais de 15 minutos”, “tiver recebido do médico um código quando o diagnóstico” for positivo e “tiver inserido esse código na aplicação”.

Além da gestora da aplicação, o líder do PSD, recebeu centenas de respostas, nomeadamente críticas, mas também irónicas.

Em meados de setembro, a aplicação contabilizava um total de 1.030.824 downloads nos sistemas operativos iOS e Android – número que representa quase 10% da população nacional e mais de 15% dos 6,5 milhões de portugueses que o INESC TEC calcula terem telemóveis capazes de instalar a app.

A StayAway Covid, lançada no dia 1 deste mês, permite rastrear as redes de contágio de forma anónima, informando os utilizadores que estiveram no mesmo espaço que alguém infetado com covid-19, nos últimos 14 dias. A app utiliza o Bluetooth dos telemóveis para captar a proximidade entre smartphones e a sua instalação é voluntária.

Lobo Xavier esteve no Conselho de Estado cinco dias antes de testar positivo à covid-19 e não há qualquer outro caso positivo entre os conselheiros.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E se ler a explicação do responsável pelo programa talvez concorde que há tantas condições que a aplicação é praticamente inútil.
      Principalmente porque a detecção de proximidade a alguém infectado é feita por bluetooth e não por localização.

      • Não sei nem tenho o mínimo interesse na app, mas, reclamar no Twitter sem saber como a app funciona e, ainda por cima, neste caso NUNCA iria funcionar porque, como é óbvio, nem o próprio próprio Lobo Xavier sabia que estava infectado!!
        Foi um momento Trump do R. Rio…

RESPONDER

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …