“Devia ter-me alertado”. Rui Rio critica aplicação StayAway Covid

Filipe Farinha / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou, no Twitter, a aplicação Stayway Covid por não o ter alertado de que esteve próximo de uma pessoa infetada no Conselho de Estado.

No domingo, soube-se que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

No Twitter, o presidente do PSD, Rui Rio, criticou a aplicação Stayway Covid por não o ter alertado sobre a situação de saúde de António Lobo Xavier, com quem esteve no Conselho de Estado.

“Uma vez que estive na reunião do Conselho de Estado a aplicação StayAway Covid devia-me ter alertado. E não alertou“, escreveu o líder social-democrata, ao início da tarde desta segunda-feira, 5 de outubro.

Horas depois, também pelo Twitter, a página da StayAway Covid respondeu a Rio e esclareceu só se é alertado se a pessoa infetada tiver a “aplicação ativa”, estiver a “menos de dois metros de si por mais de 15 minutos”, “tiver recebido do médico um código quando o diagnóstico” for positivo e “tiver inserido esse código na aplicação”.

Além da gestora da aplicação, o líder do PSD, recebeu centenas de respostas, nomeadamente críticas, mas também irónicas.

Em meados de setembro, a aplicação contabilizava um total de 1.030.824 downloads nos sistemas operativos iOS e Android – número que representa quase 10% da população nacional e mais de 15% dos 6,5 milhões de portugueses que o INESC TEC calcula terem telemóveis capazes de instalar a app.

A StayAway Covid, lançada no dia 1 deste mês, permite rastrear as redes de contágio de forma anónima, informando os utilizadores que estiveram no mesmo espaço que alguém infetado com covid-19, nos últimos 14 dias. A app utiliza o Bluetooth dos telemóveis para captar a proximidade entre smartphones e a sua instalação é voluntária.

Lobo Xavier esteve no Conselho de Estado cinco dias antes de testar positivo à covid-19 e não há qualquer outro caso positivo entre os conselheiros.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E se ler a explicação do responsável pelo programa talvez concorde que há tantas condições que a aplicação é praticamente inútil.
      Principalmente porque a detecção de proximidade a alguém infectado é feita por bluetooth e não por localização.

      • Não sei nem tenho o mínimo interesse na app, mas, reclamar no Twitter sem saber como a app funciona e, ainda por cima, neste caso NUNCA iria funcionar porque, como é óbvio, nem o próprio próprio Lobo Xavier sabia que estava infectado!!
        Foi um momento Trump do R. Rio…

RESPONDER

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …