“Devia ter-me alertado”. Rui Rio critica aplicação StayAway Covid

Filipe Farinha / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou, no Twitter, a aplicação Stayway Covid por não o ter alertado de que esteve próximo de uma pessoa infetada no Conselho de Estado.

No domingo, soube-se que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

No Twitter, o presidente do PSD, Rui Rio, criticou a aplicação Stayway Covid por não o ter alertado sobre a situação de saúde de António Lobo Xavier, com quem esteve no Conselho de Estado.

“Uma vez que estive na reunião do Conselho de Estado a aplicação StayAway Covid devia-me ter alertado. E não alertou“, escreveu o líder social-democrata, ao início da tarde desta segunda-feira, 5 de outubro.

Horas depois, também pelo Twitter, a página da StayAway Covid respondeu a Rio e esclareceu só se é alertado se a pessoa infetada tiver a “aplicação ativa”, estiver a “menos de dois metros de si por mais de 15 minutos”, “tiver recebido do médico um código quando o diagnóstico” for positivo e “tiver inserido esse código na aplicação”.

Além da gestora da aplicação, o líder do PSD, recebeu centenas de respostas, nomeadamente críticas, mas também irónicas.

Em meados de setembro, a aplicação contabilizava um total de 1.030.824 downloads nos sistemas operativos iOS e Android – número que representa quase 10% da população nacional e mais de 15% dos 6,5 milhões de portugueses que o INESC TEC calcula terem telemóveis capazes de instalar a app.

A StayAway Covid, lançada no dia 1 deste mês, permite rastrear as redes de contágio de forma anónima, informando os utilizadores que estiveram no mesmo espaço que alguém infetado com covid-19, nos últimos 14 dias. A app utiliza o Bluetooth dos telemóveis para captar a proximidade entre smartphones e a sua instalação é voluntária.

Lobo Xavier esteve no Conselho de Estado cinco dias antes de testar positivo à covid-19 e não há qualquer outro caso positivo entre os conselheiros.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E se ler a explicação do responsável pelo programa talvez concorde que há tantas condições que a aplicação é praticamente inútil.
      Principalmente porque a detecção de proximidade a alguém infectado é feita por bluetooth e não por localização.

      • Não sei nem tenho o mínimo interesse na app, mas, reclamar no Twitter sem saber como a app funciona e, ainda por cima, neste caso NUNCA iria funcionar porque, como é óbvio, nem o próprio próprio Lobo Xavier sabia que estava infectado!!
        Foi um momento Trump do R. Rio…

RESPONDER

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …